Os ativos vegetais são substâncias naturais extraídas de plantas medicinais muito utilizadas atualmente na indústria de cosméticos. A razão disso é que essas substâncias possuem inúmeros nutrientes benéficos que contribuem para o fortalecimento e a manutenção dos fios, tornando os cabelos mais fortes, resistentes, bonitos e saudáveis.

E pensando em te ajudar a conhecer mais os ativos para os cuidados com os cabelos, vamos listar a partir de agora os principais e sua importância, para você que tem o desejo de ter as madeixas mais saudáveis e bonitas. Confira!

7 ativos vegetais que fortalecem os fios

Os ativos vegetais podem ter características hidratantes, nutritivas e reconstrutoras, oferecendo aos cabelos nutrientes importantes que são perdidos no dia a dia, por conta do sol, da chuva, do vento, da poluição e até por meio de produtos químicos. Conheça agora os melhores ativos para utilizar nas madeixas.

1. Alecrim

O alecrim é uma erva que contém nutrientes benéficos para a saúde, sendo muito utilizado para combater o cansaço físico, prevenir dores de cabeça como as enxaquecas e para a normalização da digestão.

Quando se trata dos cabelos, o alecrim é bastante utilizado nas rotinas de cuidados capilares e até para tratamentos mais intensos, principalmente porque age como anti-inflamatório em tratamentos como a dermatite do couro cabeludo e em casos de coceira.

Ele também atua na melhora da circulação do sangue do couro cabeludo, e na nutrição e regeneração dos folículos capilares, fundamental para o crescimento de novos fios. Além de ajudar o cabelo a crescer, ele é ótimo para fortalecer e engrossar os fios.

2. Babosa

Uma das plantas mais conhecidas e provavelmente umas das mais usadas do mundo dos cosméticos, principalmente em produtos de hidratação, a babosa é conhecida por ser a mais eficiente hidratação para os cabelos.

Essa fama se deve à sua capacidade de prevenir e evitar as quedas, de fortalecer os fios começando da raiz às pontas e por estimular a produção de colágeno que virou uma febre nos cuidados dos cabelos.

3. Hortelã

A hortelã é mais uma planta que traz benefícios incríveis, especialmente porque higieniza profundamente o couro cabeludo sem agredir as células, automaticamente fortalecendo e estimulando os folículos capilares.

Essa higienização é tão eficaz que ela funciona como um vasodilatador aumentando a espessura e a profundidade dos fios, tornando os cabelos mais saudáveis, macios e devolvendo aquele brilho e frescor natural.

Uma qualidade muito marcante na hortelã é que essa erva consegue contribuir para o nascimento de novos fios, agindo como se fosse um tônico, porém totalmente natural.

4. Jaborandi

Originária da Amazônia, o jaborandi é uma planta medicinal que também está presente em todo território do nosso país. É muito fácil falar do jaborandi pela quantidade de propriedades medicinais e pelos inúmeros benefícios que ela fornece à saúde de modo geral e para os cabelos, sendo a matéria-prima de vários produtos.

O seu uso na indústria dos cosméticos se deve ao seu desempenho como potencializador de fortalecimento e crescimento dos cabelos, e também pelo seu desempenho na reestruturação e renovação celular dos folículos capilares.

Tudo isso proporciona:

  • ação contra as caspas;
  • brilho e maciez;
  • redução da queda;
  • umectação profunda.

5. Mamona

Um ativo vegetal bastante conhecido é a mamona, planta de onde é extraído o popularmente conhecido óleo de rícino. Sempre bem conceituada e presente em vários tipos de cosméticos, ela é ideal para tratar cabelos desnutridos, fracos e ressecados, em função dos seus nutrientes que ajudam na nutrição intensa e no crescimento dos cabelos.

Um fator positivo é que a mamona possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que protegem o couro cabeludo das infecções que resultam no enfraquecimento dos fios, consequentemente provocando a queda e retardando o crescimento.

Além de ser bastante usada para fortalecer os fios, é também utilizada para potencializar o crescimento, notado em apenas poucos dias de uso.

6. Oliva

A oliva é mais um ativo vegetal indispensável no tratamento para o fortalecimento dos fios ou mesmo em um cronograma contínuo de cuidados capilares. Ela é rica em ácidos graxos e algumas vitaminas fundamentais para a preservação dos fios como as vitaminas A, E e K, que somadas ao seu colágeno natural, contribui para uma fixação mais forte dos fios na raiz dos cabelos.

Uma informação importante sobre a oliva é que ela penetra com muita facilidade na estrutura dos fios e no couro cabeludo, ocasionando uma hidratação mais intensa e profunda em toda a camada do couro cabeludo. Tudo isso permitindo uma base para o crescimento acelerado e saudável dos fios.

7. Urtiga

Com certeza uma das plantas que mais vem ganhando espaço na indústria dos cosméticos, a urtiga é muito rica em ácidos graxos, minerais e algumas das vitaminas mais importantes para o cuidado com os cabelos, como:

  • vitamina A;
  • vitamina B2;
  • vitamina B5;
  • vitamina C.

Além das propriedades que falamos, ela também consegue regular a produção de sebo do couro cabeludo que inibe o acúmulo em sua superfície, o que pode provocar coceiras e dermatites seborreicas.

Como esse ativo regula muito bem os níveis de óleo, também proporciona o fortalecimento da fibra capilar, promovendo o crescimento saudável dos fios.

Conclusão

Como acabamos de conferir, os ativos vegetais são muito benéficos para o fortalecimento e muitos outros cuidados dos cabelos. E você sabia que ao utilizar cosméticos com esses ativos em sua fórmula, os resultados podem ser potencializados? Sim!

Não caia na ilusão de experimentar receitas caseiras que não funcionam como esperado, prefira utilizar cosméticos com esses ativos. Você pode alcançar excelentes resultados em pouco tempo.

Os cosméticos aliam o poder dos ativos naturais com a tecnologia da indústria, uma combinação perfeita, não é mesmo?

Aproveite as dicas e acesse nosso site para conhecer todos os produtos do catálogo da Kert Cosméticos.

Recommended Posts