Os cabelos são sinônimo de beleza e autoestima para muitas pessoas e, assim como várias outras partes do corpo, eles possuem variações e características distintas que são responsáveis pela cor, textura e aparência dos fios.

Um dos tipos de cabelos são aqueles que possuem os fios finos que, por sua vez, demandam cuidados especiais para hidratá-los e melhorar ao máximo a sua aparência. Sabendo disso, preparamos este post especialmente para que você saiba tudo sobre os cabelos finos, incluindo as suas características e dicas para cuidar bem deles e garantir que fiquem saudáveis.

Os cabelos finos e as suas características

O cabelo fino é um tipo de cabelo que geralmente possui um aspecto delicado, frágil e pouco volumoso e, por conta disso, ele tende a ser quebradiço, difícil de pegar forma e se embaraça facilmente.

Além disso, pode ser confundido com o cabelo ralo por muitas pessoas. Embora eles possam até ter algumas semelhanças, são dois tipos de cabelos diferentes. Quando falamos de cabelos ralos, na verdade, estamos nos referindo ao quantitativo dos fios presentes no cabelo. Já o cabelo fino é caracterizado principalmente pela sua haste que possui uma estrutura fina quando comparada com as variações de cabelos mais grossos.

O cabelo fino pode ser decorrente da genética ou ser consequência de um problema relacionado a alterações nutricionais, de queda de cabelo, de doenças como alopecia androgenética, alopecia fibrosante frontal e outras.

Além disso, a utilização de produtos químicos agressivos como alisamentos e o uso de equipamentos de calor, como o secador e chapinha, podem ocasionar a perda da estrutura dos fios, tornando-os mais finos.

Então, já que os cabelos finos se rompem com facilidade e tendem a ressecar mais facilmente ao receber química ou por agressões decorrentes do dia a dia, como exposição solar e poluição, é necessário redobrar os cuidados com esse tipo de cabelo.

Cuidados para deixar os cabelos finos saudáveis

Uma vez que os cabelos finos são naturalmente mais frágeis, é fundamental tomar uma série de cuidados para mantê-los com uma boa textura, aparência e saúde.Veja abaixo algumas dicas para deixar os cabelos finos saudáveis e bonitos.

1. Atenção na hora de lavar o cabelo

É extremamente importante manter sempre que possível o couro cabeludo limpo, pois a poluição do ar, as células mortas da pele, o sebo, o acúmulo de produtos e a sujeira em geral são responsáveis por aumentar o peso do cabelo e deixá-los ainda mais propensos a danos.

Na hora de lavar os cabelos, opte por usar produtos ideais para um cabelo fino, com fórmulas leves e com ação anti-quebra dos fios.

Aplique o shampoo somente na região do couro cabeludo e massageie suavemente para limpá-lo gerando o mínimo de atrito possível. Por fim, evite usar água quente para lavar os fios, já que é comprovado que as altas temperaturas da água contribuem para fragiliza-lo, ou seja, dê preferência à água morna ou fria.

2. Faça hidratações constantes

A hidratação do cabelo deve estar presente na rotina de cuidados capilares de todas as pessoas. Independentemente do seu tipo de cabelo, devendo ser feita a cada 15 dias.\

Tratando-se do cabelo fino, a hidratação será determinante para recuperar o aspecto brilhante e macio dos fios. E também para realizar a reposição dos nutrientes e da água perdida, por causa de agressões externas, tais como o sol e a poluição.

Para realizar a hidratação dos cabelos, escolha uma máscara leve para que as mechas não fiquem com uma aparência pesada. Os produtos que contém queratina, óleos de frutas e manteiga de karité são muito bons para ajudar a manter os fios fortes e resistentes.

3. Realize a reconstrução capilar

A reconstrução capilar é um tratamento muito eficaz para repor os nutrientes da fibra capilar. Com isso, ela consegue fortalecer, aumentar a resistência e a vitalidade dos fios, resultando na melhora da sua saúde e aparência. 

Para os cabelos que estão fragilizados, ressecados e danificados por tratamentos químicos, a reconstrução capilar será ainda mais necessária para reverter esse quadro. Assim como a hidratação, ela deverá ser feita com uma regularidade de aproximadamente 15 dias. Já se o cabelo é naturalmente fino e não passou por procedimentos químicos, ela pode ser realizada apenas uma vez por mês para não pesar.

4. A umectação capilar pode ser uma boa alternativa

A umectação é um tratamento capilar excelente para encorpar o fio. Ela é feita com ingredientes 100% naturais e ajuda a deixar o cabelo saudável e bonito. O óleo de coco na umectação pode auxiliar no propósito de engrossar os fios, e pode ser utilizado de dia ou de noite, desde que você não exponha os fios ao sol logo em seguida.

5. Muito cuidado com secador e chapinha

O secador e a chapinha podem danificar o cabelo fino caso sejam utilizados de qualquer jeito. Ao usar o secador, configure o aparelho em temperaturas mais baixas. Comece a secar os fios a partir da raiz, indo em direção às pontas. Sempre com uma distância de no mínimo três centímetros do couro cabeludo.

Não esqueça de utilizar um protetor térmico para evitar que o cabelo seja agredido pelo secador e também penteie os fios cuidadosamente antes de secá-los para que eles não embaracem. A chapinha poderá ser usada só se houver uma grande necessidade e, se as pontas forem modeladas com a prancha, não deixe se selá-las com um produto a base de óleo.

6. Cabelo embaraçado? Evite que isso aconteça

Os cabelos finos se embaraçam e quebram facilmente, mas há algumas medidas que você pode tomar para reduzir muito esse problema. Elas são:

  • evite deixar o cabelo solto ao vento: se você estiver ao ar livre, é ideal prendê-lo parcial ou totalmente;
  • penteie o cabelo com muito cuidado: evite forçar o pente para desembaraçar os fios;
  • não durma com os cabelos soltos: prenda os cabelos com um elástico de cetim bem folgado ou faça uma trança com pouca firmeza para evitar que fique marcado;
  • tenha muita cautela com sprays: os sprays em geral ressecam os fios, o que pode dificultar ainda mais a retirada dos nós do cabelo.

Concluindo…

Os cabelos finos naturalmente estão sujeitos a embaraçar e quebrar com mais facilidade. Por conta disso, é fundamental tomar uma série de cuidados para deixar os cabelos fortes e saudáveis, evitando problemas relacionados à sua textura e aparência.

Agora que você já sabe quais as características desse tipo de fio e quais cuidados ele precisa. Entenda também o que é a reconstrução capilar e como realizá-la em casa.

Recommended Posts