Cada ser humano possui algumas características próprias que o diferencia dos demais indivíduos. Com os cabelos isso não é diferente, visto que há diversos tipos de fios, curvaturas, texturas e comprimentos.

Um dos tipos de cabelo é o ondulado, que demanda certos cuidados para se manter brilhante e saudável. Continue a leitura, pois vamos contar tudo sobre o cabelo ondulado, incluindo as características e necessidades dessa curvatura, dicas para definir as ondas, dentre outros tópicos.

Características do cabelo ondulado

Muitas mulheres reclamam dos seus cabelos pelo fato de eles não serem cacheados, muito menos lisos. A principal característica de um cabelo ondulado é a presença de ondas com curvaturas no formato de um S nos fios. 

Essas curvas podem estar presentes em todo fio, apenas nas pontas ou em algumas partes do seu comprimento. Hoje em dia há diversas opções de produtos, técnicas e tratamentos que visam definir as ondulações, deixando o cabelo lindo e hidratado para você arrasar!

Saiba quais são os tipos de cabelo ondulado

Existe uma classificação feita com base nas curvaturas apresentadas por cada tipo de cabelo para determinar em qual característica ele mais se encaixa. Essa classificação é composta por números, que inicia no número 1 correspondente ao cabelo liso, até o número 4, que caracteriza o cabelo crespo.

Dentro dessas classificações de números há subdivisões representadas por letras que indicam o grau que o fio possui de acordo com o seu tipo. No caso do cabelo ondulado, a sua classificação corresponde a 2, sendo subdividido pelas letras a, b e c.

Veja a seguir os tipos de cabelos ondulados.

Tipo 2a

Você provavelmente já viu uma pessoa que possui um cabelo liso, porém com pequenas ondulações em seu comprimento. Na maioria dos casos as ondas são no fim das pontas. Pois bem, esse tipo de cabelo com ondulações muito pequenas, quase imperceptíveis, se encaixa na categoria 2a dos cabelos ondulados.

Tipo 2b

Os cabelos do tipo 2b são aqueles que possuem os fios com ondulações um pouco mais definidas e visíveis, do comprimento às pontas, mantendo as raízes lisas. Geralmente em formato de S, essas ondas possuem mais volume e o cabelo como um todo demanda certos cuidados para evitar o aparecimento de frizz.  

Tipo 2c

Os fios da subdivisão 2c são mais grossos, bastantes definidos e ainda mais volumosos com a presença de ondas que surgem desde a raiz dos fios, passam pelo comprimento e chegam às pontas. 

Assim como o tipo 2b, esses fios são mais propensos ao aparecimento de frizz.

Como definir o cabelo ondulado?

O modelador de cachos é uma ótima ferramenta que pode ser usada para deixar o seu cabelo mais ondulado. Esse equipamento usa do calor para definir as ondas, mas é importante que você use um protetor térmico, além de uma boa linha de produtos para cabelos ondulados.

A técnica de fitagem também é muito usada não só para cabelos ondulados, mas também para cabelos crespos e cacheados. Essa técnica de finalização consiste em separar os fios em pedaços de fita e estimular a formação de ondas no cabelo de cima para baixo, fazendo com que os fios possam memorizar esse formato.

Cuidados necessários com um cabelo ondulado

Não use água quente

Evite ao máximo usar água quente para lavar o seu cabelo, pois os fios ondulados e cacheados são mais secos por natureza. Caso contrário, a temperatura elevada da água quente vai abrir as cutículas seladoras dos fios, retirando a hidratação deles e deixando-os bastantes ressecados.

Use produtos para cabelos ondulados

Antes de adquirir um shampoo, um condicionador, um leave-in, uma máscara de tratamento ou outros produtos capilares, confira se esses produtos são indicados para os cabelos ondulados. Isso é muito importante dado que os produtos para cabelos ondulados possuem nutrientes próprios para ajudar na sua definição e nutrição.

Faça a hidratação dos fios

A curvatura dos fios ondulados dificultam a chegada da oleosidade natural das raízes até as pontas, resultando no ressecamento do cabelo. Por isso, é muito importante fazer hidratações frequentes nos fios para que eles possam se manter saudáveis e com as suas ondulações definidas.

Uma dica é alternar a cada semana um tratamento hidratante mais forte com um tratamento de nutrição. Não deixe de apostar em tratamentos de reconstrução capilar uma vez ao mês a fim de fortalecer os fios e evitar que o ressecamento e outros problemas possam levá-lo à quebra.

Use um relaxamento temporário para cabelo ondulado

O relaxamento temporário é muito eficaz para texturizar os fios ondulados e cacheados, dado que ela causa estímulos que agem para formatar e definir as ondulações, garantindo uma maior fixação dos fios. Além disso possui outros benefícios como proteção térmica e proteção contra raios UV, controle do volume, efeito touca de cetim (evita o atrito direto dos fios com os tecidos), disciplina os fios, bloqueia a umidade externa (que altera a definição capilar) e devolve o brilho natural aos fios.

Cortes para quem tem cabelo ondulado

Investir em cortes que valorizam o seu cabelo ondulado vai te deixar ainda mais linda, com a autoestima muito mais elevada.

Alguns dos cortes indicados para esse tipo de fio são:

  • corte pixie ondulado: é um corte curto indicado para quem deseja ter um visual mais ousado, pois ele quebra a hegemonia da maioria dos cortes que deixam o cabelo mais longo;
  • long bob ondulado: esse corte é caracterizado por manter uma base reta na altura da linha do ombro ou da clavícula. O long bob também pode ser desfiado nas pontas para causar um efeito de movimento;
  • corte repicado: o corte repicado para cabelos ondulados afina e desiguala as pontas, dando um efeito irregular e jovial.
  • corte em camadas: é a opção ideal para quem busca mais versatilidade para fazer penteados e finalizações.

Concluindo…

O cabelo ondulado possui três subdivisões que acompanham a intensidade das ondas. Esse tipo de cabelo demanda alguns cuidados especiais para manter uma boa saúde e aparência, mesmo com o seu ressecamento natural.

Portanto, apostar em um corte que valoriza o cabelo ondulado é uma forte recomendação para que você fique ainda mais radiante.

Curtiu as dicas? Aproveite a visita e confira outros conteúdos em nosso blog.

Recommended Posts