Por mais que saibamos que os tratamentos químicos danificam um pouco as madeixas, sempre que desejamos mudar o visual recorremos a esses procedimentos, seja para descolorir, colorir, alisar ou cachear os cabelos. De fato, eles agridem sim os nossos fios. No entanto, é possível realizar esses tratamentos e manter os cabelos mais saudáveis e bonitos com apenas alguns cuidados no dia a dia. Pensando nisso, separamos algumas dicas fáceis para você cuidar dos seus cabelos quimicamente tratados. 

Portanto, separe a caneta e o bloquinho e anote todas as dicas!

Os principais cuidados para cabelos quimicamente tratados

Todos os cabelos devem receber cuidados, independente de serem quimicamente tratados ou não. Contudo, os cabelos que passaram por algum procedimento mais agressivo devem receber ainda mais atenção, bem como alguns cuidados específicos. 

Entretanto, não se preocupe, esses cuidados podem ser facilmente adotados em seu cotidiano, de modo que é necessário apenas um pouco de empenho para deixá-los mais lindos e saudáveis. 

phytogen-inner-fusion

1. Realização do cronograma capilar

O cronograma capilar consiste em uma rotina mensal de cuidados com os cabelos com o intuito de repor todas as substâncias que eles necessitam, tais como nutrientes, lipídios, massa e a umidade perdida devido à poluição, química, radiação solar e o calor causado pelo uso de secadores e chapinhas.

Ao montar o cronograma capilar específico para o seu cabelo, você saberá aquilo que os seus fios mais precisam no momento, de modo a organizar a quantidade de procedimentos de  hidratações, nutrições e reconstruções necessárias para tratar as suas madeixas. 

Atualmente, há diversos aplicativos que auxiliam na elaboração do cronograma capilar de forma personalizada para o seu tipo de cabelo.

2. Utilização de produtos com proteção térmica

Outra dica muito importante para quem tem cabelo quimicamente tratado é utilizar produtos com proteção térmica. Os chamados protetores térmicos servem para proteger os fios tanto da exposição solar, quanto do calor da chapinha e do secador. 

A linha Phytogen da Kert Cosméticos conta com diversos cremes com proteção térmica, dentre eles o Phytogen Muito+Liso, para quem possui madeixas lisas, e o I Love My Curly Hair, para quem possui a madeixas cacheadas ou crespas.

3. Aplicação reparador de pontas

Mais uma dica essencial para manter os cabelos quimicamente tratados mais saudáveis e belos é contar com um bom reparador de pontas, tendo em vista que essa região dos fios é a que mais fica ressecada após procedimentos químicos.

Isso ocorre porque a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue atingir muitas vezes as pontas dos fios, o que é ainda mais grave para quem tem cabelos secos e/ou muito compridos. Além disso, as pontas são a parte mais antiga das madeixas, ou seja, que mais foram danificadas com o passar do tempo.

Desse modo, é necessário dar uma mãozinha e aplicar você mesma(o) um reparador de pontas. A Kert conta com diversos produtos para reparar os fios, sendo dois deles o Phytogen RMC Repair, o qual repõe massa, minimiza danos, evita quebra e restaura a fibra capilar desde a cutícula até o córtex, e o Spray Reparador — Phytogen SOS Resgate 10 em 1, o qual possibilita 10 tratamentos em um único produto

4. Faça uso de produtos que garantam a longevidade do procedimento

Quando realizamos um tratamento químico, como um alisamento, uma descoloração ou uma coloração, de tempos em tempos necessitamos refazer o procedimento. Para aumentar a longevidade do tratamento químico, é interessante contar com produtos menos agressivos e que conjuntamente tratem os cabelos para dar manutenção.

Por exemplo, se você descoloriu o cabelo, invista em produtos matizantes. Se você coloriu as madeixas, use cremes de tratamento que reativem a cor. Se você realizar uma progressiva, só use produtos anti resíduos quando os cabelos estiverem de fato saturados de resíduos.

A Kert possui máscaras matizadoras Shine Mask, máscaras tonalizantes e hidratantes com cor Keraton Banho de Brilho.

5. Respeite o tempo necessário para realizar outro procedimento químico

Este é um ponto de suma importância para quem tem cabelos quimicamente tratados, tendo em vista que após a realização de um procedimento agressivo nos cabelos, primeiramente é necessário intensificar os cuidados e aguardar o tempo necessário informado por um profissional de confiança para realizar um próximo tratamento químico. 

Portanto, se você alisa, descolore e colore os cabelos, avalie com um especialista o melhor momento para realizar cada um dos procedimentos de forma que as suas madeixas não fiquem excessivamente danificadas. 

6. Corte regular das pontas

Chega um momento que apenas tratar as pontinhas dos seus cabelos não adianta mais, sendo necessário unir o uso de bons produtos ao corte regular das pontas. Como mencionado anteriormente, as pontas dos fios são a parte mais antiga dos cabelos e as que menos recebem a oleosidade natural do couro cabeludo. Sendo assim, visite o cabeleireiro de dois em dois meses para retirar as pontas. 

7. Escolha bons profissionais

Além de realizar todos esses procedimentos, é fundamental que você escolha um profissional bem qualificado para cuidar de seus cabelos. Portanto, caso você ainda não tenha um cabeleireiro de confiança, realize uma boa pesquisa, converse com pessoas que frequentam o salão, verifique a finalização dos serviços prestados nas redes sociais e visite o estabelecimento para conversar com o profissional.

8. Uso de produtos de qualidade

Por fim, de nada adianta realizar todos esses cuidados se você não fizer uso de produtos de qualidade, os quais de fato entregam aquilo que prometem. A Kert Cosméticos conta com uma seção exclusiva com produtos específicos para cabelos quimicamente tratados em seu site.

Concluindo

Viu como cuidar dos cabelos quimicamente tratados não é algo de outro mundo? Basta realizar os mesmos cuidados que você teria em um cabelo sem química e mais alguns cuidados específicos para manter as madeixas saudáveis e bonitas.

Agora que você já conhece todos os cuidados necessários para cabelos quimicamente tratados, que tal marcar o salão e fazer de uma vez por todas essa transformação no cabelo, hein?

Recommended Posts