A transição capilar pode ser considerada ainda um tabu. Afinal, toda mudança pode gerar um pouco de apreensão e insegurança, principalmente quando adotamos por muito tempo cabelos com progressiva ou alisante, é super normal rolar esse tipo de sentimento.

E por esta razão, reunimos aqui informações e dicas importantes para transformar e ressaltar a beleza natural dos fios, com muita hidratação e leveza. Confira!

O que é transição capilar?
Mesmo que muito se fale em transição capilar, algumas pessoas ainda não possuem familiaridade com o tema. Transição capilar é o período em que se decide deixar o cabelo natural crescer da raiz, até que atinja um comprimento para big chop, cortando toda parte alisada dos fios, renovando o visual e resgatando as características naturais. 

O processo de transição capilar não é rápido, por isso é preciso se organizar e contar com produtos desenvolvidos para ajudar no processo, que não é fácil.  

Como fazer?

Para fazer a transição capilar, basta querer, literalmente. Afinal, a transição é caracterizada pelo momento em que o indivíduo volta a ter os cabelos naturais. Assim sendo, o processo já estará quase completo a partir do momento em que você decidir. Para isso, mantenha em mente alguns aspectos:

  • Não utilize mais químicas;
  • Faça hidratações;
  • Tenha cuidado com produtos térmicos;
  • Tenha paciência para desembaraçar;
  • E cuidado para pentear.

A partir do momento em que você decidiu passar pela transição capilar, indicamos fortemente não utilizar mais nenhuma química no cabelo. Caso contrário, todo o esforço vai por água abaixo. Em seguida, manter uma hidratação é muito importante.

Atualmente, existem produtos que podem ajudar, como máscaras de hidratação que ajudam a repor a água do cabelo e mantêm os fios fortes e protegidos do calor. Em seguida, cuidado, mas muito cuidado mesmo com os secadores e chapinhas.

Primeiramente, se for muito necessário utilizar o secador, tente utilizar ele a uma distância de 30 cm da raiz, em temperatura baixa e nem pensar em chapinha. Uma dica se quiser realmente utilizar um secador, é sempre aplicar um leave-in que auxilie na proteção térmica. Hoje em dia, é possível encontrá-los disponíveis para uma variedade de cachos.

Enfim, também é preciso muita paciência e cuidado para desembaraçar os fios. Para isso, indica-se procurar uma escova específica e que auxilie na hora de não machucar. Por fim, o cuidado também é importantíssimo na hora de pentear. Para isso, pode-se utilizar cremes de pentear sem enxágue, por exemplo, como creme multifuncional.

phytogen-i-love-my-curly-hair

Por que a chapinha e o secador são proibidos na transição capilar?

Na verdade, nem a chapinha e nem o secador são proibidos. Mas nós sempre recomendamos uma atenção extrema quanto a eles. Quando ocorre o processo de transição capilar, o novo cabelo se encontra muito frágil – afinal, tratam-se de fios que estão em recuperação – e qualquer coisa pode ser o suficiente para estragá-los.

Por isso, como dissemos, caso precise realmente utilizar esses aparelhos, utilize os produtos térmicos. De modo geral, a transição precisa ser um momento de libertação, autoconhecimento e autoestima nas nuvens ao saber que o cabelo natural vai voltar.

Logo, isso significa que, se você se sente bonita e mais segura passando pela transição com a chapinha ou secador (ou ambos), então utilize-os. É muito importante que você leve esse momento com leveza e dando tempo ao tempo, sempre seguindo a transição dentro do seu melhor. Porém, lembre-se de sempre utilizar os protetores térmicos e leave-ins.

Big chop

Quem já passou ou está passando pela transição capilar, provavelmente sabe o que é big chop. Se você não sabe, vamos explicar. O big chop é, na verdade, o ato de cortar a parte química dos cabelos e ficar com a textura natural dos fios.

Conhecido também como BC, ele pode ser feito a qualquer momento da transição, não importando a época. A única coisa que importa é que você se sinta devidamente preparada para o corte.

Como facilitar a transição capilar?

Sem dúvida, a diferença do formato dos fios durante a transição capilar é um dos aspectos que mais incomoda as cacheadas e cacheados. Afinal, é possível notar a parte onde está o alisamento e também a parte onde ainda se encontra o processo químico. Para facilitar a transição, pode-se apelar para os processos:

  • Bigudinho;
  • Coquinho;
  • Fitagem.

O bigudinho se refere a enrolar o cabelo com o próprio bigudinho e assim neutralizar os fios. Isso pode ser feito com gel ou gelatina específica. Outra solução é fazer um grande e firme coque ou então espalhar diversos coques pela cabeça e soltando somente 6 horas depois.

A intenção do coquinho e do bigudinho é justamente colaborar para que os fios que ainda estão com a parte química, fiquem mais harmônicos. Já em relação à fitagem, o mesmo ocorre, porém, com produtos específicos para ela.

Cabelo pós-transição

Um dos maiores motivos de desistência de quem inicia a transição capilar é a alegação de que o cabelo jamais voltará a ser como era antes. Porém, esse fato, no entanto, está completamente equivocado. O motivo é que a progressiva não é tão forte a ponto de aniquilar com a raiz do cabelo.

Logicamente, é preciso ter paciência e deixá-lo voltar pouco a pouco ao normal. Logo, as progressivas constantes não alteram o DNA dos fios, apenas a sua camada externa. Isso significa que assim que o seu cabelo começar a crescer novamente, ele adquirirá lentamente o seu real formato. Ou seja, o formato da genética.

Dicas adicionais

É comum que a transição capilar faça com que muitas mulheres se sintam ansiosas e inseguras durante todo o processo ou grande parte dele. Porém, lembre-se que se você se sentir insatisfeita e com uma sensação desagradável, é possível enrolar os fios e mantê-los mais harmônicos. A dica é sempre focar no resultado lindo e agradável, sabendo que será uma pessoa com um nível muito maior de autoestima e que supera qualquer obstáculo.

Recommended Posts