Ser dona de cabelos longos, saudáveis e bonitos é desejo de muitas mulheres que adoram exibir as madeixas. Só que para isso, é importante ter um cronograma capilar para crescimento bem estruturado.

Com um cronograma muito bem organizado você consegue excelentes resultados em pouco tempo. E além do crescimento, também é possível recuperar fios danificados deixando-os mais belos e fortes.

Por isso, a partir de agora vamos explicar o que é e como você pode montar um cronograma focado no crescimento dos cabelos da maneira mais fácil e eficaz. Preparada para aprender? Então vamos…

Cronograma capilar para crescimento: o que é e como montar?

Um cronograma capilar é uma rotina com etapas bem detalhadas de cuidados com o cabelo e que deve ser realizada em alguns dias da semana, com o objetivo principal de suprir as necessidades que surgem.

Já um cronograma capilar para crescimento tem como foco principal, cuidar e tratar dos cabelos para que ele possa crescer de forma mais saudável. Inicialmente é importante você saber que todo o cronograma capilar possui três pilares ou etapas fundamentais para que o resultado seja positivo. E elas são: hidratação, nutrição e reconstrução.

Veja o que acontece em cada etapa…

Hidratação

Nessa primeira etapa, os cabelos recebem os cuidados básicos para a manutenção dos fios, sendo a reposição de água e umidade que são perdidos ao longo do dia, devido à exposição ao sol ou frio e também por conta do excesso de produtos químicos.

Nutrição

Como o nome já nos dá uma ideia, na segunda etapa é momento de nutrir os cabelos com nutrientes como os óleos e os lipídios que têm a missão de restaurar toda a estrutura dos fios desde a raiz às pontas.

Reconstrução

É a conclusão do cronograma que se resume na recuperação da massa capilar que é indispensável para o ganho de volume, através da reposição da queratina e das proteínas perdidas.

O mais incrível é que essas etapas fazem parte de vários tipos de cronograma, pois atende aos mais diversos estilos de cabelos e nos mais diferentes estágios de necessidades.

Como montar um cronograma de crescimento?

Montar o cronograma capilar para crescimento ideal não é um bicho de sete cabeças. Ele segue passos muito parecidos com os de um cronograma de cuidados comum, contando também com as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução.

Porém, como o objetivo é o crescimento, o foco desse cronograma será a nutrição com a reposição de nutrientes, minerais e vitaminas indispensáveis para combater a desnutrição e o ressecamento que afetam o crescimento saudável e natural dos cabelos.

Mas não para por aí, além dessa reposição de nutrientes através da hidratação, nutrição e da reconstrução que falamos a pouco, mais duas etapas fazem parte do cronograma de crescimento: a higienização e a umectação.

Então, para montar o nosso cronograma de crescimento vamos seguir as seguintes etapas:

  • Higienização (duas ou três vezes por semana);
  • Hidratação (uma vez por semana); 
  • Nutrição (uma vez por semana);
  • Umectação (a cada 10 dias);
  • Reconstrução (a cada 15 dias).

Como já definimos as etapas de nosso cronograma para crescimento capilar, vamos agora ver como executar cada uma delas em detalhes? Vamos lá!

Higienização

A higienização é simplesmente lavar corretamente os cabelos. E quando falamos corretamente, nos referimos a uma lavagem mais profunda que é a partir do couro cabelo às pontas dos cabelos, muito essencial para o crescimento dos fios.

Essa higienização realmente deve ser feita a partir das raízes, porque o excesso de óleo originado pelas glândulas sebáceas pode tapar os poros, impedindo a absorção de nutrientes e dificultando o crescimento dos fios.

Para esse início o ideal é lavar os cabelos com água fria ou morna, utilizando um bom shampoo de limpeza que além de limpar pode fortalecer a fibra capilar. A higienização deve ser feita de duas ou três vezes por semana.

Hidratação

Com o couro cabeludo e os cabelos já limpos, o segundo passo é fazer uma hidratação que é um dos pilares de todos os cronogramas de cuidados com os cabelos. A hidratação ajuda a reparar as agressões que os cabelos sofrem durante o dia, principalmente através do clima em nosso país que muda constantemente.

Essa etapa é essencial para deixar os cabelos com sua umidade natural, estimulando o crescimento.

Uma dica é investir em hidratações que tenham uma boa concentração de ativos ricos em vitamina A, muito importante para recuperar a estrutura dos fios. Essa hidratação deve ser realizada uma vez por semana.

Nutrição

Como dito a pouco, a nutrição é aquele momento de devolver aos cabelos a matéria-prima indispensável para o crescimento ideal dos cabelos como: as vitaminas, óleos e os lipídios. Esse processo deve ser feito, preferencialmente, uma vez por semana.

A falta desses nutrientes é a principal razão para os cabelos ficarem desnutridos, opacos e sem aquele movimento suave que todo cabelo precisa ter. Com os fios abastecidos desses nutrientes o cabelo vai retomar o crescimento natural em pouco tempo.

Nesta fase é importante buscar por produtos ricos em vitamina A e em óleos que são mais que necessários para uma rápida recuperação dos cabelos.

Umectação

Uma técnica que se tornou uma queridinha em todos os tipos de cronograma capilar é a umectação, que se trata de uma nutrição feita a partir da aplicação de óleos vegetais a cada 10 dias. Essa etapa pode substituir a de nutrição, caso você queira um resultado mais potente.

O uso desses óleos visa repor os lipídios que é aquela película úmida ou gordurosa que protege a fibra capilar.

O mais legal da umectação é que existe uma variedade muito grande de óleos vegetais e a maioria deles é benéfica para essa técnica. Se você ainda não fez uma umectação nos seus cabelos, experimente! Você vai sentir a diferença.

Reconstrução

Finalmente chegamos a etapa de reconstrução que é a última fase do nosso cronograma de crescimento capilar. Isso porque, a demora no crescimento dos cabelos geralmente se deve também à necessidade de reconstrução dos fios, por conta dos inúmeros danos que surgem ao longo do tempo. Ela deve ser feita a cada 15 dias.

Esta é a hora de usar um produto rico em queratina que é crucial para a reconstrução e manutenção da fibra capilar, então invista em produtos onde a queratina é o seu principal ativo.

E se você quer acertar na hora de investir no produto certo, te indicamos os produtos da Kert, uma empresa que oferece o melhor do mercado quando se trata de cosméticos de qualidade.

Aproveite essa dica e comece hoje a conquistar os cabelos longos que você sempre quis.

Conclusão

Foi incrível aprendermos mais sobre cronograma capilar para crescimento e como podemos montar um bem legal para realizarmos o sonho das madeixas longas.

Também foi muito importante entender que todas as etapas devem ser seguidas corretamente para que os resultados sejam significativos.

E já que você nos acompanhou nesse grande aprendizado, que tal aprender mais sobre cabelos e os melhores produtos do mercado? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das principais tendências do mundo da beleza.

Recommended Posts