Se você tem cabelo oleoso, pratica exercícios físicos diariamente, está na praia ou apenas gosta de lavar os cabelos todos os dias, deve estar se perguntando: a higienização frequente pode causar algum dano para meus cabelos? E a resposta para esse questionamento é NÃO, desde que você siga algumas dicas.

Portanto, se você necessita ou gosta de lavar os cabelos todos os dias e não sabe como cuidá-los, hoje, iremos apresentar algumas recomendações bem práticas que poderão auxiliar você a manter as madeixas limpas, saudáveis e lindas. Confira!

Recomendação de lavagem

É recomendado que quem possui cabelo seco lave-o em dias alternados ou três vezes durante a semana, tendo em vista que essa característica do cabelo é consequência da baixa produção de lipídio no couro cabeludo, o qual é responsável por sua proteção. Agora, para quem possui cabelos muito oleosos, é recomendada a lavagem diária, já que o cabelo possui abundância em lipídeos.

Contudo, um cabelo oleoso muito longo pode apresentar pontas ressecadas e quem possui cabelos secos, mas pratica exercícios físicos ou vai à praia constantemente necessita retirar o excesso de suor e sujeira do couro cabeludo e dos fios, tendo em vista que esses resíduos apresentam um pH diferente que pode abrir as cutículas dos fios, deixando-os ainda mais ressecados.

Como o que define o período de lavagem é a presença de lipídeos ou não, é possível sim lavar os cabelos diariamente sem que o cabelo seja danificado, desde que você reponha todos os nutrientes após a lavagem.

Vale destacar também que determinadas maneiras de lavar os fios os prejudicam, por isso recomenda-se a frequência de lavagem apresentada acima.

Dicas para quem precisa lavar os cabelos todos os dias

Temperatura da água

Como dito anteriormente, o ato de lavar os cabelos em si não os danifica, mas sim o modo como eles são lavados. Um dos fatores que podem prejudicar a saúde dos fios é a temperatura da água.

Isso ocorre tendo em vista que a temperatura elevada da água incha os fios, de modo que as cutículas se dilatam, ocasionando a perda de nutrientes. Por isso que, ao lavar o cabelo frequentemente, você tem a sensação de estar mais ressecado, poroso e áspero.

Nesse sentido, em dias quentes, opte por tomar banhos gelados e, em dias frios, prefira banhos mornos. Caso a temperatura ambiente esteja muito baixa, mantenha a água morna apenas durante a lavagem do cabelo e, antes de sair do banho, dê um jato de água fria nele, o que você pode fazer até mesmo na pia.

Shampoo e condicionador

Para que o shampoo seja capaz de limpar os fios, ele precisa conter determinadas substâncias higienizadoras, as quais podem apresentar um pH muito alto, ou seja, alcalino, o qual abrirá demais as cutículas dos fios, ressecando-os.

Além disso, um pH muito baixo, isso quer dizer, ácido, também pode prejudicar os fios, pois causará o desequilíbrio do pH natural do couro cabeludo e dos fios. Assim sendo, ao optar por um condicionador com pH muito baixo, você pode, ao invés de selar bem a sua cutícula para ficar com o cabelo mais bonito, danificá-lo.

Desse modo, é necessário utilizar produtos de alta qualidade, os quais apresentam um pH aproximadamente entre 4 e 5.

Lavar os cabelos todos os dias: como fazer

Além de cuidar da temperatura e da qualidade dos produtos utilizados durante a lavagem, é preciso lavar as madeixas da forma correta. Como o couro cabeludo é a região onde mais há sebo, é recomendado lavá-lo bem, mas com movimentos circulares e suaves. Portanto, nada de pôr as unhas, ok?

Além disso, não é recomendado massagear a extensão dos fios, pois é a região mais danificada de nosso cabelo, visto que os fios são mais antigos e custam mais para receber o óleo natural do couro cabeludo.

Sendo assim, deixe que a própria espuma que escorrer do couro cabeludo higienize as pontas suavemente durante o banho e não deixe de passar condicionador após a lavagem para fechar as cutículas, ainda mais se tiver aplicado máscara de tratamento, pois, se não passar o condicionador, a cutícula não será fechada e os nutrientes não se manterão nos fios.

Lavar os cabelos todos os dias: Cronograma capilar

Como mencionado anteriormente, o shampoo é capaz de abrir a cutícula dos fios para remover sujeiras, contudo pode acabar também removendo nutrientes. Entretanto, muitos shampoos possuem ativos nutritivos, mas um único produto não é capaz de suprir todas as necessidades capilares que possuímos.

Nesse sentido, é necessário realizar regularmente o cronograma capilar, pois por meio dele é que será possível repor todas as substâncias necessárias para a saúde dos fios.

Cuidados pós-lavagem

Por fim, para que os cabelos se mantenham lindos e saudáveis, é necessário aplicar após a lavagem e antes de se expor ao sol ou passar secador e chapinha algum produto que contenha proteção térmica e contra raios ultravioleta (UV).

A Kert Cosméticos conta com diversos produtos que oferecem proteção térmica e contra raios UV. Além disso, os produtos são pensados de forma a atenderem as particularidades de cada pessoa, de modo que há produtos para cabelos lisos, cacheados e crespos.

Portanto, se você quer contar com um produto de alta proteção e qualidade, confira a linha de leave-in da Kert Phytogen I Love My Curly Hair para cabelos cacheados e crespos e  Phytogen Desmaia Fio para cabelos lisos.

Concluindo

Como você pôde perceber, lavar os cabelos todos os dias não é o problema, mas sim a qualidade dos produtos que você utiliza para isso, o modo de lavar e se você realiza os demais cuidados necessários para manter os seus cabelos tratados e saudáveis.

E então, o que achou deste post? Deixe nos comentários a sua opinião e sugestões!

Confira também este artigo sobre o que fazer com cabelos brancos em jovens

Recommended Posts