Você já se deparou com aquele famoso aspecto emborrachado dos fios? Ele é conhecido como cabelo elástico e, normalmente, fica assim após algum procedimento químico.

Esse é um problema capilar relativamente comum e que assusta quando aparece. Embora em alguns casos possa ser reversível, é muito difícil fazer com que o fio recupere seu aspecto saudável. Para que você compreenda melhor sobre o cabelo elástico, montamos este material exclusivo. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto. 

O que é um cabelo elástico?

Como dissemos no início do texto, o cabelo elástico é aquele que tem um aspecto emborrachado. Ou seja, eles esticam e não voltam ao seu tamanho original, ocasionando, assim, a quebra. Isso acontece porque determinados procedimentos químicos aplicados aos cabelos rompem as ligações proteicas dos fios. Refazer essas ligações não é tarefa fácil e elas nunca se religarão como originalmente. As ligações ficarão desordenadas dando alguma melhora ao fio.

Saiba como identificar um cabelo elástico 

Fios danificados e frágeis dão sinais de que precisam ser cuidados urgentemente. Quando os cabelos perdem a sua elasticidade natural, a estrutura capilar é completamente alterada, deixando-os mais secos, sem brilho e totalmente ásperos.

Portanto, para reconhecer um cabelo elástico, deve-se observar sua aparência e realizar o seguinte teste:

  • molhar os cabelos;
  • separar uma mecha qualquer;
  • esticá-la e, se ela não voltar ao seu tamanho original e encolher, é possível que o seu cabelo esteja elástico.

Outra forma de perceber se o cabelo está elástico é verificar se, enquanto úmido, ele fica embaraçado ou aglomerado. Se isso ocorrer, os fios podem ter perdido grande parte da elasticidade natural.

Diferença entre cabelo elástico e ressecado 

Nem todo cabelo ressecado é elástico. Afinal, os fios ressecados estão somente com as suas cutículas abertas, o que deixa seu aspecto sem brilho e quebradiço. Porém, esse é um problema capilar mais fácil de resolver.

O cabelo elástico, no entanto, está relacionado à porosidade dos fios. Sendo assim, além de perder massa e nutrientes, os cabelos têm toda a estrutura alterada.

Cabelo elástico: por que isso acontece?

Acontece quando procedimentos químicos incompatíveis são usados sem respeitar as regras indicadas pelos fabricantes de cada um desses procedimentos.

Os procedimentos químicos são os grandes responsáveis por deixar o cabelo elástico. Afinal, quando não há nenhum ou pouco cuidado após a realização de progressivas, alisamentos ou descolorações, os fios quebram e se tornam elásticos.

Quando há incompatibilidade dos fios com algum dos procedimentos citados acima, o cabelo fica sem a elasticidade natural e assume uma elasticidade emborrachada. Além disso, quando há excesso de química sem nenhum tipo de manutenção ou hidratação, os cabelos perdem a massa capilar e seus nutrientes.  Assim, se tornam frágeis, arrebentam ao serem puxados e ficam mais propensos à quebra.

O que fazer quando o cabelo fica emborrachado?

É difícil recuperar um cabelo elástico, mas não impossível. O tratamento pode ser longo e intenso. Além disso, precisa ser constante.

O primeiro passo para a recuperação é interromper o uso de procedimentos químicos invasivos (descolorações, relaxamentos, progressivas, etc…) nos fios. Também é importante não usar ferramentas de calor como secadores e chapinhas.

O seu cabeleireiro pode sugerir diversos tipos de tratamento, como o cronograma capilar, com hidratações, reconstruções e nutrições constantes, que ajudarão a recuperar a massa e os nutrientes perdidos.

Além de todos os tratamentos que podem ser feitos, é essencial cuidar na hora de desembaraçar os cabelos, pois os fios elásticos tendem a serem frágeis e a não suportarem o atrito. Por isso, devem ser desembaraçados devagar e com pente de dentes largos.

