Será que é possível manter o cabelo bonito, até mesmo com o uso de secador e chapinha? Talvez esse seja o seu questionamento, então, meu bem, saiba que sim, as suas madeixas podem ficar com um aspecto saudável se você cuidar bem delas e usar um produto especial: o defrizante.

Mas afinal, pra que serve o defrizante e como ele deve ser utilizado para dar o efeito perfeito? A gente explica tudo o que você precisa saber neste artigo. Confira.

O que é um defrizante?

Ao pensar na palavra “defrizante” logo vem em mente a redução de frizz. De fato, um defrizante ajuda a diminuir os fios arrepiados,  mas ele é muito mais do que isso.

Esse produto cria uma barreira em volta dos fios para protegê-los contra o calor da chapinha ou do secador, selando as cutículas. Ele também controla aqueles fios rebeldes que ficam espetados, mesmo após serem alisados ou finalizados.

A exposição das madeixas a altas temperaturas pode causar ressecamento, perda de brilho, frizz e enfraquecimento dos cabelos. Por isso é essencial utilizar bons produtos que vão deixar as madeixas mais bonitas após a escovação, prancha ou até mesmo uma finalização sem esses aparelhos.

Sendo assim, saiba que não adianta comprar qualquer produto e passá-lo sem uma orientação adequada. Existe um jeito certo de utilizar o defrizante para que ele tenha o efeito desejado e é isso que você verá no post.

Vale destacar que o defrizante pode ser usado por cabelos que não são alisados. Então se você tem cachos e quer deixá-los mais alinhados, esse produto é muito útil.

Confira um resumo dos benefícios desse produtinho:

  • reduz o frizz;
  • hidrata e nutre o cabelo;
  • protege contra o calor;
  • evita o ressecamento e pontas duplas;
  • auxilia a escovação;
  • deixa o cabelo mais liso;
  • realça os cachos.

Defrizante, reparador e protetor térmico: quais são as diferenças?

É comum confundir o defrizante com o reparador de pontas, mas tratam-se de produtos diferentes.

O reparador  tem o objetivo de reduzir pontas duplas e o ressecamento dos fios. Geralmente, ele é usado nas pontas danificadas para melhorar a sua aparência sem precisar cortar o cabelo, mas também é possível passá-lo para prevenir o ressecamento. Os reparadores mais comuns são em creme, leave-in ou óleo.

Outra confusão diz respeito ao protetor térmico. Esse produto, como o próprio nome diz, protege o cabelo quando é exposto a uma alta temperatura, mas não é necessariamente um antifrizz ou um prolongador do efeito da chapinha ou do secador. 

Claro que existem protetores e óleo reparadores com efeito antifrizz, por isso é importante pesquisar a fórmula e entender a função do produto. 

Tipos de defrizantes e como usá-los

Basicamente, um defrizante é composto por óleos e vitaminas, mas existem várias formulações e tipos, confira os principais a seguir.

Creme

A textura é mais consistente, o que é ideal para deixar o cabelo com um liso escorrido incrível. Passe o creme no cabelo úmido, escove e use uma prancha para finalizar. O creme também é ótimo para diminuir o volume e acabar com o frizz dos cabelos ondulados, cacheados e crespos na finalização.

Spray

O spray deixa o cabelo mais levinho, o que é excelente para deixar os cachos soltos ou ondas com mais movimento. Cabelos finos também combinam com o defrizante em spray. Aplique o produto no cabelo limpo e levemente molhado antes da escova ou da chapinha.

Óleo

O defrizante em óleo promove brilho e nutrição aos fios. Além disso, o cabelo fica mais maleável e protegido para o uso do secador ou da chapinha. Se você quer uma cabeleira sedosa e brilhante, essa é uma ótima opção.

Passo a passo para aplicar o defrizante

Para utilizar o defrizante não tem segredo. São cuidados básicos que fazem total diferença na hora de ficar com as madeixas lindas. Alguns defrizantes podem ser usados no cabelo seco, então fique de olho na embalagem e nas orientações de uso.

Lave o cabelo com shampoo e condicionador e tire o excesso de água com um pano de algodão, pois isso também ajuda a diminuir o frizz. Depois passe o defrizante no comprimento e nos fios, mas sem exagero.

Para destacar o cabelo liso, use o secador no cabelo e sele com a chapinha. Já para os cabelos ondulados, cacheados ou crespos, o ideal é passar o defrizante e fazer a finalização que você preferir. Se quiser usar um difusor, suas madeixas estarão protegidas.

Quer um bom defrizante? Nós temos!

O Defrizante Multifuncional Phytogen da Kert tem uma fórmula exclusiva à base de silicones que proporcionam dupla ação: acentua o efeito liso ou modela os cachos. Ele é um produtinho para todos os tipos de cabelos e tem um ótimo custo-benefício.

Veja as vantagens do Multifuncional Phytogen:

  • controle do frizz;
  • pré-escova e babyliss;
  • efeito antiumidade;
  • brilho intenso;
  • volume perfeito;
  • toque sedoso;
  • sem agressões químicas;
  • sela a cutícula com uma substância termo ativada, aumentando o brilho e a retenção de água.

Desse modo, você terá mais proteção com filtro UV e cistina, além de recuperar e nutrir os fios, modelar os cachos e adquirir elasticidade e definição.

Você sabia que a cistina é um poderoso ativo que auxilia na formação da queratina (proteína que fortalece cabelo, pele e unhas)?  Já o filtro UV é responsável por bloquear ou diminuir a agressão dos raios solares aos fios, ou então o aquecimento de aparelhos, umidade, sujeira e outras agressões.

Com esse produto, vai parecer que você saiu de um salão profissional, e o melhor: sem gastar uma fortuna para isso.

Para usar o Defrizante Multifuncional Phytogen, basta espalhar uniformemente uma quantidade razoável do produto, conforme o tamanho do seu cabelo, da raiz às pontas, com os fios ainda úmidos.

Ative o produto com o secador ou chapinha para realçar o liso. Já para destacar os cachos, finalize o cabelo com as mãos, com um difusor ou babyliss.

Concluindo…

Como vimos, é importante ter uma rotina de cuidados com o cabelo para deixá-lo saudável e sedoso. Se você tem o hábito de alisá-lo, é fundamental investir em um bom defrizante para reduzir o frizz e proteger os fios. Isso também vale para os cachos, afinal todo mundo merece ter um cabelo lindo, não é mesmo?

Quer garantir um cabelo ainda mais saudável e recuperado de danos? Confira também nosso post sobre reconstrução capilar.

Posts Recomendados