Algumas dúvidas são recorrentes quanto aos cuidados com os cabelos no inverno. Como a maioria das regiões no Brasil tem um clima quente e úmido, aprendemos a lidar com as madeixas e a conhecer os tratamentos adequados para as estações mais calorosas. 

No entanto, quando chega o friozinho, perguntas sobre se devemos lavar os cabelos, se água quente estraga o fio, entre outras, começam a surgir.

É por isso que neste post vamos falar sobre os cuidados com os cabelos no inverno, os principais problemas que a estação causa, como evitá-los, os melhores produtos para adquirir, o que passar para hidratar, entre outros detalhes para ajudar você a ficar linda, livre, leve e solta nesta estação! Acompanhe!

Atenção com os fios no inverno

Ao longo do post vamos compartilhar algumas dicas para os cuidados com os fios, mas antes é importante falar um pouco sobre a estrutura do cabelo. Basicamente, temos a ideia de que o cabelo está composto de três pontos de atenção: o couro cabeludo, os fios e as pontas, bem como existem cabelos que variam entre oleosos, secos ou mistos.

A oleosidade é gerada no couro cabeludo e estende-se ao longo dos fios até as pontas. Sendo assim, ela não deve ser eliminada, mas controlada, para conseguirmos obter uma aparência saudável dos fios. É por isso que no inverno devemos lavar o cabelo periodicamente de acordo com o tipo (oleoso, seco ou misto).

Agora, nada de temperatura altíssima nos fios! Já reparou que quando tomamos banho muito quente a nossa pele fica com uma aparência ressecada e com a sensação de repuxamento? O mesmo acontece com o cabelo. A água quente provoca ressecamento nos fios por interferir na oleosidade natural deles.

Outros problemas que a água muito quente provoca são:

  • a abertura da cutícula dos fios;
  • o aumento da fragilidade deles, tornando-os quebradiços;
  • falta de brilho e sedosidade;
  • dermatite atópica ou seborreica.

Como evitar esses problemas

Limpeza

Como dito no tópico anterior, a limpeza periódica é essencial para os cuidados com o cabelo no inverno. Existem formas de não prejudicar as madeixas e ao mesmo tempo desfrutar do banho quentinho característico da estação. Veja algumas:

  • lave o cabelo com água morna ou fria;
  • comece tomando banho com água morna para lavar o cabelo e depois proteja-o e lave o corpo com a água mais quentinha;
  • faça lavagem a seco, respeitando o seu tipo de cabelo.
  • Escolha um bom shampoo para usufruir dos melhores resultados!

Pós-limpeza

Após a lavagem, lembre-se de aplicar um condicionador, por este ser um produto que ajuda a selar as cutículas e a hidratar os fios. Use conforme a recomendação que consta na embalagem. Essa indicação é válida para todos os tipos de cabelo com ou sem coloração.

Seque bem os fios, especialmente se você tiver que lavar os cabelos próximo ao horário de dormir. Aliás, nunca durma com os fios úmidos ou molhados!

Evite a temperatura mais quente do secador, em lugar disso, use a temperatura morna ou fria. Para proteger a cutícula dos fios e evitar que eles quebrem, passe um protetor térmico antes de usar o secador.

Hidratação

Crie uma rotina de hidratação dos fios. Dependendo do tipo de cabelo pode ser necessário fazer uma hidratação semanal ou a cada 10 ou 15 dias. Faça massagens com movimentos circulares no couro cabeludo para facilitar o aproveitamento dos nutrientes e use uma touca térmica durante o tempo indicado pela marca ou por um profissional.

Se o tempo está curto para uma “hidratação nos moldes salão de beleza”, uma saída interessante é o uso de hidratantes sem enxágue. Dê atenção especial ao comprimento e às pontas.

Outra hidratação importantíssima está relacionada ao hábito de beber água e manter uma alimentação saudável, evitando alimentos processados e industrializados. Se possível, consulte uma nutricionista para orientar a melhor dieta para você, afinal, de nada adianta passar produtos maravilhosos no cabelo e não cuidar do que você come.

A saúde dos cabelos requer uma nutrição rica em vitaminas e minerais para deixá-los fortes e brilhantes.

Umectação dos fios

A umectação é uma excelente opção de tratamento para o cabelo no inverno. Ela deve ser feita com o cabelo sujo e seco. Para isso, aplique um óleo vegetal de sua preferência. Pode ser azeite de oliva, óleo de coco, óleo de argan, óleo de abacate, entre outros. Opte pelos óleos prensados a frio e o azeite extravirgem.

Use uma touca e deixe agir por uma hora ou mais. Outra opção é aplicar à noite e lavar o cabelo no dia seguinte. 

Finalização e controle do frizz

Para evitar o frizz ou dar aquela finalização especial no cabelo, use e abuse de leave-ins e finalizadores a base de óleo vegetal

Uso de acessórios

No inverno é comum o uso de toucas, gorros, boinas e outros acessórios para aquecer e enfeitar as madeixas. Infelizmente manter a cabeça aquecida durante muitas horas traz alguns malefícios ao cabelo, já que o impede de respirar e retém a umidade, especialmente quando o cabelo está sujo.

Se você não consegue abrir mão dos acessórios, use-os por poucas horas e com os cabelos limpos.

Protetor solar

No tópico sobre hidratação falamos sobre a importância de beber água, um hábito saudável em qualquer estação, mas comumente esquecido no inverno. Outro hábito passível de esquecimento é o uso de protetor solar. 

Engana-se quem pensa que os raios solares são inofensivos no inverno. Para manter os fios protegidos também sob o sol do inverno, escolha produtos com filtro solar na composição.

Cuidados com os cabelos coloridos

Os cabelos coloridos também pedem cuidados e tratamentos de reparação especiais no inverno para manter as cores vibrantes dos fios, ao mesmo tempo em que os mantêm com aspecto saudável e brilhante. 

Conclusão

Agora que você conhece os cuidados e tratamentos essenciais para cuidar da saúde dos seus cabelos no inverno, prepare uma rotina de atenção sob medida para você e arrase nesta e nas demais estações! Acompanhe outras dicas como estas no nosso blog e incremente ainda mais a sua beleza!

Posts Recomendados