Use queratina líquida no cabelo elástico

Você pode usar a queratina líquida sozinha em seus cabelos. Basta borrifar um pouco do produto sobre todo o cabelo desde a raiz, massagear. Não precisa enxaguar.

Phytogen Power Keratin é ideal para esta finalidade, devolve aos cabelos a textura natural, flexibilidade e brilho. A queratina fixa-se à fibra capilar danificada, reconstruindo as regiões fragilizadas onde houve rompimento dos tecidos capilares causados por tratamentos químicos (como os citados acima) e também agressões naturais (cloro, sol, mar, poluição e piscina).

A reposição de queratina é necessária para que se possa devolver a “massa capilar”, o volume, a resistência e a elasticidade perdidas, restaurando de forma completa a estrutura dos fios.

Como evitar que o cabelo elástico volte 

Manter uma rotina de cuidados com o cabelo é essencial para que os fios elásticos não voltem. Em casa, os detalhes básicos de prevenção são:

  • usar pentes de madeira de dentes largos;
  • escovar os cabelos lentamente;
  • diminuir o uso da chapinha e secador e, quando usá-los, não deixar de passar o protetor térmico. O calor retira a pouca hidratação dos cabelos elásticos, contribuindo para que os efeitos de maus tratos perdurem;
  • não realizar procedimentos químicos em um curto espaço de tempo. O intervalo mínimo de espera é sempre indicado pelo fabricante, mas se puder adiar mais, será excelente para manter os cuidados em dia.

Cuidado com as receitas da internet

Um cabelo elástico precisa ser bem cuidado para que ele se recupere. Portanto, contar com a ajuda de produtos profissionais nessas horas é a melhor solução. Entretanto, há quem goste de procurar receitas caseiras para fazer os cabelos voltarem ao normal.

Vale destacar, no entanto, que o barato pode sair caro. Então, todo cuidado é pouco. O que você acha que pode resolver o seu problema, possivelmente, vai trazer algum dano.

O certo é procurar os produtos corretos para cuidar dos seus cabelos como eles merecem.

Sugestão de produtos para recuperar o cabelo elástico 

A Kert tem diversos produtos que ajudam você a prevenir e corrigir o problema do cabelo elástico. O primeiro deles é a linha Keragen Sela Cutícula, que deve ser utilizada para manutenção de cabelos quimicamente tratados, trazendo mais flexibilidade, proteção e equilíbrio hídrico.

A linha Phytogen TNT também auxilia na recuperação da força e saúde dos fios, enquanto o Phytogen RMC é o repositor de massa perfeito para recuperar danos profundos.

Phytogen RMC Repair é um sistema inovador que atua repondo a massa perdida dos cabelos, minimizando danos futuros e reparando danos já existentes. A reconstrução capilar RMC Repair realiza a reposição proteica, recuperando a estrutura da fibra capilar após procedimentos químicos ou devido aos desgastes ambientais ou mecânicos (chapinhas e escovas) que resultaram em perda da massa capilar.

Phytogen RMC Repair restaura a fibra capilar desde a cutícula até o córtex, evitando de maneira eficaz sua resistência à quebra deixando os cabelos mais fortes, aumentando brilho, a suavidade e o condicionamento dos fios. Aplique e massageie nos cabelos ainda úmidos. Não precisa enxaguar.

Conclusão 

O cabelo elástico é aquele que perdeu massa e seus nutrientes, tornando-se opaco e totalmente áspero. Esse problema assusta muitas pessoas, especialmente, as mulheres. Por isso, é tão importante manter uma rotina de cuidados com os fios, já que eles sofrem tanto com agentes químicos quanto ambientais e precisam de tratamentos constantes. 

Curtiu as dicas? Acesse nossa loja virtual e confira todos os produtos da Kert que podem ajudar você a recuperar a saúde dos cabelos.

Recommended Posts