Ter um cabelo impecável é o desejo da maioria das pessoas. Além de fortalecer a autoestima, cuidar bem das madeixas aumentará a sua saúde capilar. Para isso acontecer, alguns cuidados são essenciais e os dois cosméticos mais famosos devem ser usados da forma correta: o shampoo e o condicionador.

Preparamos um guia infalível para deixar o seu cabelo mais bonito usando os dois produtos citados. Confira o post.

Por que existem diferentes tipos de shampoo e condicionador?

Antes de responder essa pergunta, é importante diferenciar um shampoo de um condicionador.

O shampoo promove uma limpeza do couro cabeludo e dos fios, eliminando os resíduos e impurezas e abrindo as camadas dos fios, o que prepara o cabelo para receber o tratamento com o condicionador, por exemplo. Ele deve ser bem escolhido para evitar o ressecamento.

Já o condicionador fecha as cutículas abertas pelo shampoo, formando uma película protetora que evita a perda de nutrientes. É ele que promove a maciez e o brilho das mechas, além de facilitar o desembaraço e evitar a quebra.

Portanto, ambos são fundamentais para promover a saúde dos fios e a melhor decisão é escolher um kit da mesma marca para garantir um tratamento complementar.

Você encontra kits completos no site da Kert Cosméticos. Temos produtos para diversas finalidades: cabelo liso, desmaia fio, reparação intensiva e concentrado de vitaminas para todos os tipos de cabelo. Existem produtos para cada tipo de cabelo e com diversos objetivos. Veja a seguir.

Tipo de fio

Liso

Há vários produtos próprios para cabelos lisos. Antes de comprar um shampoo ou condicionador procure saber se o seu cabelo é seco, oleoso ou misto.

Cacheados e crespos

Os fios cacheados são mais frágeis e os crespos são mais ainda. Logo, cabe investir em um shampoo conforme a raiz (oleosa, seca ou mista) ou em um shampoo com pH ácido que inclui proteínas e pantenol para manter o cabelo equilibrado e hidratado.

Também existem fórmulas próprias para cabelos cacheados e crespos. Procure aquelas que mais atende às necessidades dos seus fios e que possuem quinoa, óleos vegetais e manteigas para manter a hidratação. 

Ceramidas, queratina e substâncias similares também são válidas, mas devem ser em baixa concentração para não pesar os fios.

Cabelos com tratamento químico

Os cabelos com progressiva ou outros tratamentos químicos precisam de produtos adequados para garantir a permanência do tratamento e cuidar dos fios. 

Como o excesso de química tende a danificar os fios, shampoos com pH ácido que contêm vitaminas, queratina, ceramidas, proteínas ou pantenol deixam os fios menos quebradiços.

Cabelos descoloridos e com coloração

As madeixas descoloridas ou coloridas devem evitar shampoos com pHs iguais ou maiores que 7 para impedir o desbotamento da cor. 

Busque sempre orientação dos vendedores para comprar o seu produto e evitar o desbotamento de um tom ruivo ao usar um shampoo verde (que neutraliza o vermelho), por exemplo.

Os shampoos e condicionadores ideais contêm aminoácidos, histidina, queratina, ácido glicólico ou pantenol. Veja a nossa sugestão.

Couro cabeludo

Seco 

Como o cabelo seco tem mais facilidade em perder nutrientes, o shampoo ideal deve ter o pH menor que 7 para manter a maciez. Dê preferência aos nutritivos que contém óleos vegetais e vitamina E. 

Os condicionadores ideais para esses fios contém aloe vera, vitaminas, pantenol, óleos vegetais (coco, oliva, amêndoas, argan, jojoba, macadâmia, linhaça) e manteigas vegetais (karité, manga, cacau, cupuaçu).

Oleoso 

Os shampoos mais adequados para os cabelos oleosos são os que possuem pH 7, isto é, neutro, uma vez que eles proporcionam uma maior higiene dos fios. Se for o caso, use um antirresíduo para limpar o couro cabeludo profundamente, como esse.

Opte por shampoos e condicionadores que tenham óleo de jojoba, óleo de melaleuca, vitamina E, gengibre, menta, hortelã, capim-limão, chá verde, própolis e arnica para possibilitar, ao mesmo tempo, a limpeza e a hidratação dos fios.

Misto

As pessoas que têm o cabelo misto devem usar shampoos e condicionadores com óleos vegetais leves (como semente de uva e maracujá), porque o couro cabeludo é oleoso, mas os fios são secos. 

Prefira usar shampoos para cabelos secos e condicionadores para cabelos oleosos. Assim os fios ficarão hidratados e a oleosidade do couro cabeludo será controlada.

Fios

Grossos

Como os fios são mais densos, é preciso investir em hidratação para não perder a vivacidade.

Finos

Já para os cabelos finos e ralos, os produtos que promovem o engrossamento dos fios, bem como resistência e maior volume são os indicados.

Faça, também, massagem capilar, use tônicos e consulte um médico ou nutricionista para que ele indique um suplemento vitamínico para melhorar a sua saúde e, consequentemente, a do seu cabelo.

Dicas para usar o shampoo e o condicionador

Varie os produtos

Leia a embalagem, pesquise sobre a marca e teste vários produtos para você escolher os que mais se adequam ao seu cabelo, porque muitas vezes o que não ficou bom para outra pessoa, pode ser apropriado para você. 

É importante variar o shampoo e o condicionador com o tempo, porque o cabelo pode acostumar-se e, assim, o tratamento não faz mais efeito. Após o uso atual, compre outros produtos, visto que o seu cabelo precisa de outros nutrientes.

De olho na quantidade

Abundância não é sinal de qualidade. Não adianta encher as mãos de shampoo ou de condicionador e achar que o cabelo ficará mais limpo e hidratado. 

Além disso, esses produtos em excesso podem causar o famoso “efeito rebote”, como a produção de mais sebo em um cabelo oleoso.

Uma pequena porção do tamanho aproximado de uma moeda de R$1 é o ideal para passar nos fios.

Como passar o shampoo e o condicionador

O shampoo deve ser passado somente na raiz. Já o condicionador deve ser usado nos fios para não entupir os poros do couro cabeludo.

Concluindo…

Muita gente fica com receio de gastar dinheiro para comprar shampoo e condicionador, mas saiba que escolher bons produtos é fundamental para deixar o seu cabelo bem cuidado e sadio.

Assim sendo, invista em uma boa marca, porque o custo-benefício certamente compensa. Na Kert Cosméticos você encontra produtos de qualidade e por um preço acessível, confira o nosso site.

Recommended Posts