Que a touca de cetim está em alta e não sai da cabeça, principalmente das onduladas, crespas e cacheadas, já sabemos. Mas você já parou para pensar nos benefícios que a touca e a fronha de cetim têm na prática?
Neste post, a gente vai mostrar tudo o que você precisa saber para aproveitar as maiores vantagens desses acessórios tão falados no momento. Vem com a gente para descobrir tudo!
Como usar a touca de cetim?
O cetim é ótimo para diminuir a possibilidade de frizz devido ao atrito com a fronha na hora de dormir. Isso porque ele não absorve a oleosidade natural do cabelo e ainda mantém a definição dos fios. E é exatamente por esse motivo que é um item indispensável para as madeixas crespas, cacheadas e onduladas. Confira algumas dicas:
- na hora de usar a touca de cetim, os fios podem estar soltos ou presos, mas se forem longos, recomenda-se fazer um coque frouxo para caber dentro da touca;
- o lado brilhante deve estar virado para dentro, pois é ele o responsável por proteger seu cabelo e deixá-lo lindo no dia seguinte;
- outra dica importante é que o seu cabelo deve estar seco antes de colocar a touca de cetim, já que a umidade abafada pode causar problemas. Para evitar a caspa e até mesmo fungos no couro cabeludo, essa dica vale ouro, meninas!
Para qual tipo de cabelo é indicada?
Os acessórios em cetim, sejam toucas ou fronhas, apresentam benefícios mais notáveis em cabelos sensíveis, bem como nos ondulados, cacheados, crespos, ressecados e quimicamente tratados.
Especialmente por sua estrutura, os cabelos crespos, cacheados e ondulados têm mais dificuldade em distribuir o óleo produzido pelo couro cabeludo até as pontas. Isso faz com que eles sofram muito mais com o ressecamento dos fios. Então, se esse é o seu caso, trocar a fronha de algodão por uma de cetim ou optar pela touca de cetim é uma boa ideia.
Já para os cabelos lisos, a indicação de uso da touca é para mantê-los alinhados e longe do frizz. Então, optando pelo cetim, a sua finalização após a lavagem pode durar muito mais e o resultado no day after será muito melhor em qualquer tipo de cabelo.
Quais são os maiores benefícios da touca de cetim?
Além de evitar o frizz e manter o cabelo hidratado, a touca de cetim pode oferecer outros benefícios interessantes. Confira:
- trocar o algodão pelo cetim, optando pela fronha ou pela touca, aumenta a durabilidade da finalização e mantém a definição dos cachos até lavá-los novamente;
- o atrito causado pelo algodão potencializa o surgimento das terríveis pontas duplas;
- os produtos usados na finalização dos cabelos são completamente absorvidos pelo algodão. Por isso, na maioria das vezes, a finalização de milhões vai por água abaixo no dia seguinte. O cetim não absorve os produtos e deixa praticamente intacto o cabelo, preservando o efeito daquela finalização demorada e cuidadosa que levou horas para ser feita;
- outro uso bacana da touca de cetim é com o difusor para distribuir o calor de maneira uniforme durante a finalização. Existem as toucas difusoras de cetim que já têm a entrada para o bico do secador, mas se a sua for um pouco mais larguinha, também funciona.
Como evitar o frizz do cabelo?
Nem só de touca de cetim sobrevivem os cabelos sem o temido frizz. Alguns cuidados podem ser excelentes para mandar embora aquele arrepiado chato antes mesmo dele aparecer, mas se você já tem frizz, vale para evitá-lo:
1. Capriche na hidratação!
Cabelos danificados têm suas escamas abertas e perdem muita água e nutrientes, fazendo com que o frizz surja. E é esse o motivo mais importante para que você capriche na hidratação ao menos uma vez na semana.
Descolorações também são grandes vilãs, elas doam mais carga negativa aos fios. Então focar em hidratá-los é o caminho para um cabelo saudável e sem frizz.
2. Aposte na selagem capilar e não despreze o condicionador
A selagem é o tratamento de salão responsável por selar as cutículas do fio – a camada externa – e impedir que a hidratação seja perdida. Ela também é capaz de regenerar as fibras capilares, a fim de dificultar a formação de pontas duplas e auxiliar no combate e prevenção do frizz.
Além do tratamento de salão, o condicionar também é muito importante, é ele que auxilia no fechamento das escamas e evita a perda de água.
3. Comece a usar leave-in agora mesmo!
Produtos sem enxágue são fundamentais para fugir dos fios arrepiados. A indicação é aplicá-los em todo o comprimento do cabelo ainda úmido.
Invista em produtos com proteção térmica antes do uso do secador ou da chapinha, isso evita que as escamas da cutícula se abram e o frizz se revele. Ao usá-lo, uma película invisível é formada em volta dos fios, protegendo-os da agressão do calor.
Um jato frio para finalizar a secagem dos cabelos é uma ótima opção para fechar as cutículas também.
4. Prefira pente de madeira ou com cerdas naturais
O pente de plástico produz energia estática, já o de madeira não é capaz de conduzir eletricidade, por isso mantém os fios disciplinados.
Para as cacheadas, onduladas e crespas, a melhor opção é o pente com dentes largos, assim os cachos não se desfazem. Escovas com cerdas naturais são indicadas para fios finos e que acabaram de nascer.
5. Use água em temperatura morna ou fria na hora de lavar os fios
A água quente resseca muito os cabelos, além disso, ela é capaz de abrir as escamas e contribuir para o surgimento do frizz. O mais indicado é usar a água morna ou fria para obter cabelos mais saudáveis e sem frizz.
Conheça a linha Phytogen Cachos
Além do uso da fronha e touca de cetim, é importante apostar em produtos voltados para o seu tipo de cabelo. A linha Phytogen Cachos é um conceito novo e completo para manter os cuidados com os cabelos cacheados. Ela conta com shampoo, máscara de tratamento, creme multifuncional, leave-in e definidor de cachos pensados para oferecer o melhor tratamento para as suas madeixas.
Com uma fórmula exclusiva à base de Dynamx, essa linha atua nas áreas volumosas dos cachos, formando uma película protetora, a fim de definir de maneira leve. O efeito memória e a alta resistência à umidade garantem um volume perfeito, textura flexível, controle do frizz, proteção térmica e UV, além de definição contínua.
Os produtos da linha Phytogen Cachos são liberados para as técnicas Low e No Poo. Conheça a linha completa aqui.