Os cabelos ajudam significativamente a expressar a personalidade e a autoestima. Mantê-los hidratados, bonitos e brilhosos é um dos maiores desejos das mulheres. Dentre as diversas técnicas de cuidados capilares existentes, as conhecidas como low poo e no poo, são excelentes alternativas para melhorar a aparência interna e externa dos seus cabelos.

Fique conosco até o final deste post e saiba o conceito das duas técnicas, quais são as suas diferenças, quais os ativos proibidos e liberados para usar em cada uma, quais os seus benefícios e dicas para quem deseja aderir a esses tratamentos. Confira.

O que é low poo e no poo?

Low poo e no poo são, basicamente, técnicas pouco agressivas de cuidado capilar que podem ser utilizadas em cabelos crespos, cacheados, ondulados e lisos.

Origem do low poo e no poo

Esses dois termos são patenteados pela empresária e cabeleireira inglesa Lorraine Massey, que se indignou ao ver as práticas de alisamentos capilares e da impotência dos cabeleireiros em conseguir enxergar as reais necessidades e singularidades presentes nas diferentes curvaturas de cabelos.

Lorraine alertou as pessoas sobre os perigos de certos componentes dos produtos capilares e também incentivou as pessoas a aderirem às técnicas de cuidados capilares que fogem dos hábitos prejudiciais, utilizando um regime mais saudável para cabelos.

Grande parte dos shampoos encontrados nos mercados da época continham substâncias chamadas de sulfatos que, por sua vez, são agentes de limpeza muito fortes que, ao limpar, acabavam também retirando dos fios a oleosidade natural benéfica, muito importante para a hidratação dos cabelos.

A partir da ideia de utilizar ativos mais suaves e delicados nos cabelos, se popularizou “The Curly Girl Method”, em tradução livre o “Método da Garota Cacheada”, que rendeu para a cabeleireira inglesa um reconhecimento internacional no tratamento de cabelos crespos e cacheados.

Diferença entre low e no poo

Low poo significa pouco shampoo, por conseguinte, é a técnica de lavar os cabelos usando uma pequena quantidade de shampoo sem sulfatos fortes. Contudo, com a presença de ativos de limpeza suaves,  há bem menos espuma do que os shampoos convencionais.

A técnica no poo, por sua vez, significa “sem shampoo” na tradução livre do inglês. Nessa técnica, você não vai usar nenhum tipo de shampoo para lavar os cabelos, mas serão utilizados itens específicos para dar praticidade, por exemplo, os cremes de limpeza e o condicionador limpante, denominado co-wash.

Ativos proibidos e liberados no low poo e no poo

Para aplicar corretamente o no poo e o low poo, é importante você se atentar aos ativos constituintes dos produtos que serão aplicados no cabelo.São ativos proibidos nessas técnicas:

  • sulfatos: os sulfatos são agentes que visam limpar o seu cabelo, porém podem ser muito agressivos e prejudicar o couro cabeludo;
  • derivados de petróleo: diversos cosméticos tem em sua composição derivados de petróleo, cuja função é produzir uma película nos cabelos e dar um brilho para eles. O resultado geralmente será imediato, mas um cabelo brilhoso não é um sinônimo de saúde, pois a película produzida também impede a absorção de nutrientes;
  • silicones insolúveis : esse ativo é proibido apenas no no poo, já que os cremes de limpeza não tem poder suficiente para retirar os silicones do fio sem o auxilio de um shampoo. No caso do low poo, o shampoo sem sulfato é capaz para remover o ativo.

Há certos tipos específicos de agentes de limpeza e silicones que são liberados para uso nas técnicas, mas é importante verificar se eles realmente poderão ser usados no seu cabelo.

Benefícios do low poo e no poo

Ao aderir a um modo de limpar os seus cabelos sem agredi-los, você poderá atingir grandes benefícios como:

  • fios menos ressecados;
  • redução do frizz;
  • cabelos mais hidratados e saudáveis;
  • cabelos mais definidos;
  • controle sobre a oleosidade natural;
  • cuidados capilares mais saudáveis.

Como começar no low e no poo

O primeiro passo é retirar do seu armário os cremes, máscaras e condicionadores que possuem os produtos proibidos nas duas técnicas.

Após substituir esses produtos é recomendado dar uma boa lavada nos seus cabelos ainda utilizando o shampoo com sulfato para que ele limpe totalmente os cabelos, retirando os resíduos proibidos que estão neles.

Como lavar os cabelos seguindo o low poo?

  1. Molhe os cabelos sem utilizar água muito quente.
  2. Escolha um shampoo sem sulfato e passe uma quantidade ideal para o seu cabelo.
  3. Massageie suavemente o couro cabeludo e evite utilizar o shampoo no comprimento e nas pontas dos fios.
  4. Enxágue todo o cabelo para remover o shampoo.
  5. Aplique uma máscara liberada para low poo e massageie mecha a mecha com os dedos, desde o comprimento até as pontas.
  6. Enxágue novamente o cabelo para remover o produto.
  7. Finalize com o condicionador liberado e enxague.
  8. Seque os cabelos com o auxílio de um difusor ou deixe-os secar naturalmente.

Como lavar os cabelos seguindo o no poo?

  1. Molhe os cabelos sem usar água muito quente.
  2. Escolha um condicionador ou co-wash que se adeque ao no poo e passe uma quantidade ideal para o seu cabelo.
  3. Massageie suavemente o couro cabeludo para que o atrito causado retire as sujeiras e os resíduos presentes no cabelo.
  4. Continue esse movimento pacientemente, iniciando nas têmporas, indo até o topo e  descendo para a parte traseira da cabeça.  
  5. Enxague bem o cabelo para remover totalmente o produto.
  6. Enxágue total ou parcialmente o cabelo
  7. Deixe eles secarem, de preferência, naturalmente.

Concluindo…

O low poo e o no poo são técnicas de limpeza capilar que visam trazer grandes benefícios aos cabelos sem agredi-los ou causar mais ressecamentos. Antes de colocar essas técnicas em prática, verifique se os produtos que você deseja utilizar nos seus cabelos se encaixam nas exigências demandadas. 

Curtiu as dicas? Conheça nosso Creme Multifuncional I LOVE MY HAIR, liberado para ambas as técnicas e que pode ser utilizado para co-wash.

Recommended Posts