Você já ouviu falar sobre o uso do círculo cromático nos cabelos? Provavelmente, se você gosta de mudar o visual constantemente, sim, especialmente em se tratando de colocação.

Todos os dias aparecem novas e lindas tendências de coloração capilar em tons fantasia. Mas para fazer a transição de cores, é importante conhecer sobre o círculo cromático. Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto. 

Saiba o que é o círculo cromático

Sabe aquela cartela de cores que mostra uma sequência de tons e que todo salão de beleza tem? Aquele é o círculo cromático. Ele mostra quais cores são análogas e complementares. Isso ajuda a entender como ficará o resultado final da coloração de acordo com a cor de base.

A ciência que estuda essa área é a colorimetria e se dedica a analisar a intensidade e a saturação das cores. Portanto, para aplicá-la corretamente, é necessário que você tenha um certo conhecimento em coloração.

Em um círculo cromático, você identifica, por exemplo, qual cor é oposta à outra, o que faz com que ambas se anulem após uma troca de cor. Também é possível conhecer as cores próximas do círculo, que podem ser utilizadas sem que você precise passar por mudanças drásticas capilares. 

Composição do círculo cromático

O círculo cromático é composto por 12 cores, sendo elas primárias, secundárias e terciárias. Todas em suas diferentes tonalidades. Seu objetivo é facilitar a combinação das cores para que elas estejam harmônicas.

Os tons são:

  • primários: amarelo, azul e vermelho, que são cores puras;
  • secundárias: laranja, verde e violeta, formada por meio da combinação dos tons primários;
  • terciários: são as cores formadas por meio da junção dos tons primários e secundários;
  • nuances: são as graduações ou intensidade de tons de uma cor, por exemplo, as várias cores vermelhas.

As cores quentes, frias e neutras

Dentro do círculo cromático, há uma divisão dos tons quentes, frios e neutros. Os primeiros transmitem a sensação de calor, portanto, associamos ao fogo. Por exemplo, vermelho, laranja, amarelo e as suas mais diversas nuances.

Os tons frios remetem à água fria, como o azul, violeta ou verde. E os neutros são as cores mais fechadas, como o preto, os marrons e os tons de cinza.

Usando o círculo cromático nos cabelos para colorações

Quem quer entender bastante sobre coloração de cabelos, precisa saber o básico sobre colorimetria e como analisar o círculo cromático das cores.

Dentro da colorimetria, na maioria das vezes, o círculo cromático aparece em formato de uma estrela de seis pontas. Ela é usada especialmente para matizar e neutralizar as colorações. Chama-se Estrela de Oswald.

Veja como mudar a cor dos cabelos sem descolori-los 

Utilizando tonalizantes, que são menos agressivos, e optando por cores próximas do círculo, você consegue trocar de tom sempre que o cabelo desbotar, sem precisar realizar descolorações. Assim, por exemplo, para ir do vermelho para o rosa basta escolher um tonalizante rosa e aplicá-lo depois que o vermelho estiver desbotado. Por serem cores análogas, você não vai interferir no tom, já que não terá um alto contraste.

Agora se você pretende mudar de cor entre cores opostas do círculo cromático, será necessário remover a cor atual para aplicar a cor oposta. Para isso recomendamos o Keraton Strip Tease que é um produto NOVO no Brasil e único no mercado capaz de remover os corantes de deposição (tonalizantes) de forma eficaz, sem alterar a melanina natural dos cabelos.

Os cuidados com os cabelos coloridos

Todo cabelo colorido precisa de cuidados especiais, mesmo que você tenha apenas feito uma tonalização, afinal, os efeitos da primeira descoloração ainda permanecem. Veja a forma correta de cuidar dos seus:

  • lave os fios com produtos que são indicados para o seu tipo de cabelo;
  • mantenha um cronograma capilar em dia para que haja a correta reposição de massa e nutrientes.

Falamos tanto sobre isso porque é algo de extrema importância. Um cabelo que recebeu química está fragilizado, então, ele precisa ser bem cuidado. Existem produtos específicos para cada tipo de fio não é à toa. 

Conclusão 

Entender sobre o círculo cromático é importante para você que ama mudar os tons dos seus fios e quer sempre experimentar cores novas. Entendendo quais cores são análogas e quais são complementares, é possível fazer as modificações sem precisar expor os fios a mais agressões do que ele precisa.

Gostou de saber mais sobre o uso do círculo cromático nos cabelos? Confira também quais são os tons de cabelo em alta em 2022.

Recommended Posts