Você sabia que os cabelos na menopausa podem ficar mais fracos? A menopausa ocorre em mulheres entre 45 e 60 anos. Nessa fase, alguns hormônios e proteínas importantes têm sua produção reduzida, como o colágeno, estrogênio, elastina e a progesterona.

O hormônio estrogênio auxilia no crescimento dos fios do nosso cabelo e, além de dar brilho, colabora com a hidratação também.

Entretanto, como dito acima, a produção desses hormônios é reduzida, gerando assim cabelos mais finos, menos hidratados e mais fracos durante a menopausa. Logo, o desejo por cabelos longos e com bastante volume pode ser difícil, mas não impossível!

Nessa fase, os cabelos devem receber bastante atenção e cuidados. Além dos outros fatores citados acima, muitos fios podem até ser brancos por conta do envelhecimento, o que resulta na carência da produção de melanina.

Preparamos algumas dicas e recomendações de como cuidar dos cabelos na menopausa. Portanto, prepare-se para anotar e vamos lá!

Alimentação

Sim, a alimentação também influencia no estado dos cabelos! Nada como uma alimentação equilibrada para fortalecer os fios durante a menopausa.

Aposte em cálcio, ferro, proteínas, magnésio e fibras. Alguns exemplos como: batata doce, ovo, cenoura, oleaginosas, mirtilo, etc, não podem faltar na sua lista, ok?

Consulte um nutricionista para montar o seu cardápio ideal e realizar uma alimentação balanceada. Se alimentar bem ajuda no corpo todo e a termos uma vida mais saudável!

Beber água

É muito importante beber bastante água para preservar a saúde da pele e dos cabelos na menopausa, além de manter a hidratação, gera um melhor funcionamento do corpo.

Exercícios físicos

Faça caminhadas, podendo ser até de 15-30 minutos em volta do quarteirão da sua casa, num parque, em praças, etc.

Outras sugestões como andar de bicicleta, musculação e ioga são válidas também! O mais importante é colocar os exercícios em dia, já que eles despertam a regeneração capilar e nos dão mais disposição também.

Cabelos na menopausa: cuidados ao tingir

Tingir os cabelos brancos com certeza vai deixá-los expostos a danos como afinamento e fragilidade do fio. O ideal é cuidar bem dos cabelos antes de aplicar qualquer tipo de tintura neles, deixando-os hidratados. Assim não irão ressecar.

É recomendado o uso de tonalizantes, já que eles colorem de forma menos agressiva.

Você também pode assumir as madeixas na cor branca. Os fios brancos são lindos!

Após colorir

Depois de colorir os seus cabelos, a chance dos fios ficarem mais frágeis é bem maior por conta da coloração ou tonalizante.

Na hora de retocar as madeixas, caso necessário, será causado um dano ainda maior ao fio. Então não esqueça de manter a hidratação uma vez por semana e tomar ainda mais cuidados!

Não se esqueça também de utilizar shampoos e condicionadores que sejam para cabelos coloridos para mantê-los da forma correta sem amarelar ou desbotar facilmente.

Cabelos na menopausa: suplementação vitamínica

Suplementos como silício e biotina, além de vitaminas que possuem cálcio, vitamina D, vitamina E e ômega 3, fazem muito bem para a saúde dos fios! Elas ajudam na prevenção de doenças que aumentam de risco nessa fase, assim como diabetes e osteoporose.

Eles também ajudam a amenizar sintomas típicos da menopausa, como as conhecidas ondas de calor, entre outros.

É importante consultar um médico para verificar se há necessidade da complementação vitamínica. Não é indicado tomar suplementos vitamínicos sem saber se há necessidade e a quantidade ideal para o seu corpo.

Seguem algumas vitaminas e suas funções:

Vitamina D

Ela auxilia na absorção do cálcio, e sabemos muito bem que o cálcio é ótimo para a saúde dos nossos ossos.

Vitamina E

A vitamina E auxilia diretamente na nossa saúde, na nossa pele e previne o envelhecimento precoce, além de ter efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Ômega 3

Você sabia que o ômega 3 ajuda na prevenção do câncer de mama? Pois é, e o risco desse câncer aumenta na menopausa. Então a sua ingestão é muito importante, já que o câncer de mama afeta milhares de mulheres no mundo todo. Além disso, o ômega 3 previne também doenças cardiovasculares.

Cálcio

Como falamos anteriormente, o cálcio ajuda diretamente nos nossos ossos, evitando assim a possibilidade de ter osteoporose.

Fitoestrogênios

De acordo com estudos, eles mostram trazer alívio em alguns sintomas que aparecem na menopausa. São encontrados em alimentos que possuem soja, feijão e linhaça, por exemplo.

Polifenóis

Eles ajudam na prevenção de diabetes, doenças cardiovasculares e no envelhecimento precoce. Eles são anti-inflamatórios e antioxidantes.

Hidratando as madeixas

É importante utilizar produtos que recomponham o enfraquecimento dos cabelos, como shampoos e hidratantes específicos para isto. O ideal é que esses produtos tenham colágeno, já que eles regeneram os fios dos cabelos e nutrem o couro cabeludo.

Cuidado para não agredir seus fios

Excesso de calor, como dos secadores de cabelo e da chapinha agridem os fios, deixando-os mais fracos e aumentando a queda. Sendo assim, você pode utilizar protetores térmicos para o seu cabelo.

Conclusão

A menopausa é uma fase em que ocorrem muitas mudanças, desde a nossa mente até o nosso corpo. Mas saiba que tudo isso é natural, faz parte da vida e com certeza já temos bastante experiência para enfrentar esse período!

É bastante recomendado realizar acompanhamento com um médico especialista assim que a menstruação começa a ter falhas. Isso é chamado de climatério, você sabia?

Portanto, cuide-se! Muitas mulheres não notam ou não tomam cuidados suficientes, o que pode prejudicar na sua saúde e na saúde dos seus cabelos. E sabemos muito bem que tudo isso mexe com a autoestima, não é mesmo?

Outras, ao notar que estão nessa fase, imaginam que não vão poder mais ter o cabelo que tinham quando mais jovens, o que pode trazer grande desconforto e até mesmo depressão.

Mas, ei, não desanime! É possível o seu cabelo estar saudável e bonito, viu?

Com as dicas dadas acima, agora você tem tudo que precisa para que seus cabelos na menopausa continuem lindos e saudáveis!

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