A dermatite seborreica é uma condição da pele que afeta pelo menos 40% dos brasileiros. A doença, que pode ser crônica ou não, caracteriza-se pelo excesso de produção de sebo e descamação. Geralmente os sintomas são bem desconfortáveis e são perceptíveis.
Esse distúrbio pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo, podendo ocorrer em adultos e também em bebês. Ainda que a doença seja bem popular, a causa da dermatite seborreica ainda não é conhecida. Contudo, acredita-se que ela esteja relacionada a uma alteração no fungo Pityrosporum ovale e Malassezia, que habita a pele saudável.
Se você estiver com coceiras, vermelhidão, caspa e descamação, pode ser que você esteja sofrendo a dermatite seborreica. Então, tenha atenção a este artigo e saiba tudo sobre essa doença.
O que é dermatite seborreica?
A dermatite seborreica, também conhecida como caspa, é uma inflamação na pele causada pelo excesso de produção de uma substância conhecida como óleo sebáceo. É caracterizado por irritação cutânea, descamação e vermelhidão em áreas específicas da pele, como o couro cabeludo, rosto, nariz, testa e ombros. Isso pode ser muito incômodo e doloroso.
A causa exata da dermatite seborreica ainda não é conhecida, mas pode ser devido a uma reação alérgica a certos agentes externos, como produtos químicos ou ácaros, devido a um desequilíbrio hormonal ou problemas no sistema imunológico.
Uma boa maneira de minimizar os sintomas da dermatite seborreica é acompanhar uma rotina adequada de cuidados com a pele e com o couro cabeludo. Isso inclui lavar e hidratar bem a pele, usar produtos suaves específicos para o tipo de pele, evitar temperaturas extremas e apostar em produtos anticaspa.
Além disso, alguns medicamentos tópicos, geralmente à base de ácido salicílico, podem ajudar a reduzir a inflamação. Se os sintomas persistirem, é importante procurar um dermatologista para obter aconselhamento profissional.
O que causa dermatite seborreica?
Embora a dermatite seborreica possa ter por fatores genéticos, muitos outros fatores também podem apresentar sintomas. Alguns problemas são:
- alimentação inadequada;
- estresse prolongado;
- temperaturas extremas e umidade;
- uso de produtos agressivos;
- ingestão de bebida alcoólica;
- medicamentos;
- excesso de oleosidade.
Quais são os sintomas da dermatite seborreica?
Os sintomas da dermatite seborreica são: coceira, vermelhidão, descamação e caspa. Em alguns casos, também pode causar manchas escuras na pele e inflamações nas glândulas sebáceas.
É importante observar que diversas áreas do corpo podem sofrer com a doença. Na maior parte das vezes, a região afetada é a mais oleosa.
Existe tratamento para dermatite seborreica?
Primeiramente é importante fazer um diagnóstico com o dermatologista. O médico poderá pedir exames clínicos como teste de contato, micológico e até biópsia.
A dermatite seborreica é uma condição cutânea comum que pode afetar a pele saudável de qualquer pessoa. Apesar de o médico diagnosticar a dermatite seborreica em exames clínicos, não há cura para o problema. No entanto, existem alguns tratamentos que podem minimizar os sintomas e prevenir recorrências.
O tratamento da dermatite seborreica geralmente envolve tratamento tópico, como cremes e loções específicos, e tratamento oral, como medicamentos à base de corticoides. Imunossupressores na forma de creme ou antifúngicos como cetoconazol ou ciclopirox também poderão ser indicados pelo dermatologista.
Além do tratamento médico, é importante tomar medidas para manter a pele e o couro cabeludo saudáveis e controlar os sintomas da dermatite seborreica.
Estas medidas podem incluir a manutenção de um bom grau de higiene usando produtos suaves e livres de álcool, utilização de produtos anticaspa, hidratação frequente da pele e evitar o contato com roupas e acessórios que possam irritar a pele.
Como minimizar a dermatite seborreica?
Alguns cuidados podem minimizar a ação do fungo. O mais importante é manter o cabelo ou a área afetada muito bem higienizada e seca e usar produtos específicos para a dermatite seborreica.
Manter a mente saudável também é muito importante. Portanto, viva um estilo de vida saudável e pratique medidas de relaxamento, afinal o estresse é responsável pelo incômodo também.
Outro cuidado é com a alimentação. Evite produtos industrializados e opte por uma dieta equilibrada. Também evite o uso de produtos agressivos e químicos em sua pele. Quando se trata de pele sensível, os produtos mais recomendados são os produzidos com menos química.
Prefira sabonetes e shampoos sem parabenos e fragrâncias. Você deve evitar até perfumes, já que o álcool é uma substância reativa. Não esqueça de manter o hábito de usar um creme hidratante, pois ele é fundamental para criar uma barreira de proteção na pele sensível.
No caso dos primeiros meses de vida de um bebê, a caspa ou a psoríase seborreica não é contagiosa e pode desaparecer com o tempo. Portanto, não é preciso ter muita preocupação. Na maioria dos casos, os sintomas desaparecem dentro de um ano sem precisar de um tratamento com medicamentos. Diferentemente dos adultos, que precisam de um diagnóstico para controlar a doença.
À medida que vamos conhecendo os fatores agressivos, a pele pode receber um tratamento adequado. Até mesmo o hábito de pegar sol pela manhã pode trazer melhoria para a pele.
O que evitar no tratamento da dermatite seborreica?
Quando é feito o tratamento de alguma doença, é fundamental evitar ou até excluir alguns produtos que podem agravar o quadro clínico. Portanto, evite usar gel de cabelo, sprays e chapéus ou bonés. Lembre-se também de tomar banho em água com temperatura entre o morno e o frio.
Para as mulheres que gostam de usar coques ou que prendem os cabelos ainda úmidos, é importante evitar a prática. Isso só aumenta a proliferação de fungos. Também evite roupas sintéticas que retém o suor.
Em todo caso, o dermatologista é o profissional mais indicado para recomendar um tratamento adequado com uso de medicamentos.
Conclusão
A dermatite seborreica é uma inflamação da pele que afeta muitos brasileiros. Geralmente, a causa dessa doença é desconhecida, mas fatores como estresse, má alimentação e genética podem contribuir para o seu aparecimento.
Felizmente, existem diversos tratamentos que podem auxiliar no controle da dermatite seborreica, como o Shampoo Keraton Anticaspa. Experimente e veja os resultados!