Descolorir o cabelo e aplicar uma coloração loiríssima é uma tendência que está sempre em alta. Contudo, esse procedimento não é o bastante para que os cabelos se mantenham lindos e loiros, uma vez que a cor tende a mudar de tonalidade conforme o tempo passa, sendo necessário matizar os fios com regularidade.

Essa matização, no entanto, é um tema que gera muita confusão. Apesar de a maioria das loiras saberem da importância do processo para a manutenção da cor dos cabelos, muitas ainda têm receio na hora de realizar a matização de fato, pois cada tom de loiro necessita de um determinado agente neutralizador para alcançar a tonalidade desejada. 

Outro erro comum é achar que os matizadores são todos iguais e aplicar qualquer um indiscriminadamente. Esse tipo de uso inadequado pode proporcionar um resultado que não atinge as expectativas e leva a pensar que a matização é um procedimento ineficaz.

Para tirar todas as suas dúvidas no assunto, iremos explicar o que é matização, qual sua diferença entre outros processos de manutenção da cor, como escolher o matizador adequado e como realizar o procedimento, confira.

Afinal, o que é matizar os fios?

A matização como um processo que beneficia a coloração, realizando a manutenção da cor e garantindo que o tom desejado dure por mais tempo. O agente matizador, portanto, consiste em um neutralizador de tons amarelados.

Por que os fios loiros tornam-se amarelados?

Isso ocorre devido à dificuldade de remoção total da Feomelanina, pigmento natural que constitui a melanina e que está presente em concentrações variadas em todos os cabelos, principalmente nos tons vermelhos e Loiros. 

Parte desta Feomelanina resiste aos descolorantes na região próxima à medula do fio e após algumas semanas vai migrando até a superfície da fibra, revelando novamente a cor amarelada do fio. Procedimentos físico como uso de chapinha, babyliss, exposição aos raios UV e lavagem excessiva com água muito quente também auxiliam neste amarelamento. 

Matização e correção de cor são a mesma coisa?

Ainda que a matização busque realizar a correção de tonalidade, não podemos afirmar que toda correção de cor consiste em um processo de matização dos fios.

A correção de cor é uma gama mais ampla de técnicas e procedimentos que buscam uniformizar e atingir o tom desejado após a coloração, independentemente dos cabelos serem loiros ou não. 

Por exemplo, as colorações ruivas são consideradas colorações de tons fantasia e, por isso, desbotam facilmente. Para manter o tom por mais tempo, muitas ruivas utilizam máscaras pigmentadoras que, ao invés de conterem um agente neutralizador, depositam pigmentação e reativam a cor dos fios.

Outro exemplo de correção de cor é quando aplicamos uma coloração ou mistura de colorações para atingir um determinado tom e obter maior uniformidade na cor dos fios.

Pareceu complicado? Mas fique tranquila, é simples! Vamos colocar de uma maneira simplificada: podemos afirmar que toda matização é um processo de correção de cor, mas nem todo processo de correção de cor é uma matização, ok?

Matização e cores: a importância da colorimetria capilar

Muito bem, agora que você já sabe o que é matização e sua ação nos fios, podemos finalmente dar seguimento para o processo de matização em si, correto?Infelizmente ainda não! 

Devemos expor um último detalhe antes de prosseguirmos. Esse detalhe diz respeito ao que chamamos de colorimetria capilar.

Caso você nunca tenha ouvido falar desse termo antes, é bem possível que esteja torcendo seu nariz agora. Mas não fique assustada, trata-se de algo plenamente compreensível para todos.

Colorimetria capilar é o conhecimento de qual cor é indicada para neutralizar outra. Trata-se de compreender a cor do seu cabelo no momento atual e quais cores são indicadas para que você possa atingir o tom desejado.

É uma disciplina razoavelmente complexa e que exige um certo tempo de estudo para que se entenda perfeitamente os efeitos de cada combinação de cor. Felizmente, para que se obtenha um resultado ótimo, não é necessário compreender todas as combinações de cores possíveis. Basta seguir as regras básicas que a nossa equipe separou para você:

  • Caso seu cabelo esteja mais próximo de um loiro alaranjado, nós recomendamos que você faça uso do matizador azul. Nesse caso o Keraton Shine Mask Prata é ideal.
  • Caso seu cabelo esteja mais próximo de um loiro amarelado, recomendamos o uso de um matizador violeta, como o Shampoo Phytogen Violet, Keraton Shine Mask Gelo ou Keraton Banho de Brilho Ice.
  • Por fim, para loiros de tonalidades mais claras, recomendamos o uso do matizador de fios roxo, mas em menor tempo de pausa!

Para todo processo de matização é recomendado o teste em uma mecha para avaliar o tempo de pausa do produto.

Como matizar os fios em casa?

Agora, finalmente podemos adentrar naquilo que todas estávamos esperando, como matizar os fios em casa! Aqui você verá que matizar os cabelos é um processo simples e que basta utilizar os produtos certos para obter um resultado bacana.

Para isso, nós separamos algumas dicas que vão te orientar nesse procedimento. Trata-se de um conjunto de recomendações que poderão te economizar uma boa grana e manter seus cabelos lindíssimos.

Primeiramente, vamos reforçar nosso ponto anterior e argumentar que você deve usar produtos de qualidade para isso. A Keraton disponibiliza produtos de excelência, que oferecem a garantia de uma matização exemplar.

Em segundo lugar, preste a devida atenção para a colorimetria capilar. Caso haja alguma dúvida ainda sobre isso, releia a seção anterior com atenção. Todo o cuidado é pouco aqui, gente!

Em terceiro lugar, siga com atenção as instruções descritas na embalagem. Cada produto vem com especificidades sobre sua aplicação e o tempo que você necessita deixar o matizador agindo nos fios.

Basicamente, o processo consiste em aplicar o produto de forma uniforme em todos os fios, mecha a mecha, deixá-lo agir por um determinado tempo e removê-lo.

Por fim, a hidratação é fundamental. Alguns matizantes já apresentam em sua fórmula substâncias capazes de tratar os cabelos enquanto eles são matizados, mas isso não é uma regra geral. Portanto, verifique se o produto escolhido é indicado apenas para neutralizar os tons indesejados ou atua como matizador e tratamento capilar.

Como vimos, cabelos descoloridos exigem uma atenção especial e, portanto, a hidratação, a nutrição e a reconstrução não devem ser deixadas de lado. Apenas matizar os fios não garante um resultado exemplar. O melhor amigo dos seus cabelos é, e sempre será, um cronograma capilar adequado!

Concluindo…

O que achou de nossas dicas sobre matização de cabelos loiros? Viu como é possível manter a cor desejada por muito mais tempo conhecendo sobre colorimetria capilar e as causas que ocasionam o amarelamento dos fios?  Então, o que está esperando para matizar seus fios hoje? Adquira o produto certo e vamos começar!

Recommended Posts