Você já ouviu falar em nutrição capilar? Essa é uma das etapas que compõem o famoso cronograma de cuidados com os cabelos e é responsável por deixar as madeixas mais brilhantes e livres de frizz.

Quer ficar por dentro do assunto? Continue e leitura e entenda para que serve a nutrição, quando realizar, quais os ativos mais indicados e como fazer esse tratamento em casa.

O que é nutrição capilar?

A nutrição capilar é uma das três etapas que compõem o cronograma de cuidados capilares, sendo as outras duas a hidratação e a reconstrução. Enquanto a hidratação tem como objetivo devolver a umidade aos cabelos e a reconstrução a massa, a nutrição visa repor os lipídios, ou seja, as moléculas de gordura.

São essas partículas as responsáveis por manter os cabelos macios, brilhantes e flexíveis. Vale destacar, ainda, que os lipídios são capazes de impermeabilizar os fios de cabelo, criando uma camada protetora em torno deles e mantendo os nutrientes dentro da fibra capilar.

Essas moléculas de gordura são sintetizadas pelas glândulas sebáceas, as quais ficam localizadas no couro cabeludo. Nesse sentido, a reposição lipídica é um processo que ocorre de modo natural.

No entanto, a quantidade de sebo produzido no couro cabeludo não é igual em todos nós e, por isso, há pessoas com cabelo oleoso, normal e seco, por exemplo. Além disso, o teor de lipídios sintetizados, o comprimento do cabelo e sua curvatura também interferem diretamente na quantidade de gordura que atinge a extensão dos fios e as pontas. 

Sendo assim, por mais que as glândulas sebáceas produzam naturalmente os lipídios, nem sempre a quantidade sintetizada é suficiente e, nem sempre eles alcançam todas as regiões do cabelo de modo equivalente.

Por isso que pessoas com cabelo seco podem ter fios mais rígidos, ásperos e opacos se não tratá-los, bem como pessoas com raiz oleosa, mas cabelos longos podem apresentar ressecamento nas pontas.

Para que serve a nutrição capilar?

Como a reposição natural de lipídios não ocorre do mesmo modo em todas as pessoas, resultando em cabelos parcial ou integralmente secos, a função da etapa de nutrição capilar é justamente garantir que as moléculas de gordura possam nutrir de modo equivalente toda a extensão dos fios, assegurando cabelos completamente macios, sedosos, brilhantes e flexíveis.

Quando a nutrição capilar é recomendada?

A frequência para a realização da etapa de nutrição capilar depende do seu tipo de cabelo, uma vez que, como destacado previamente, a reposição natural de lipídios não ocorre de modo equivalente em todas as pessoas. 

Desse modo, para saber como elaborar o seu cronograma capilar adequadamente, é indicado consultar um profissional ou baixar um aplicativo que auxilie nessa tarefa. Atualmente, há diversos apps que criam cronogramas capilares personalizados a partir de testes orientados.

Quais os principais ativos de nutrição capilar?

Para realizar a nutrição dos fios, a dica é optar por máscaras de tratamento e outros produtos com ativos nutritivos. Assim, vale a pena ficar de olho nos componentes e buscar por opções ricas em óleos e manteigas vegetais. Entre os principais ativos recomendados estão:

  • óleo de macadâmia;
  • óleo de linho;
  • óleo de oliva;
  • vitaminas oleosas (A e E);
  • manteiga de karitê;
  • óleo de rícino;
  • óleo de amêndoas doce;
  • óleo de kukui;
  • óleo de tamanú.

Para garantir mais eficiência na nutrição, o ideal é buscar sempre por produtos desenvolvidos especificamente para o uso nos fios. Métodos caseiros podem causar reações no couro cabeludo, além de não trazerem os resultados esperados.

Como fazer a nutrição capilar em casa?

Apesar de parecer um assunto complexo, o cronograma capilar pode ser facilmente realizado em casa, desde que você conheça o passo a passo e utilize produtos de qualidade, como os da Kert Cosméticos. Confira a seguir!

Higienização do couro cabeludo e dos fios

O primeiro passo para realizar a etapa de nutrição capilar é higienizar adequadamente o couro cabeludo e a extensão dos fios, a fim de remover impurezas que possam dificultar a penetração dos nutrientes no interior da fibra capilar. Além disso, a lavagem estimula a abertura das cutículas, possibilitando que as moléculas de gordura penetrem profundamente nos fios.

Vale destacar que o shampoo deve ser aplicado apenas sobre o couro cabeludo, visto que a extensão dos fios geralmente é mais seca, de modo que o conteúdo que escorre durante a lavagem em direção às pontas já é o suficiente para abrir as cutículas sem agredi-las. 

Além disso, lembre-se de utilizar apenas as ponta dos dedos para realizar a higienização do couro cabeludo, porque a fricção com as unhas pode lesioná-lo. Repita a lavagem e, ao final, remova o excesso de água.

Aplicação da máscara nutritiva de tratamento

Após a higienização, divida o cabelo em quatro ou seis partes, dependendo do comprimento e espessura dos fios, e aplique a máscara em cada uma das mechas, penteando os fios com os dedos. 

Massageie bem cada parte e não aplique a máscara diretamente sobre o couro cabeludo, mas apenas na extensão dos fios. Se o seu cabelo for oleoso na raiz, deixe um espaço maior entre ela e a região de aplicação da máscara. 

Concluída a etapa de aplicação, aguarde pelo tempo indicado no rótulo da embalagem. Você pode cobrir o cabelo com uma toalha ou touca para potencializar o processo de nutrição.

Remoção da máscara e finalização

Para finalizar, remova a máscara de tratamento nutritivo e aplique o condicionador para selar as cutículas. Essa etapa é importante para reter as moléculas de gordura no interior dos fios por mais tempo.

Lembre-se de não torcer o cabelo ou esfregar a toalha neles para não danificá-los. Sempre remova a umidade com movimentos suaves e opte por toalhas de microfibra, pois elas absorvem mais o excesso de água. Caso deseje fazer uso do secador, chapinha ou babyliss após a nutrição capilar, não esqueça de aplicar um protetor térmico.

Concluindo, a nutrição capilar é um processo que visa devolver a oleosidade aos fios, evitando e tratando ressecamentos e garantindo mais brilho, alinhamento e sedosidade. Para realizar essa etapa do cronograma, é importante contar com boas máscaras de tratamentos e realizar o processo com frequência.

Gostou das dicas? Confira também a relação entre alimentação e a saúde dos cabelos.

Recommended Posts