Você sabia que ter um cabelo saudável é consequência de vários fatores, como alimentação, estilo de vida e cuidados diários? Até mesmo na hora de higienizar o couro cabeludo e os fios, é importante ter atenção e fazer isso da forma correta.
É provável que você já tenha feito a seguinte pergunta: Água quente faz mal para o cabelo? Essa é a dúvida de muitas pessoas, por isso preparamos este post para que você saiba cuidar do seu cabelo da melhor forma. Continue a leitura até o final.
Água quente faz mal para o cabelo?
Afinal, será que a água quente realmente faz mal para os fios ou isso é mito? Antes de mais nada, é preciso entender que o cabelo é formado por filamentos de proteína, principalmente a queratina. Dessa forma, a água quente pode sim destruir essas cutículas proteicas e deixar os fios fracos.
A abertura das cutículas também gera a perda de nutrientes e, consequentemente, o ressecamento e a fraqueza dos fios. Além disso, o cabelo fica mais fraco, poroso e sem brilho, o que pode ocasionar a queda capilar e, no caso de cabelos coloridos, ocorre um desbotamento precoce.
O couro cabeludo, que nada mais é do que a pele que sustenta os fios, também sofre com o efeito da água quente, ficando mais ressecado e fazendo com que as glândulas sebáceas aumentem a produção de sebo. Como consequência, ocorre um aumento de oleosidade na raiz.
Vale lembrar que um couro cabeludo oleoso é mais propenso ao aparecimento de dermatite seborreica, a famosa caspa. Ademais, tomar banho com água muito quente também pode causar vermelhidão e sensibilidade no couro. Portanto, a resposta é sim! Água quente faz mal para o cabelo e pode prejudicar, inclusive, a pele.
Afinal, qual é a temperatura ideal para o banho?
Pode ficar calma, não é porque a água quente danifica os fios que você precisa, necessariamente, tomar banho gelado. A melhor temperatura para lavar os cabelos é a água morna mais próxima de fria.
Assim, como acontece com os cabelos, a água quente diminui a proteção natural da pele, causa ressecamentos e aumenta a produção de sebo.
A água morna (quase fria) é ótima para a saúde do corpo todo, visto que ela também reduz o estresse, promove relaxamento, diminui dores musculares, estimula o sistema imune, previne resfriados, acelera o metabolismo e rejuvenesce a pele e os fios.
Mitos e verdades sobre cuidar do cabelo no banho
Existem vários mitos sobre os cuidados com o cabelo. A seguir, elencamos algumas crenças e verdades acerca das madeixas, especialmente durante o banho.
Água quente causa caspa
Verdade. A água quente aumenta a descamação capilar em decorrência da maior sensibilidade e irritação do couro cabeludo, que passa a produzir mais sebo.
Água quente desbota o cabelo
Verdade. O excesso de temperatura abre as cutículas dos fios e, por isso, o desbotamento do cabelo tingido é acelerado.
Água fria é a melhor escolha para lavar os cabelos
Depende. A água muito fria dificulta a limpeza capilar, visto que não facilita a abertura dos poros. Dessa forma, ao passar o shampoo, prefira uma água morna. Já para aplicar o condicionador ou máscara capilar, use a água fria, porque esses produtos alinhados a uma temperatura baixa selam as cutículas abertas e, desse modo, o cabelo ficará com mais brilho e viço.
O shampoo pode ser usado nos fios
O shampoo é indicado para limpar o couro cabeludo, porque pode ressecar os fios. Então o ideal é passar uma pequena quantidade desse produto no couro cabeludo fazendo uma massagem suave com as pontas dos dedos e depois enxaguar.A massagem é importante para fazer o sangue circular nessa área e aumentar a captação de nutrientes.
Os fios devem ser desembaraçados durante o banho
Verdade. Se você lavar o cabelo no banho, será mais fácil desembaraçar os fios. Penteie o cabelo ainda molhado e com a ajuda de um creme ou condicionador. Além disso, use um pente adequado para o seu tipo de cabelo.
Lavar o cabelo menstruada faz mal
Esse é um mito; Não há relação entre lavar o cabelo durante o banho com problemas de saúde ou alteração no fluxo menstrual.
O cabelo não deve ser lavado todos os dias
Depende. Você precisa analisar o seu tipo de fio e se o seu couro cabeludo é ressecado ou oleoso. Se for lavar o cabelo diariamente, utilize produtos mais suaves para evitar o efeito rebote e o ressecamento.Geralmente, é ideal lavar o cabelo seco em dias alternados e o cabelo oleoso todos os dias.
O condicionador pode ficar no cabelo durante o banho
Depende. O tempo de ação fica descrito no produto, então é importante respeitá-lo. Deixar o condicionador ou a máscara capilar por mais tempo do que o indicado não faz diferença.
Boas práticas e maus hábitos
Para manter o seu cabelo saudável, é preciso evitar algumas atitudes, como:
- lavar o cabelo com água quente;
- utilizar shampoo em excesso;
- passar creme na raiz;
- não fazer tratamentos capilares de hidratação e nutrição;
- não usar protetor térmico ao passar escova ou chapinha;
- expor-se ao sol com frequência e sem proteção;
- secar o cabelo com a toalha de forma agressiva;
- usar frequentemente produtos químicos e sem orientação de um profissional.
Substitua esses maus hábitos por boas práticas que incluem um maior cuidado com o corpo:
- ter uma alimentação nutritiva;
- beber muita água;
- diminuir o estresse;
- usar produtos adequados e de qualidade;
- aparar as pontas com frequência;
- usar uma fronha de seda para causar menos atrito nos fios durante o sono;
- secar o cabelo suavemente e com um pano de algodão;
- dentre outras.
Considerações finais
Você viu que a água quente faz mal para o cabelo, além de outros fatores que interferem na saúde dos fios. Assim, para evitar problemas como a caspa e o excesso de oleosidade é fundamental cuidar dos fios com bons produtos e inserir novos hábitos.
Mesmo se você tiver uma rotina corrida, tire um tempo para valorizar o seu cabelo e o seu corpo. Assim, você terá uma vida com mais bem-estar e autoestima.
Quer saber como cuidar melhor das suas madeixas? Confira o nosso checklist do cabelo saudável.