Pense no seu cabelo como uma corda: sabe quando ela começa a se desfiar nas pontas, formando pequenos fios soltos? Isso é sinal de que a corda está se desgastando. Com o cabelo acontece algo semelhante: as pontas duplas surgem quando as fibras capilares se partem em duas ou mais partes, resultando em fios quebradiços e sem vida.
E esse é o pesadelo da maioria das mulheres!
Para entender melhor quando elas surgem e como é possível dar um fim a esse problema sem precisar recorrer sempre à tesoura, além de conhecer o que ocasiona o aparecimento de pontas duplas e se precaver, não pare a leitura por aqui.
O que são pontas duplas?
As pontas duplas são um problema capilar bastante comum e ocorrem quando a fibra capilar sofre algum tipo de desgaste.
Esse desgaste pode ser causado por diversos fatores externos como sol, vento ou mesmo a poluição, além de procedimentos químicos como alisamento, relaxamento ou coloração, que danificam a cutícula do fio, que é a camada mais externa que protege o cabelo.
Quando a cutícula se danifica, a fibra capilar pode perder água e nutrientes muito importantes para a sua estrutura, como é caso dos lipídios, ficando mais enfraquecida e suscetível aos danos. Elas surgem quando a extremidade do cabelo se divide em duas ou mais partes, devido à fragilidade e desgaste da fibra capilar.
Tipos de pontas duplas
É comum que os fios de cabelo sofram danos nas pontas, que podem se apresentar de diferentes formas. Veja abaixo os tipos mais ocorrentes:
Ponta dupla jovem
Nesse tipo de dano, uma pequena ponta começa a se descolar da ponta principal do fio, dividindo-o em dois.
Ponta dupla em Y
Aqui, o fio se parte em duas pontas iguais, o que pode deixar o cabelo com um aspecto ainda mais desgastado.
Ponta dupla afunilada
Nesse caso, o fio de cabelo não se parte, mas passa a ficar mais fino e ralo no sentido das pontas.
Ponta dupla incompleta
Esse tipo de dano ocorre quando o fio se divide ao meio no comprimento, mas a ponta ainda continua unida.
Ponta dupla em árvore
Nessa situação, as pontas começam a se abrir a partir de outras pontas do mesmo fio, dando a impressão de galhos de uma árvore.
Ponta dupla em pena
Nesse caso, a ponta do fio se divide em várias outras pontas menores, fazendo lembrar uma pena.
Seja qual for do tipo de ponta dupla que apareça, é importante lembrar que todas elas podem deixar o cabelo com um aspecto ressecado e sem vida.
O que ocasiona as pontas duplas?
Esse problema consequência de diversos fatores que causam danos aos fios. Esses danos podem ser causados por diferentes motivos, incluindo hábitos de cuidado inadequados, químicas nos cabelos ou fatores externos.
Por isso é tão importante saber as causas que geram as pontas duplas para, a partir disso, saber o que precisa ser mudado com relação a sua rotina com o cabelo para evitar que elas apareçam.
Química capilar
A Química Capilar é um dos fatores que podem causar pontas duplas nos cabelos. Isso acontece porque, durante os processos químicos, como coloração, descoloração, alisamento ou relaxamento, os fios são submetidos a altas temperaturas e substâncias que podem danificá-los.
Com a química capilar, os fios de cabelo perdem a estrutura, perdem água e nutrientes, e se abrem em pontas duplas.
Falta de hidratação, nutrição ou reconstrução
Esses tratamentos são essenciais para manter a saúde e a resistência dos fios. A hidratação é importante para repor a umidade natural dos cabelos, deixando-os macios e brilhantes. A falta dela pode deixar os fios ressecados e frágeis, o que leva ao aparecimento de pontas duplas.
Já a nutrição é responsável por repor os nutrientes essenciais aos cabelos, como vitaminas, proteínas e aminoácidos. Sem esses nutrientes, o cabelo pode enfraquecer e ficar mais suscetível a danos, como as pontas duplas.
A reconstrução, por sua vez, é importante para repor a queratina, proteína responsável por dar força e resistência aos fios. A falta de reconstrução também pode deixar os cabelos quebradiços e propensos a desenvolver pontas duplas.
Fatores externos em geral
Existem diversos fatores externos que podem contribuir para o surgimento de pontas duplas nos cabelos. Alguns desses fatores incluem:
Uso excessivo de secador, chapinha ou babyliss
O uso frequente de ferramentas de calor pode danificar os cabelos e enfraquecê-los, favorecendo o aparecimento de pontas duplas. Então é bom ter atenção e cuidado na hora de usar uma fonte de calor excessivo nos fios e nunca esquecer do protetor térmico.
Exposição ao sol e poluição
A exposição prolongada ao sol também danifica os fios, deixando-os ressecados e propensos a desenvolver pontas duplas. Da mesma forma, a poluição pode afetar o cabelo e danificar o fio. O resultado você já imagina: mais pontas duplas!
Como tratar o problema?
Se você já está sofrendo com pontas duplas, é importante tratá-las o quanto antes para evitar que o problema se agrave. Uma das formas de tratar, sem precisar recorrer à tesoura, é por meio da hidratação.
A hidratação ajuda a devolver a umidade natural dos fios, melhorando a aparência das pontas duplas. Para isso, é indicado o uso de máscaras hidratantes específicas para o seu tipo de cabelo e seguir as instruções de uso. O ideal é realizar a hidratação regularmente, cerca de uma vez por semana.
Como prevenir as pontas duplas?
Algumas dicas para prevenir pontas duplas podem ajudar muito no dia a dia. Veja algumas:
Use modeladores térmicos com moderação
O uso excessivo de ferramentas de calor, como chapinhas, secadores e modeladores de cachos, pode danificar os fios e levar ao aparecimento de pontas duplas. Assim, use-os com moderação e nunca esqueça do protetor térmico.
Mantenha o cronograma capilar regular e cuide do seu cabelo desde a lavagem
Evite passar shampoo nas pontas do seu cabelo para não ressecá-las. Além disso, monte um cronograma capilar e use máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução regularmente para manter seus fios saudáveis.
Não abuse dos procedimentos químicos
Respeite o intervalo recomendado para cada procedimento que for realizar em seu cabelo, pois com o excesso de química os fios ficam enfraquecidos e surgem as pontas duplas. Nesse intervalo, cuide do seu cabelo com hidratação e reconstrução.
Independentemente da forma que as pontas duplas estejam te incomodando, uma coisa é certa: você tem que saber como prevenir e acabar com elas para que elas deixem de ser um problema no seu cotidiano.
Por isso, mantenha a atenção e o cuidado com as causas citadas e cuide da melhor maneira dos seus fios, para evitar que as pontas duplas tirem a saúde e a beleza do seu cabelo.
Curtiu as dicas? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes diretamente no seu e-mail.