A atenção com os cabelos é uma das tendências da atualidade. Fazer um cronograma capilar é essencial para quem precisa fazer a recuperação completa dos fios, ou para quem quer cuidar dos fios da melhor forma, mas você sabe o que ele significa? Como fazer? Quais produtos usar?

Para ajudar você a planejar, fazer e escolher os produtos adequados, preparamos este guia completo com todas as informações necessárias para começar a fazer o seu cronograma capilar e, deste modo, tirar o melhor resultado dele. Confira a seguir!

O que é um cronograma capilar?

É um planejamento de procedimentos para realizar nos cabelos e o objetivo é fornecer tudo o que o cabelo precisa para ficar saudável e bonito. O cronograma capilar é composto por três tipos de tratamentos principais que se intercalam, sendo eles:

●        Hidratação;

●        Nutrição;

●        Reconstrução.

Cada uma dessas etapas proporciona uma solução diferente para os cabelos danificados. O cronograma capilar é uma sequência de cuidados sendo eles, nutrição, reconstrução e hidratação. Esse tratamento é recomendado para todos os tipos de cabelo, independentemente da sua curvatura ou textura.

Intercalar os tratamentos fornece todos os elementos necessários para restaurar a saúde capilar completamente. Ele serve para repor nutrientes que o seu cabelo perde ao longo do dia devido à poluição, água quente, chapinha, secador, além de procedimentos químicos, entre outros.

O principal objetivo do cronograma capilar é garantir que o seu cabelo fique saudável e tenha as suas necessidades supridas na medida correta. Dessa forma, ele mantém o seu cabelo forte, com brilho e protegido dos danos.

Como funciona um cronograma capilar?

Como vimos acima, o cronograma capilar é essencial para manter o seu cabelo bonito e saudável. Por isso, existe um específico para o seu tipo de cabelo. É essencial montar uma agenda de acordo com as suas necessidades.

Para que o cronograma capilar funcione é preciso dedicação, pois o cronograma nada mais é que uma rotina que deve ser mantida com frequência. Caso você não siga o cronograma, respeitando cada fase de cada semana, será mais difícil alcançar o resultado esperado.

O cronograma capilar funciona de acordo com o tipo do seu fio e as etapas são pensadas a longo prazo. Conheça agora como funciona cada uma dessas etapas:

Cronograma capilar: hidratação

A hidratação é um dos procedimentos mais usados e conhecidos. Habitualmente, quando pensamos em cuidar dos cabelos, a hidratação é a primeira opção que vem a nossa mente. Esse procedimento tem como finalidade devolver os nutrientes e a água que perdemos todos os dias. A rotina de hidratação é responsável por não permitir que seus fios fiquem ressecados.

E para os cabelos que possuem tendência maior ao ressecamento dos fios, a nutrição capilar pode eliminar esse problema.

Nutrição

Dentro do cronograma, a nutrição é o tratamento que garante a reposição de lipídios aos cabelos. Os lipídios são as gorduras geradas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Sua principal função é garantir uma camada que protege os fios para que eles fiquem macios, flexíveis e brilhantes.

phytogen-inner-fusion

Sendo assim, a nutrição capilar é a melhor opção para garantir que os seus cabelos fiquem hidratados e mais bonitos.

Reconstrução

Ao perceber que os seus cabelos estão quebradiços, frágeis, finos e até porosos, principalmente depois de processos químicos, a melhor alternativa é realizar a fase de reconstrução do cronograma capilar.

A reconstrução é conhecida como a etapa mais eficiente do cronograma capilar. Esse estágio precisa ser feito de acordo com a necessidade do cabelo e isso depende das condições dos fios. Para cabelos mais danificados, a reconstrução precisa ser feita toda semana e para cabelos menos danificados, pode-se realizar o procedimento a cada 15 dias.

Quais os benefícios da reconstrução capilar?

Como vimos acima, colorações, progressivas, alisamentos, relaxamentos, poluição, cloro da água e até a frequência de raios solares são alguns dos fatores que podem danificar nossos cabelos.

Os efeitos desses incidentes são cabelos sem brilho, quebradiços, finos, elásticos e sem movimento. Diante disso, a reconstrução capilar age na restauração dos fios.

A sua principal função é repor a queratina dos fios já que mais de 80% do nosso cabelo é composto por essa proteína. Conheça a seguir os benefícios do cronograma capilar:

Fortalecimento dos fios

Se os seus cabelos quebram com facilidade, esse pode ser um sinal de que o seu fio está fraco e precisa repor a massa capilar. Como os tratamentos do cronograma capilar agem dentro da fibra, a queratina fortalece a estrutura e restaura os fios que estão fracos.

Revitalização

Outro benefício do cronograma capilar é que logo no começo do tratamento os fios já apresentam sinais de recuperação da sua textura.

Restaura proteínas

Os produtos usados no cronograma capilar possuem diversos princípios ativos. Entre essas proteínas estão, queratina, creatina, cisteína, colágeno e aminoácidos, entre outras. Dessa forma, os cremes usados nos processos do cronograma possuem todos os princípios ativos em sua composição e podem ajudar a repor todas essas proteínas.

Fios brilhantes e macios

Além de restaurar as proteínas e fortalecer os fios, o cronograma também funciona como um agente condicionante deixando as camadas externas do cabelo resistentes e com brilho.

O cronograma capilar pode ser feito em casa. Para saber como montar o seu cronograma você pode fazer um teste de porosidade. O teste é bem simples, basta pentear os cabelos e pegar alguns fios que caíram. Em seguida, coloque um fio de cabelo em um copo com água e deixe o copo em repouso por 10 minutos, passado o tempo você saberá qual o resultado.

●       Fio na superfície da água- baixa porosidade;

●       No meio do copo- média porosidade;

●       No fundo do líquido- alta porosidade.

Assim, você saberá como definir um cronograma completo de acordo com o nível de porosidade dos seus cabelos.

Como realizar o cronograma capilar, afinal?

Agora que você já sabe como avaliar as necessidades do seu cabelo, precisa começar a se programar para realizar o cronograma propriamente dito.

O importante, independentemente da necessidade do seu cabelo, é sempre começar pela hidratação.
Portanto, em uma programação de 4 semanas, você irá separar 3 dias da semana, intercalados,  para começar o tratamento dos fios. Confira na imagem como fazer o seu cronograma capilar e quais são os melhores dias para cada necessidade do cabelo: 

Agora que você já sabe o que é como funciona um cronograma capilar, está esperando o que para começar o seu e deixar os seus fios ainda mais bonitos e saudáveis?

A Kert possui uma linha completa de produtos para você começar o seu cronograma capilar. Acesse o nosso site e saiba mais sobre cada um deles. E aí, gostou deste post sobre o como fazer o cronograma capilar da melhor forma? Então, deixe o seu comentário e conte como ele te ajudou. Até a próxima!

Posts Recomendados