Hoje, vamos falar sobre os cuidados que temos que ter com as nossas lindas madeixas quando estamos cuidando da nossa saúde física e mental, tendo em vista que a prática de exercícios contribui para essas duas áreas. Como você verá neste post, ao se exercitar, o corpo transpira e as substâncias presentes no suor podem prejudicar a saúde do nosso couro cabeludo e também a extensão dos fios. Dessa forma, é necessário cuidar dos cabelos tanto durante o pré-treino, quanto no pós-treino da academia.

Para isso, você deve conhecer algumas técnicas e também produtos que poderão auxiliar nesse cuidado. Mas não se preocupe, pois, como você poderá perceber mais adiante, os cuidados necessários são fáceis e práticos de serem aplicados, bem como podem ser incluídos sem dificuldades em seu dia a dia.

Dessa maneira, pensando em orientar nesse processo, elaboramos este post com as principais dicas que você deve seguir para manter os cabelos lindos e saudáveis mesmo após um treino intenso na academia. Tudo pronto para ficar com a saúde física, mental e capilar em dia?

Vamos lá!

Os principais cuidados para os seus cabelos no pré-treino

Você já percebeu que o seu cabelo fica mais ressecado e opaco após o treino? Pois bem, isso ocorre, pois o suor possui alta concentração de sal e, ao adentrar em contato com os fios, ele absorve a água presente na fibra capilar. Por isso que o seu cabelo fica com esse aspecto, além do frizz e da oleosidade.

Sendo assim, a primeira coisa que você precisa fazer antes de treinar na academia é prender os cabelos, seja com um coque ou rabo de cavalo bem alto, os quais vão proteger os seus cabelos do suor e ainda ajuda no look na hora de ir para a academia. 

Além disso, antes de prender o cabelo, é interessante investir em um  leave-in, tendo em vista que esse produto trata os fios e cria uma camada protetora que irá protegê-los dos danos do suor. Além disso, caso você for treinar ao ar livre e com exposição ao sol, procure um leave-in com proteção contra raios ultravioleta (UV).

A Kert Cosméticos conta com o Leave-in Phytogen Desmaia Fio, que possui óleo de macadâmia e extrato de semente de linho que nutrem e restauram o cabelo, D-Panthenol que combate o ressecamento e PCA Na, que mantém o equilíbrio do fator de hidratação natural dos fios. Além disso, esse leave-in forma um filme protetor invisível e flexível, é resistente à água e possui proteção UV. 

Para quem tem cabelos cacheados, crespos e crespíssimos, há o Leave-in Phytogen I Love My Hair, o qual também protege e trata os fios contra o ressecamento e raios UV, além de garantir um cabelo mais volumoso, modelado e sem frizz para as cacheadas e crespas.

Outro cuidado pré-treino importante que você necessita ter é realizar o cronograma capilar de forma adequada, pois um cabelo bem hidratado, nutrido e reconstruído tende a sofrer menos com os danos do treino e se recuperar mais rapidamente. A Kert conta com duas linhas com excelentes máscaras de tratamento para diferentes tipos de cabelos, sendo elas a Phytogen e a Keragen

Os principais cuidados para os seus cabelos no pós-treino

Como explicado anteriormente, o suor eliminado durante o treino na academia acaba por absorver a água dos fios, ressecando-os. Além disso, o couro cabeludo fica mais oleoso. Nesse sentido, a presença de sal e gordura pode alterar o pH do couro cabeludo e dos fios e, além disso, desobstruir o folículo, ocasionando, a longo prazo, queda excessiva de fios, descamação e/ou dermatite. 

Desse modo, é necessário que, ao concluir os exercícios, você lave o cabelo, de maneira a restabelecer o pH e eliminar as substâncias nocivas aos fios. Para não comprometer os fios com lavagens diárias, caso você realize treinos diários e tenha cabelos mais secos, é possível contar com um shampoo e condicionador que tratem bem os fios, não possuam substâncias agressivas e regulem o pH. 

A Kert Cosméticos conta com a linha Phytogen, a qual possui produtos livres de sulfatos, parabenos e petrolatos, proporcionando uma higienização sem agredir os fios e enriquecendo-os com ativos. 

Agora, se você já possui cabelo oleoso e tem o hábito de lavá-lo com frequência, a Kert também tem uma ótima solução para você, o Shampoo Phytogen Antiqueda, o qual controla a oleosidade dos fios. Para potencializar o efeito, você pode utilizar também o Condicionador Phytogen Antiqueda.

Mais uma ideia de produto para utilizar para lavar os cabelos com frequência sem agredi-los é o shampoo Keragen Evolution pH Neutro, o qual não contém adição de sal, apresenta pH neutro e higieniza os fios de forma suave, de modo que é indicado para o uso diário para todos os tipos de cabelo. Além disso, essa linha também traz o Condicionador Keragen Evolution.

No entanto, caso você não consiga lavar as madeixas no mesmo dia do treino, lave na primeira hora que der do dia seguinte e invista em penteados que escondam a oleosidade dos fios enquanto não lavá-los. Outra solução para esses dias agitados é recorrer à lavagem a seco. 

Concluindo

Como você pôde perceber, o simples ato de realizar exercícios físicos na academia pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental, mas, ao mesmo tempo, trazer malefícios para as suas lindas madeixas se você não cuidá-las da forma apropriada. 

Apesar de ser necessário um cuidado com os fios antes e após o treino, esses procedimentos não são difíceis, tendo em vista que é necessário seguir o cronograma capilar, o qual você deve realizar sob qualquer circunstância, aplicar um leave-in, o que é bem prático, prender os cabelos e lavá-los quando chegar em casa com shampoo e condicionador que visam proporcionar maior tratamento aos fios sem agredi-los, ou recorrer à lavagem a seco, caso você não possa tomar banho logo após o treino. 

Com essas simples dicas de como cuidar dos cabelos no pré e pós-treino da academia, certamente você manterá a beleza de seus cabelos em dia. 

Recommended Posts