Desde o ano de 2020, o Brasil está sofrendo com a pandemia do novo coronavírus e já conta com mais de 500 mil mortos e 21 milhões de casos dessa doença, segundo o Ministério da Saúde. 

E se não bastasse isso, milhares de pacientes afirmam que têm sequelas depois da recuperação. Uma delas é a queda de cabelo após covid.

Mas por que esse fato está relacionado à covid-19? Há explicações para esse problema?  Existe algum tratamento para resolver ou diminuir esse efeito? Continue acompanhando este post para tirar essas dúvidas e saber mais informações a respeito desse tema.

Queda de cabelo após covid

Há um grande percentual de pessoas que sofrem com sequelas, como perda do olfato e do paladar, ao se recuperar da Covid-19. A queda de cabelo também pode ser uma dessas consequências, já que é considerada comum.

De acordo com diversos estudos realizados no mundo inteiro, aproximadamente 25% dos recuperados sofrem com esse problema. Sendo assim, caso você se depare com esse tipo de situação, não se desespere!

Possíveis causas dessa sequela

Uma das hipóteses mais aceitas é a de que a infecção do novo coronavírus propicia a contração do eflúvio telógeno, isto é, um distúrbio caracterizado pela queda acentuada de cabelo em seu processo de crescimento. 

Essa contração pode ser explicada pelo estresse e nervosismo gerados durante o período de infecção. 

Há também outra especulação bastante contundente de que haja outros indicadores provenientes do vírus que favorecem o aparecimento desse problema como:

  • inflamações pontuais;
  • desencadeamento de doenças autoimunes (doenças em que o próprio sistema imunológico ataca as demais partes do corpo);
  • desencadeamento de outras infecções;
  • alterações bruscas de hormônio e de comportamentos.

Vale ressaltar que não há provas concretas de que os casos aconteçam mais em um gênero do que no outro, no entanto, geralmente essa problemática é mais levada a sério e repercutida por parte das mulheres.

Por quanto tempo dura a queda de cabelo após covid?

Esse prazo varia de pessoa para pessoa, pois depende de fatores individuais como a condição física e mental, atuação do sistema imunológico, dentre outros. Assim, o tempo pode variar de poucas semanas para algumas pessoas e de vários meses para outras.

Existe algum tratamento para resolver ou diminuir esse efeito?

Como se trata de um problema temporário, ainda não há nenhum remédio ou tratamento específico que possa acabar com essa queda imediatamente. 

Além do mais, o nosso cabelo tem três fases que devem ser respeitadas que são, respectivamente: 

  • anágena: período de crescimento;
  • catágena: processo de estabilização dos fios; 
  • telógena: fase natural em que ocorre a queda do fio.

Agora, tratando-se de um tratamento para minimizar esses efeitos, a lavagem frequente do cabelo pode ajudar, desde que seja utilizado um shampoo que controle a oleosidade dos fios para reduzir, assim, as inflamações do couro cabeludo.

Mas, antes de tomar qualquer iniciativa nesse sentido, você deve procurar, o quanto antes, a ajuda de um especialista dessa área para poder avaliar o seu quadro e determinar qual será o melhor tratamento e os demais procedimentos indicados.

Pessoas com um couro cabeludo saudável têm mais chances do cabelo crescer mais rápido após a covid-19. No entanto, é comum que o cabelo cresça mais fino e quebradiço. Para fortalecer os fios, é preciso utilizar bons produtos, como os da linha Phytogen Antiqueda.

Rotina de cuidados para fortalecer os fios após covid-19

Confira uma rotina para cuidar dos cabelos e diminuir a queda dos fios.

Limpeza

A lavagem correta do couro cabeludo é importante para controlar a oleosidade e facilitar a ação de agentes hidratantes.

Uma pequena quantidade de shampoo é o suficiente para limpar o couro cabeludo. A linha Phytogen Antiqueda conta com um shampoo antiqueda para todos os tipos de cabelos, indicado para controlar a queda capilar e estimular o crescimento dos fios.

Hidratação e nutrição

Após a higienização, é importante manter o cabelo hidratado e nutrido, conforme as necessidades dos seus fios. Portanto, escolha uma máscara de tratamento adequada.

Condicionador

O condicionador sela as cutículas dos fios que foram abertas pelo shampoo e ajuda a manter as propriedades da máscara de tratamento no cabelo.

Na linha Phytogen Antiqueda você pode encontrar um condicionador que proporciona força aos fios e conta com vários ativos, como a aloe vera, responsável por auxiliar no crescimento e na nutrição capilar.

Tônico capilar

Para diminuir a queda, o tônico é um ótimo produto. O da linha Phytogen Antiqueda é sem enxague e tem várias propriedades que fortalecem cabelos ralos e quebradiços a partir de um complexo vitamínico.

Massagem capilar

A massagem capilar promove bem-estar e relaxamento. Além disso, ela aumenta a circulação sanguínea nessa região e, desse modo, estimula o crescimento saudável dos fios. Os movimentos precisam ser suaves e com os dedos sem utilizar as unhas.

Vale a pena apostar em óleos vegetais, como o de rícino, para fazer a massagem. Ela também pode ser feita durante a lavagem do cabelo ou com o tônico da  Phytogen Antiqueda.

Creme para pentear 

O creme para pentear sem enxague é importante para desembaraçar os fios e evitar que eles quebrem. Isso ajudará na diminuição do frizz e na maior hidratação dos fios.

Secagem

É importante secar o cabelo suavemente e, de preferência, com uma toalha macia ou de forma natural.

Evite o uso do secador se você tem queda de cabelo após covid, pois o calor e a fricção podem facilitar a quebra dos fios, visto que estão sensíveis devido à doença.

Estilo de vida

Cuidar do estilo de vida é essencial, porque não adianta usar produtos caríssimos e ter uma alimentação ruim e uma vida estressante. 

A saúde dos cabelos está diretamente ligada à sua qualidade de vida. Portanto, tenha uma boa alimentação, pratique exercícios físicos e cuide do corpo e da mente todos os dias.

Concluindo…

A queda de cabelo após covid é um problema que deve ser visto com atenção. Se você não obtiver melhoras, procure um dermatologista para fazer uma avaliação do seu couro cabeludo e identificar os melhores tratamentos.

Agora que você já conhece mais sobre o assunto, confira também algumas dicas de cuidados para quem precisa lavar os cabelos todos os dias.

Recommended Posts