A tendência de deixar os cabelos mais naturais tem feito a cabeça de muitas mulheres. Hoje em dia, é bem comum ver madeixas onduladas ou crespas pelas ruas. Porém, ainda há um público fiel que não dispensa um alisamento.

Mas são tantos alisamentos diferentes que fica até difícil saber qual é a melhor opção. Importante ressaltar que os alisamentos possuem formulação diferente e são incompatíveis com algumas composições químicas constantes em produtos disponíveis no mercado.

Pensando nisso, separamos aqui os principais tipos de alisamentos para você saber bem como transformar seu cabelo com química sem danificá-lo. Acompanhe para saber mais!

Os alisamentos mais populares

Alisamento com guanidina

Se você quer um resultado definitivo, porque quer mais praticidade na hora de se arrumar, o alisamento com guanidina é para você. Essa espécie de relaxamento que alisa o fio, não sai com a lavagem.  Para você tirar o produto do cabelo, será preciso esperar crescer para cortar. 

Outro ponto importante é que a guanidina não é compatível com alguns produtos químicos. Sendo assim, produtos com tioglicolato de amônia e tinturas que contêm amônia, devem ser dispensados. 

Alisamento com tioglicolato de amônia

O tioglicolato é um tratamento também muito potente e com alta duração. No entanto, ele não deixa o cabelo permanentemente liso como ocorre com a guanidina. Mas, para quem quer redução de volume, essa é uma opção muito boa com baixa agressão aos fios.

Alisamento com hidróxido de sódio

Esse tipo de alisamento é bem parecido com a guanidina. Em ambos os casos, contribuem para um resultado definitivo. Portanto, somente com o corte, a química saíra do cabelo. 

O ideal é que a aplicação seja feita por quem conhece muito bem o assunto. Afinal, a química é bem forte e não aceita misturas, podendo ocorrer um corte químico. 

Alisamento de chuveiro

O alisamento de chuveiro aparece como uma opção prática para quem quer alisar. Geralmente, o produto já vem em uma embalagem com formato de bisnaga, pronta para ser aplicada nos cabelos.

O produto é indicado para quem quer alinhar os fios e reduzir o volume. Mas é importante saber que a duração é menor porque sai com a lavagem. Portanto, quanto mais frequente for a lavagem, menos tempo ela vai durar. Mas é uma excelente opção para redução de volumes em cabelos cacheados.

Alisamento americano

Esse tipo de alisamento caiu no gosto popular por ter um processo mais rápido que os demais. Bastam apenas 20 minutos, dependendo do cabelo, para ter um alisamento perfeito. 

O alisamento americano envolve também nutrição para não agredir muito os fios e garante resultados eficientes para cabelos crespos.

Alisamento japonês

O alisamento japonês é outro tipo de alisamento definitivo. O que potencializa seus resultados é a reestruturação dos fios. Com isso, após a aplicação, é possível confundir o cabelo quimicamente tratado com um cabelo liso e natural. Muito queridinho das mulheres que querem o liso perfeito.

O que não é alisamento – parece alisamento, mas não é!

Sabe quando você vê a amiga escovada e, depois de alguns dias, o cabelo fica ondulado novamente? Ela pode ter optado por um tratamento capilar que exige finalização com prancha. 

Alguns procedimentos que alisam temporariamente são responsáveis por nutrir ou reconstruir o fio. Veja alguns tratamentos que parecem alisamento, mas não são.

Selagem

Para quem quer reduzir o volume sem precisar fazer alisamento, pode optar pela selagem à base de queratina. Como forma de fazer o produto penetrar no fio, usa-se o secador com ar quente. E para finalizar, a prancha é utilizada como forma de fechar as cutículas do cabelo.  

Botox capilar

O botox é também conhecido como escova sem formol. Mas a verdade é que esse não é um tipo de alisamento. Muitas mulheres procuram o botox capilar para deixar o cabelo com aspecto brilhoso e com menos volume. 

Cauterização capilar

Os fios mais finos podem ganhar mais peso com a cauterização capilar. Esse procedimento deixa o cabelo mais encorpado porque reconstrói a fibra capilar com queratina. Sendo assim, o cabelo fica com aspecto liso.

Qual tipo de alisamento causa menos danos aos cabelos?

Muitas pessoas pararam de alisar os fios por medo de danificar os cabelos. No entanto, cada tratamento possui um tempo de aplicação que deve ser respeitado para evitar danos. Por isso, o mais recomendado é procurar a ajuda de um profissional para fazer uma aplicação segura e eficiente.

O tioglicolato de amônio é uma forma segura de alisar cabelos cacheados e com tintura, já que há uma perda menor de proteínas.

Cuidados antes de fazer alisamentos

Um erro muito comum é achar que o próprio alisamento trará saúde para os cabelos. Precisamos lembrar que alisar as madeixas significa mudar a estrutura do fio, sendo assim, o procedimento requer alguns cuidados prévios.

Antes de alisar, busque hidratar e nutrir com umectações algumas semanas antes, a fim de deixar os fios mais fortes. 

No dia da transformação, faça o teste de mecha. Só assim, será possível analisar a saúde do cabelo para ver se ele suporta um procedimento químico. Se o fio estiver elástico, nem tente! Espere um pouco mais, hidratando e nutrindo o cabelo até que ele esteja mais receptivo ao produto.

Cuidados após alisamentos

Fios lisinhos e saudáveis precisam de alguns cuidados redobrados. Isso fará com que o efeito do alisamento seja mais prolongado. Veja algumas dicas.

Faça um cronograma capilar para que os fios se mantenham saudáveis. Assim, faça da rotina de hidratação e nutrição um hábito para manter seus cabelos mais resistentes. A reconstrução é um tratamento importante para recuperar a massa perdida com o procedimento químico. Então, em um intervalo periódico maior,  utilize produtos voltados para essa etapa.

Se você deseja deixar os cabelos lisos como sempre sonhou, existem várias maneiras de chegar nesse resultado. Mas cuide ainda mais quando o assunto for alisamento. A Kert Cosméticos tem a linha Phytogen Inner Fusion, ideal para recuperar cabelos danificados por processos químicos.

Após o alisamento, os cabelos perdem nutrição e queratina, resultando em fios mais quebradiços. Por isso, a linha Phytogen Inner Fusion foi preparada para recuperar toda a estrutura do fio que sofreu a perda de nutrientes.

Quer deixar seus cabelos lisos com muito mais brilho, força e resistência? Acesse nosso site para conhecer e adquirir os produtos da linha Phytogen Inner Fusion.

Recommended Posts