Se você curte o verão, certamente está aproveitando para pegar muito sol e se refrescar no mar ou na piscina, o que é uma delícia. Mas cuidado, hein! Ao mesmo tempo que o sol e a água salgada e da piscina proporcionam bons momentos de lazer, eles também causam danos aos nossos cabelos.

Mas fique tranquila, pois ao colocar em prática alguns cuidados, você pode aproveitar muito o verão sem danificar as madeixas. Quer saber como? Então vem comigo que eu vou dar várias dicas para você de como proteger os cabelos do sol, do mar e da piscina!

Danos causados pelo sol

O sol causa danos aos cabelos devido à presença dos raios ultravioleta (UV). O raio UVB, por exemplo, é capaz de oxidar a queratina dos cabelos, a qual compõe 80% da estrutura dos fios, enquanto o UVA oxida a melanina. Sendo assim, a alta exposição aos raios ultravioleta deixa os fios fracos, quebradiços e com a cor desbotada.

Danos causados pela água do mar

A água do mar é composta por sal, o qual tem a capacidade de abrir as cutículas dos fios e remover a umidade de dentro deles, desidratando-os. Por isso que os cabelos tendem a ficar mais porosos, rígidos, ressecados e com pontas duplas.

Danos causados pela água da piscina

Por possuir muito cloro , a água da piscina se torna prejudicial ao cabelo, quando em contato com o fio, pois deixa-os ressecados, quebradiços e opacos.

Como proteger os cabelos do sol, mar e piscina

Apesar de o sol e a água do mar e da piscina danificarem os cabelos, é possível reduzir os danos a partir de algumas ações bem simples. Confira!

Use chapéu

Do mesmo modo que usamos o chapéu para proteger a pele do rosto da ação solar, também podemos usá-lo para proteger nossas madeixas dos raios solares. Assim, você pode tomar banho de sol e não correr o risco de danificar o cabelo.

Para garantir que todos os fios estejam ao abrigo da luz do sol, você pode prendê-los, mas lembre-se de deixar o penteado um pouco solto para não puxar muito os fios e soltá-los ao entrar no mar ou na piscina, para não quebrá-los.

Molhe os cabelos com água limpa

Molhe os seus cabelos com água limpa antes e após mergulhar no mar ou na piscina. É importante molhá-los antes, pois assim os seus fios poderão absorver primeiro a água limpa e estarão saturados de água quando entrarem em contato com o mar ou a piscina, tornando mais difícil a absorção de sal ou cloro.

Também é importante enxaguar os cabelos após o banho de mar ou de piscina, a fim de remover qualquer vestígio de sal ou cloro que possa ter sido absorvido durante o mergulho.

Evite o uso de secador, chapinha e babyliss

Como o cabelo tende a ficar mais fragilizado no verão, tente evitar o uso de secador, chapinha e babyliss. Lembre-se que na praia o cabelo não se mantém por muito tempo modelado da forma que queremos, devido ao fato de suarmos muito ao se expor ao sol e mergulhar no mar ou na piscina.

Então, faça uso desses dispositivos apenas quando muito necessário, como para uma balada na praia ou um jantar em um restaurante legal, por exemplo.

Aplique shampoo antirresíduos

Como o cabelo fica mais exposto a resíduos durante o verão, uma dica interessante é utilizar o shampoo antirresíduos, pois ele conta com um pH mais alcalino, sendo capaz de abrir as cutículas dos fios e limpá-los profundamente.

Caso você tenha um cabelo mais oleoso, aplique o shampoo antirresíduos quinzenalmente, mas se o seu cabelo for mais seco, aplique-o mensalmente, e não esqueça de passar um condicionador com pH entre 4,5 a 5,5 para equilibrar os fios e fechar as cutículas.

Realize o cronograma capilar

Outra forma de proteger os seus cabelos do sol, mar e piscina é não deixar de lado o cronograma capilar no período de férias, pois os agentes que causam danos muitas vezes são capazes de abrir as cutículas dos fios e fazer com que eles percam água e nutrientes, bem como danificam a queratina capilar. Portanto, foco na hidratação, nutrição e reconstrução, ok?

Faça uso de produtos com proteção UV

Por fim, para manter os seus cabelos protegidos dos raios ultravioleta, faça uso de produtos com proteção UV, principalmente do leave-in, já que é um produto que você pode passar no cabelo seco ou molhado a qualquer hora do dia.

O ideal é que você o passe antes de se expor ao sol e o reaplique sempre que sair da água, pois esse produto cobre os fios, protegendo-os dos raios UV.

Conheça a linha Phytogen Verão

A Kert Cosméticos tem uma linha desenvolvida especialmente para proteger os seus cabelos durante a estação mais quente do ano, a Phytogen Verão

A linha conta com um Leave-in Multifuncional, que ajuda a desembaraçar os fios, impedindo a criação de nós e, consequentemente, a quebra das fibras capilares. O produto conta com proteção UV, óleo de macadâmia e o FIBER DTOX, que capta, limpa e remove os íons de cobre presentes nas piscinas tratadas com algicidas.

Além do leave-in, a linha verão traz mais dois produtos incríveis, o Texturizador Efeito Praia, que hidrata a finaliza encorpando os fios e trazendo um efeito ondulado, e a Máscara Reconstrutora, um tratamento de choque concentrado com Arginina, PCA Na e Extratos da Patagônia com ação antienvelhecimento, preventivo e reconstrutor intenso.

Conclusão…

Como você pôde ver, o sol, a piscina e o mar agridem muito os cabelos, mas você não precisa deixar de aproveitar esses momentos de prazer, não é mesmo?

Com apenas alguns cuidados é possível amenizar os danos e curtir o verão sem abrir mão da saúde das suas madeixas. Se você tem mais dicas de como proteger os cabelos do sol, do mar e da piscina, compartilhe elas nos comentários e não deixe de seguir outras dicas aqui no blog!

Recommended Posts