Mudar a cor do cabelo para um tom mais escuro é muito simples. No entanto, quando se trata de mudar para um tom mais claro, a coisa pode ficar um pouquinho mais difícil, não é mesmo? 

Só quem já passou por isso sabe o que é! A primeira alternativa que se pensa é descolorir as madeixas, mas, para isso, é preciso estar com o cabelo muito bem tratado e cuidá-lo ainda mais após o procedimento, visto que o processo danifica os fios fragilizados.

Mas fica tranquila, porque hoje eu vou contar para você como remover a coloração dos cabelos sem descolorir. Sim, é possível fazer isso de diferentes maneiras. Então, vem comigo para saber tim-tim por tim-tim como mudar o visual dos fios sem recorrer à descoloração!

Como remover a coloração dos cabelos

Como dito acima, há mais de uma maneira de remover a coloração dos cabelos sem descolorir. Apesar de serem métodos alternativos à descoloração, isso não significa que eles não agridam os fios.

Por isso, vou mostrar cada uma das principais técnicas na ordem da mais agressiva a menos agressiva aos fios fragilizados, ok?

Decapagem

Entre todos os métodos alternativos para descoloração que vou mostrar, a decapagem é a mais agressiva aos fios fragilizados, pois o processo consiste na aplicação de um agente decapante, o qual é capaz de abrir as escamas dos fios para remover os pigmentos escuros ali contidos. 

Assim, além do pigmento, água e nutrientes essenciais para manter a saúde dos cabelos são retirados, deixando os fios mais frágeis e ressecados.

Para realizar a decapagem, é preciso dividir o cabelo em mechas e aplicar o decapante em cada uma delas. Como cada produto tem suas particularidades, confira na embalagem o tempo de ação do decapante, como removê-lo dos fios, entre outras informações relevantes. Após a aplicação, realize uma hidratação profunda e siga o cronograma capilar.

Shampoozada

A shampoozada consiste na mistura de água oxigenada e pó descolorante em um shampoo neutro. Apesar de ser menos agressiva do que a descoloração tradicional, tal mistura é capaz de danificar os fios fragilizados, visto que pode deixá-los mais quebradiços, porosos e opacos.

Para realizar a shampoozada, acrescente em um recipiente duas medidas de água oxigenada 10 ou 20 volumes, uma medida de pó descolorante e, por fim, duas medidas de shampoo neutro. Após misturar bem a shampoozada, reparta o cabelo em mechas para aplicá-la uniformemente nos fios.

A mistura deve agir entre 15 a 30 minutos, dependendo do tom que você pretende atingir, lembrando que esse procedimento é capaz de abrir até três tons. Após o procedimento, aplique uma máscara de hidratação profunda para reparar os fios e siga realizando o cronograma capilar.

Shampoo antirresíduos

Alguns recorrem ao uso de shampoos antirresíduos de pHs altos, que abrem a cutícula e removem oleosidade e pigmentação, o que não é a proposta de um shampoo antirresíduo, cuja finalidade é remover metais contaminantes, resíduos cosméticos que prejudicam os processos químicos (colorações, alisamentos, etc…). O princípio ativo de um bom shampoo antirresíduo é à base de agente desmineralizante com pH baixo que não danifica os fios.

Shampoos antirresíduos com pHs altos deixarão a escama do seu fio aberta, assim, além de retirar a pigmentação da coloração, ele também removerá hidratação e nutrientes importantes, o que pode acabar causando porosidade se utilizá-lo com muita frequência.

Lavar seguidamente os cabelos

Além das opções anteriores, é possível remover a coloração dos cabelos apenas lavando-os seguidamente com o shampoo que você usa normalmente. Esse método não agride tanto os cabelos, visto que você não estará aplicando nada de diferente nos fios, mas o resultado só aparece gradualmente após muitas e muitas lavagens.

Essa técnica pode funcionar muito bem em cabelos coloridos com tonalizantes ou colorações em tons fantasia, como o ruivo. Já tons mais escuros de coloração não tendem a desbotar facilmente.

Removedor de coloração

Por fim, o removedor de coloração é o método mais seguro e eficaz para remover os corantes depositados através de processos oxidativos, porque é capaz de retirar apenas o pigmento proveniente das colorações sem interferir na melanina natural dos fios, ou seja, na cor natural dos seus cabelos.

Como cada removedor de coloração tem suas particularidades, para aplicá-lo, siga as instruções contidas na embalagem do produto. Geralmente, recomenda-se o uso de luvas, mexer o produto até obter uma mistura homogênea, dividir o cabelo em mechas e aplicar o removedor nos cabelos secos com um pincel, respeitando a distância de 1 cm da raiz.

Não é recomendado fazer uso de toucas plásticas, de alumínio ou de aquecimento durante a aplicação e, após finalizar o procedimento, siga com o cronograma capilar.

Conheça o Reduton Color System, o redutor de coloração da Kert

O Reduton Color System é o removedor de coloração da Kert Cosméticos. Ele é capaz de remover total ou parcialmente pigmentos de colorações permanentes e semipermanentes sem alterar a melanina natural dos fios, o que não ocorre com descolorantes à base de sais de amônia e oxidantes que removem os corantes artificiais e também os naturais.

Devido a essas características o Reduton Color System é compatível com diversos processos químicos, como relaxamentos, alisamentos, colorações, mechas e escovas progressivas.

Como o Reduton Color System reduz suavemente os corantes artificiais, para remover totalmente colorações muito escuras, é preciso realizar mais de uma aplicação, respeitando o intervalo de uma semana entre cada uso. Para prever o resultado esperado, recomenda-se realizar o teste de mecha e toque antes da aplicação. 

Concluindo…

Como você pôde perceber, é possível remover a coloração dos fios sem recorrer à descoloração. No entanto, é preciso conhecer bem cada método, visto que, apesar de as demais técnicas serem alternativas à descoloração, isso não significa que elas não danificam os cabelos fragilizados.

E então, você sabia como remover a coloração dos cabelos sem descolorir? Descubra também como evitar e lidar com o frizz.

Posts Recomendados