Muitas mulheres acabaram adotando a química para manter os cabelos lisos de vez. Mas para mudar o visual, algumas optam pelo Big Chop. Agora em 2023, é hora de começar a pensar em um novo look. Então, esse é um ótimo momento para fazer o corte radical e valorizar o seu cabelo natural.
O Big Chop é um corte que remove todo o cabelo relaxado ou alisado, deixando apenas o cabelo virgem. É uma ótima maneira de começar o ano com um visual totalmente novo. E quem não quer renovar o rosto e entrar em 2023 diferente?
Além disso, o Big Chop também pode ajudar a melhorar a saúde do seu cabelo, já que remover o cabelo danificado pode permitir que seu se recupere e cresça com mais força. Se você está pensando em fazer um Big Chop no próximo ano, continue lendo para saber mais sobre este corte e como ele pode transformar sua vida.
O que é Big Chop?
A palavra Big Chop vem do inglês e significa “grande corte”. A radicalização do corte de cabelo pode trazer mais liberdade para quem quer cultivar um estilo mais natural. Imagine tirar toda a química e não precisar passar por processos frequentes que agridem os fios.
Vale lembrar que, durante a transição capilar, os cabelos ficam com múltiplas texturas, o que dificulta a finalização e pode deixar os fios sem forma. O big chop é, portanto, uma mudança mais radical, para quem está no fim do processo ou quer acelerá-lo.
Apesar de parecer uma solução para quem quer se livrar definitivamente de procedimentos químicos, é preciso ter cuidado. Como o corte é bem radical e pode deixar o cabelo bem curtinho, pode ocorrer arrependimento. Então, pense bem para não ficar triste com o resultado.
Quando fazer o Big Chop?
O Big Chop deve ser uma escolha para quem realmente sabe o que está fazendo. Se você ainda tem dúvida se o novo visual de transição pode não se adequar a você, espere mais um pouco. Até porque, para a mulher, o cabelo mexe muito com a autoestima. A prioridade é que você esteja bem com a sua escolha.
Outra opção é fazer com que o corte seja feito em processos. Se você acha que não vai se sentir bem com um corte tão radical, faça em etapas essa transformação. É bom observar que o corte feito gradualmente também é uma maneira de adaptá-lo a uma nova realidade. Existem cortes que facilitam a transição capilar sem dar a aparência de uma grande mudança até chegar ao ponto certo.
Como fazer o Big Chop?
Primeiramente, escolha um cabeleireiro de confiança. Isso dará mais conforto na hora de fazer a transformação. Mas caso ainda não tenha, procure especialistas em cabelos crespos, cacheados e ondulados, pois eles estão mais acostumados a fazer transformações assim e poderão dar sugestões criativas de acordo com seu estilo.
Existem dois estilos que são muito pedidos para introduzir o Big Chop. São eles o tapered hair e o corte em camadas. O tapered hair deixa o topo da cabeça com cachos e as laterais raspadas ou bem curtas. Esse corte é muito usado em cabelos crespos. Já o corte em camadas, é ideal para cabelos que têm o crescimento mais lento na parte frontal. Assim, é possível equilibrar a variação de madeixas até que todas fiquem uniformes.
As franjas cacheadas podem acompanhar o corte em camadas para deixar o cabelo ainda mais solto e natural. Assim, rapidamente os fios passam a acompanhar o restante do cabelo, à medida que são cortados periodicamente. E para contribuir para a transformação na transição capilar, procure produtos e finalizadores que favoreçam a sua curvatura.
Como passar pela transição sem o Big Chop?
A transição capilar pode ser acelerada com o Big Chop, mas se você ainda não está preparada para passar por ele, é possível utilizar estilizações para igualar as texturas.
Algumas pessoas usam babyliss e chapinha, o problema é que o cabelo já passou por processos químicos que fragilizam os fios, e a intenção é mantê-los saudáveis. Por isso, evite o calor e deixe as madeixas secarem naturalmente.
Uma técnica que pode ser aplicada para contribuir para a ondulação é o uso de bigudins, rolos ou até os dedos. O “dedoliss” é uma técnica manual de enrolar as madeixas com produtos finalizadores que mantém o penteado por mais tempo.
No século passado, até o papel higiênico era utilizado no processo. Até hoje algumas pessoas usam essa técnica para enrolar os cabelos e deixá-los bem ondulados. O mais importante é manter a saúde dos fios. Inclusive é por isso que muita gente adere ao Big Chop.
Benefícios do Big Chop
Adotar um estilo de cabelo diferente faz parte da vida de qualquer mulher. É assim que a gente procura mostrar ao mundo que estamos nos renovando, ao mesmo tempo que estamos trabalhando na autoestima. Mas tem muito mais. Veja outros benefícios que o Big Chop pode trazer para você no próximo ano.
1. Você passa a ter um cabelo saudável e forte
Ao fazer o Big Chop, você está removendo todos os danos do seu cabelo. Os fios crescerão fortes e saudáveis, livres de pontas duplas e menos quebradiços. E você não precisa mais ficar refém de idas ao cabeleireiro para retocar a raiz natural que está aparecendo. Essa frequência de aplicação de produto químico, enfraquece a raiz e pode comprometer todo o cabelo com o tempo.
2. Você economiza tempo e dinheiro
Com o cabelo curto e sem química, você não vai precisar passar muito tempo cuidando dele. Sem falar que os processos químicos feitos no salão custam muitas horas do dia e muito no bolso também. É uma economia nos dois lados.
3. Você aprende a gostar do seu cabelo natural
Sair da química e assumir seu próprio cabelo é um processo importante e muito bonito. Caso opte pelo Big Chop, você vai aprender a observar mais a sua própria beleza e conhecer o seu cabelo de uma nova forma. Você vai se sentir mais bonita, moderna e feminina.
Agora que você já sabe os benefícios do Big Chop, não tem motivos para ter medo. Aproveite para conhecer a linha da Kert para cabelos em transição. São produtos de alta qualidade que vão ajudá-la a cuidar dos seus fios durante esse processo. Conheça a linha de cachos Phytogen e entre em 2023 de cara nova!