Muitas pessoas temem o aparecimento do corte químico, porém o que muitas delas não sabem é quais sinais indicam o aparecimento desse mal. Neste post vamos explicar o que é o corte químico, porque ele acontece, como identificá-lo e quais são os cuidados necessários para evitar o problema e recuperar a saúde capilar. Confira tudo na leitura.

Saiba o que é o corte químico

O corte químico é um dano intenso no cabelo que provoca uma série de problemas aos fios, incluindo a quebra. Nos cabelos cacheados e ondulados, ele deixa os fios pesados e retira a definição dos cachos e das ondas.

Já nos cabelos lisos ou ásperos, esse problema deixa os fios muito mais porosos, já que a estrutura danificada resulta na desidratação deles e no aparecimento de pontas duplas. O corte químico também pode ocorrer na franja, prejudicando o caimento dessas mechas frontais.

Por que ele acontece?

O corte químico ocorre devido ao rompimento das fibras capilares que não suportam os danos causados por:

  • procedimentos químicos excessivos como descoloração e progressiva;
  • alisamentos forçados sem respeitar o tempo de pausa;
  • luzes ou mechas feitas no cabelo fragilizado;
  • uso de materiais químicos incompatíveis ao cabelo do indivíduo;
  • erros na hora de aplicar produtos químicos no cabelo.

Como identificar o corte químico?

É relativamente fácil identificar o problema, já que o cabelo apresenta alguns sinais que podem indicar a sua existência. De modo geral, os fios aparentam ser descuidados, com frizz, ressecamento e tendência a quebra.

As agressões feitas por produtos químicos também fazem com que haja abertura das escamas capilares, deixando o cabelo opaco e sem vitalidade.

Há vários relatos de pessoas que sofreram com o corte químico, afirmando que os seus cabelos apresentavam uma textura artificial similar ao cabelo de uma boneca, além de ficarem ressecados e com pouco movimento.

Sinais da existência do corte químico

Os sintomas da existência do corte químico podem ser observados pela combinação de fatores como:

  • desbotamentos dos fios que foram tingidos anteriormente;
  • aparecimento de pontas duplas, triplas ou quádruplas;
  • fios com aparência elástica e com efeito emborrachado;
  • fios com apresentam pontos brancos;
  • as madeixas quebram com bastante facilidade;
  • os fios podem cair com fortes danos nas raízes.

Cuidados necessários para prevenir

Não precisa se desesperar se você tem medo de um corte químico, porque há maneiras de prevenir e de tratar esse problema seguindo alguns procedimentos. É muito importante adotar uma série de hábitos para prevenir o dano, reduzindo as chances de acontecer problemas nos fios. Veja alguns cuidados a seguir.

Faça o teste da mecha

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir o corte químico é realizando o teste da mecha, pois ele vai mostrar se o seu cabelo está saudável e pronto para receber o procedimento químico escolhido. O teste de mecha é feito de maneira simples e segura, além de ser muito eficaz.

O passo a passo para realizá-lo é: pegar uma pequena mecha do seu cabelo, de preferência em uma parte mais escondida como a nuca; aplicar o produto sobre a mecha escolhida, esperar o produto agir pelo tempo recomendado na sua embalagem; lavar e secar a mecha.

Após isso, você deve observar como a mecha reagiu ao produto, se houve algum indício de enfraquecimento, quebra ou outros sintomas do corte químico.

Observe o rótulo do produto

Antes de adquirir e utilizar um produto capilar você deve estar atento ao seu rótulo para verificar as informações contidas nele, para quais tipos de cabelo ele é indicado ou não, como ele deve ser aplicado, por quanto tempo ele deve ficar agindo e qual a sua compatibilidade com outros procedimentos químicos.

Mantenha a hidratação do cabelo em dia

Um cabelo saudável e forte, além de ter uma ótima aparência, dificilmente sofrerá com o corte químico. Assim, você deve seguir uma rotina de cuidados capilares, incluindo lavagens corretas e hidratações periódicas dos fios.

Você também deve se atentar a detalhes certos presentes nesses cuidados como lavar o cabelo com água morna ou fria, não dormir com os fios molhados e respeitar a periodicidade das lavagens.

Proteja o seu cabelo do secador

Caso você tenha o costume de usar o secador de cabelo, é fundamental tomar algumas precauções a fim de não danificá-lo. Não deixe de usar um bom protetor térmico e também utilize o secador na temperatura e velocidade média a pelo menos 15 centímetros de distância dos fios.

Como recuperar a saúde do cabelo danificado

Para recuperar a saúde do cabelo danificado pelo corte químico você precisa antes de tudo ter paciência, pois esse processo pode levar até dois anos. Durante esse período o seu cabelo vai passar por uma restauração, recuperando a sua força, textura e vitalidade.

Veja a seguir algumas dicas para tratar o cabelo com corte químico.

Não use químicas por enquanto

Durante o processo de recuperação dos fios você não deve usar químicas, já que elas poderão agravar ainda mais a situação, dificultando o tratamento capilar.

Deixe de lado chapinha, secador e modelador

Esses aparelhos elétricos ao entrar em contato com os fios podem deixá-los mais elásticos e ressecados.

Corte o cabelo

Em muitos casos, cortar de 3 a 4 dedos do cabelo já ameniza bastante a aparência dos efeitos do corte químico, diminuindo o aspecto de ressecado e danificado.

Adote um cronograma capilar

Com um bom cronograma capilar, é possível reduzir os efeitos do corte químico e restaurar os fios. O cronograma capilar reestrutura as fibras do cabelo, repondo os nutrientes perdidos por meio de tratamentos de nutrição, hidratação e reconstrução dos fios.

Faça a umectação capilar

A umectação capilar é um processo realizado com óleos vegetais com o objetivo de nutrir e fortalecer os fios. Fazê-la periodicamente junto ao restante do cronograma capilar vai ajudar muito a deixar o seu cabelo saudável novamente.

Conclusão

O corte químico é um problema causado pelo uso excessivo de procedimentos químicos no cabelo. Os problemas causados pelo corte químico podem levar tanto à quebra dos fios, quanto à queda em casos mais intensos. Portanto, cuide das suas madeixas e siga as dicas para prevenir e tratar o corte químico caso ele venha a ocorrer.

Curtiu as dicas? Aprenda também como montar o seu próprio cronograma capilar.

Recommended Posts