Há vários mitos espalhados por aí a respeito das tintas de cabelo. Esses mitos e verdades sobre cabelos coloridos geralmente são passados para as pessoas pelo famoso “boca a boca”, não tendo evidências a respeito de sua veracidade.
Mas será que essas informações são reais ou estão equivocadas? Veja abaixo os principais mitos e verdades relacionados aos cabelos coloridos.
1. Pintar os fios resseca os cabelos
Mito! Atualmente existem várias tintas e tonalizantes com componentes que ajudam na hidratação dos fios, evitando que eles fiquem ressecados. Ou seja, além de pintar os seus cabelos, eles poderão se manter saudáveis e hidratados.
No entanto, se for utilizado o processo de descoloração prévia nos cabelos, será bem provável que eles fiquem ressecados, devido às reações químicas impostas sobre eles.
2. A tintura pode aumentar as pontas duplas do cabelo
Verdade! É possível que as pontas duplas do cabelo aumentem após ele receber a tintura ou descoloração. Isso ocorre pelo fato de que as pontas dos fios são mais frágeis e estão mais expostas aos danos externos.
Para evitar que isso aconteça, use os produtos corretos e mantenha os seus cabelos hidratados, principalmente após pintá-los.
3. Colorir os fios faz os cabelos caírem
Mito! Ao pintar os cabelos de forma adequada, não aplicando o produto sobre as raízes, seus fios não vão cair.
É importante ter cuidados com os cabelos para que eles não quebrem por não suportar o uso excessivo de tintas capilares, por isso, dê preferência aos produtos que tem condicionadores e nutrientes para fortalecer e proteger os fios durante a coloração e sempre faça um teste de mecha.
4. Cabelo colorido requer mais atenção
Verdade! Devemos tomar os cuidados necessários com os nossos cabelos, independentemente se são lisos, cacheados, ondulados, crespos ou de qualquer outro tipo. Mas os cabelos coloridos demandam mais atenção ainda, já que eles passam por um processo químico para a mudança de cor, aumentando a sua sensibilidade.
5. Deve-se deixar a tinta no cabelo por muito tempo para que ele fique mais colorido
Mito! Todas as tintas de cabelo especificam em suas embalagens o tempo máximo que o produto pode ficar nos cabelos. Deixar os cabelos com tinta por mais tempo do que é recomendado não deixa os fios mais coloridos e bonitos, pelo contrário, pode deixá-los frágeis, quebradiços, ressecados e até causar queda.
Assim, ao fazer o procedimento em casa, esteja atenta a todas as instruções presentes no manual do produto ou no seu rótulo.
6. Adolescentes não podem pintar os cabelos
Mito! Não há restrições para pintar o cabelo durante a adolescência, a partir dos 13 anos. O processo de pintura do cabelo durante essa fase é o mesmo que o da fase adulta, implicando também nos mesmos cuidados e precauções.
7. Cabelos loiros sofrem mais com a tintura
Verdade! Normalmente os fios loiros são mais finos e frágeis, isso torna eles mais suscetíveis a quebra e ao ressecamento após serem pintados. Os cabelos ruivos vêm logo em seguida nessa escala de sensibilidade e os cabelos escuros ficam nas últimas posições.
É fundamental adequar a pintura e os cuidados necessários ao seu tipo de cabelo para reduzir ao máximo as chances de acontecer inconveniências.
8. O cabelo colorido não pode ser alisado com chapinha
Mito! Os cabelos coloridos podem, sim, ser alisados com a chapinha ou, também, enrolados com babyliss. Assim como acontece com qualquer cabelo, o calor em excesso produzido pela prancha maltrata e resseca os fios. Para evitar isso, é recomendado investir em protetores térmicos.
Aproveitando esse assunto, vale mencionar que você não deve realizar um alisamento químico no seu cabelo no mesmo dia que ele foi pintado para evitar, assim, o temível corte químico. Além disso, é importante verificar a compatibilidade entre as duas químicas.
9. Cabelos virgens são melhores para ser pintados
Verdade! Somente um cabelo virgem será capaz de ser colorido apenas com uma coloração, já que uma tinta não clareia totalmente outra tinta. No caso de um cabelo já tingido, só será possível mudar de cor após serem realizados os procedimentos de decapagem ou descoloração.
10. Os tonalizantes são menos agressivos para os cabelos
Verdade! Por mais que existam diversas colorações sem amônia, os tonalizantes ainda são menos prejudiciais e hidratam mais os cabelos. Esses produtos são excelentes opções para dar brilho e cor aos seus cabelos, e possuem apenas uma pequena ressalva, a duração nos fios será menor, demandando mais retoques.
Os tonalizantes da Kert são ideais para você
A Kert Cosméticos é uma marca com diversos produtos desenvolvidos para cuidar dos seus cabelos e proporcionar para eles uma aparência linda.
Temos os melhores tonalizantes coloridos do mercado, feitos para quem quer buscar mais estilo sem danificar as madeixas. Dividimos esses produtos em quatro grandes linhas, cada uma com um objetivo próprio, conheça:
- KERATON BANHO DE BRILHO: é uma máscara tonalizante hidratante com cor, vegana e indicada para cabelos opacos e desbotados. São 25 cores para todos os estilos de cabelos;
- HARD COLORS: é uma das primeiras linhas de tonalizantes fashions do Brasil, sem amônia e sem oxidantes, que pode ser utilizado após qualquer tratamento químico, por qualquer pessoa. São 18 cores lindas que com certeza vão colocar você no centro das atenções;
- LIGHT COLORS: é composta por produtos 100% veganos, liberados para as técnicas de Low e No Poo. Com a Keraton Light Colors você poderá obter incríveis tons pastéis nos seus cabelos.;
- NEON COLORS: são tonalizantes com efeito neon e que brilham na luz negra não contêm amônia, etanolaminas, oxidantes e emulsões; possuem diversas cores e dão um brilho enorme nos seus cabelos.
Concluindo…
Existem diversos mitos e verdades sobre os cabelos coloridos, mas a grande verdade é que apostar nas cores é uma forma de expressar a sua personalidade.
Os produtos da Kert Cosméticos atendem às suas exigências e deixam você com um cabelo incrível, portanto não deixe de passar na nossa loja para conhecer melhor os nossos produtos e escolher aquele que mais combina com você!