Você já ouviu falar sobre o pH dos produtos de cabelo? Provavelmente, você já leu esse termo nos rótulos de algum cosmético. Afinal, essa é uma informação importante para entender se o item é o que você procura.

No entanto, é comum que você não entenda o que significa esse termo, pois essa é uma medida muito técnica. Além disso, poucos discutem sobre a sua importância. Sendo assim, criamos este material para que você entenda o que é o pH dos produtos de cabelo e no que ele influencia. Continue acompanhando e saiba mais sobre esse termo. Boa leitura.

Afinal, o que é pH dos produtos de cabelo?

O pH é uma sigla que significa “potencial Hidrogeniônico”. Isso quer dizer que o pH é capaz de medir a concentração dos íons H+ em uma substância, indicando se ela é ácida, neutra ou alcalina.

Existe uma régua de pH que varia de 0 a 14, sendo o número 7 o ponto neutro. Se o produto possui um pH abaixo desse valor, significa que ele é ácido, e se for acima, trata-se de uma substância alcalina.

A importância do pH dos produtos de cabelo 

O pH natural dos cabelos é baixo, normalmente, entre 4,5 a 5,5. Assim, o pH do produto utilizado vai influenciar no alinhamento das cutículas. Produtos com pH baixo, ou seja, ácido, tendem a selar as cutículas e dar mais brilho aos fios.

Já os com pH alcalino ajudam a abrir a cutícula e a remover a pigmentação. Portanto, esse é o tipo de pH, por exemplo, de shampoos alcalinos, colorações, descolorações, alisantes, relaxamentos, etc…

Dessa forma, podemos dizer que dependendo da escala em que o pH dos produtos de cabelo se encontra, ele interfere no brilho, estrutura, maciez e na saúde dos fios.

Quando o pH está equilibrado, os fios estão saudáveis

Vamos te explicar agora como funciona a escala do pH dos produtos de cabelo em relação aos seus fios. Além disso, é necessário que você compreenda a classificação de cada substância. 

Quando você precisa abrir a cutícula do seu fio para mudar a estrutura capilar, o pH é alcalino. No momento em que a cutícula abre, o seu cabelo fica mais vulnerável, por isso é necessário cautela para não causar a quebra da fibra. Portanto, em procedimentos, como alisamentos ou descolorações, é utilizado esse tipo de pH, da escala de 8 para cima.

Já o pH ácido é aquele que fecha a cutícula capilar, por isso, ajuda a manter a cor que foi aplicada nos cabelos. Para manter o equilíbrio dos fios, o ideal é usar shampoos levemente ácidos para que eles não “briguem” com o pH natural dos cabelos e do couro cabeludo. 

Em relação aos cremes de tratamento e condicionadores, eles vão ajudar a potencializar o procedimento realizado nos cabelos. Afinal, eles ajudam a manter as cutículas fechadas, pois o pH é ácido. 

Entendendo se os cabelos estão ácidos ou alcalinos 

O estado de saúde dos cabelos é algo visível. Afinal, quando os fios estão com uma má aparência, o cabelo fica sem brilho, indicando que o pH não está equilibrado. Se você não sabe identificar os sinais desse desequilíbrio, preste atenção nos seguintes pontos:

  • os cabelos saudáveis tem o pH um pouco ácido, em torno de 4,5 a 5,5. Portanto, dentro dessas condições, os fios são brilhantes, macios, fáceis de desembaraçar e não apresentam ressecamento.
  • os cabelos que estão com o pH alcalino são ressecados, opacos e desbotam  facilmente.
  • fios mais ácidos que o normal são rígidos, difíceis de modelar, colorir ou fazer algum tipo de  procedimento.

Dessa forma, a melhor maneira de cuidar dos cabelos é usar produtos que são neutralizantes. Afinal, eles compensam o excesso de acidez ou de pH alcalino para que os fios voltem ao equilíbrio hidrogeniônico natural. Os acidificantes também podem ser utilizados para neutralizar cabelos muito alcalinos e fazer com que eles se recuperem.

No entanto, se você não sabe como está a saúde dos seus cabelos, o ideal é ter um diagnóstico detalhado. Somente assim você vai conseguir fazer a correta reposição. 

Como saber qual produto usar?

Agora que você já sabe o que é pH, deve estar se perguntando qual o melhor para os seus fios. A informação sobre o pH está nos rótulos de cada produto, porém, não em todos. Afinal, essa não é uma regra obrigatória. Nesse sentido, para você saber qual o pH do produto que quer adquirir, entre em contato com o fabricante, caso ele não esteja explicitado no rótulo. 

Há também os produtos que são mais ácidos ou alcalinos. Por exemplo, os condicionadores são mais ácidos, ao contrário dos shampoos que são mais alcalinos. Isso é para reequilibrar o pH dos cabelos. Por isso, o uso do condicionador é tão necessário para finalizar corretamente a lavagem dos fios.

Sabe aqueles cabelos cheios de brilho, maciez e leveza? Eles têm o pH equilibrado. Mas eles só conseguem isso seguindo uma rigorosa rotina de tratamentos, em casa ou em salões de beleza.

Para você manter os seus fios dessa forma, é necessário saber como anda a sua saúde capilar. Um dermatologista pode te informar qual o seu tipo de cabelo e como anda o pH dele. Dessa forma, você saberá quais produtos usar para manter o pH dos seus fios equilibrado.

Conclusão 

Saber o pH dos produtos de cabelo é fundamental para dar o equilíbrio que os fios precisam. Por isso, é tão importante entender como ele funciona e quais produtos são mais ácidos ou alcalinos.

Manter uma rotina de cuidados, especialmente no casos de cabelo com química, é imprescindível para que o pH dos fios não fique desregulado. Reconstrução capilar, hidratação e a rotina de lavagem são alguns procedimentos que ajudam a manter os cabelos com o pH em dia. 

Curtiu as dicas? Aproveite e leia nosso artigo especial sobre reconstrução capilar.

Recommended Posts