A gravidez é um momento muito bonito, porém também é cheio de tribulações que, muitas vezes, deixam as mamães desconfortáveis com algumas mudanças que ocorrem no seu corpo, o que inclui o cabelo. 

Durante o período da gravidez é comum acontecer algumas mudanças no corpo, no humor e no organismo da mulher. Além do aumento de peso (que é necessário para sustentar o bebê), outros fatores modificam a aparência da futura mamãe.

Neste post vamos mostrar como você deve cuidar do cabelo na gravidez e quais são as mudanças mais comuns que acontecem com o cabelo nesse período.

Mudanças que podem acontecer no cabelo na gravidez

Durante a gestação é comum perceber algumas mudanças no cabelo. Por exemplo, quem tem cabelo cacheado pode reparar que os cachos não ficam definidos da mesma forma que ficavam. Quem tinha cabelos volumosos percebe que eles diminuem de volume. Além disso, percebe-se um ressecamento nos fios e até a queda deles.

Ou seja, é possível notar que ocorrem muitas mudanças nesse período. Além disso, é necessário ter um cuidado especial com as madeixas, trocando alguns produtos que podem fazer mal ao bebê e tendo outros cuidados.

Veja a seguir dicas de como cuidar corretamente dos fios, deixando-os bonitos e saudáveis durante o período de gestação.

Dicas para cuidar do cabelo na gravidez

Utilize produtos naturais

Não tem nada melhor do que usar produtos leves e naturais, por esse motivo opte por usar produtos de origem natural porque, além de não agredirem muito os fios, não fazem mal ao bebê e mantêm o cabelo com aparência saudável e sem oleosidade.

Evite o uso de escovas e chapinhas

As fontes de calor geram enfraquecimento dos fios, pontas duplas e oleosidade, por isso se você tem o costume de usar chapinha, secador e escovas com frequência, evite fazer isso durante a gravidez para que as madeixas não fiquem ressecadas e sem vida.

Não faça procedimentos químicos

Os procedimentos químicos, como a progressiva e o botox capilar, podem fazer mal ao bebê e não são indicados na gestação.  

Embora não haja um consenso de que o uso de determinados produtos fortes faça mal ao bebê, é legal evitar esses tipos de substâncias, já que cada organismo pode reagir de uma  forma diferente e, em alguns casos, a mulher pode ter alguma complicação.

Atenção ao uso de tintas

Se você tem o costume de pintar seu cabelo, fique atenta com o tipo de tinta que você usa. Mantenha-se longe de tintas com amônia, porque elas fazem mal ao bebê. Opte por usar tinturas sem amônia, shampoos tonalizantes, henas naturais e não use descolorantes. Para garantir a total segurança do bebê, espere esse período passar para realizar a coloração.

Leia os rótulos de produtos com químicas

Fique sempre atenta aos produtos que você usa no seu cabelo e leia os rótulos. Busque não utilizar itens com substâncias fortes. Se você tem o hábito de ir ao salão de beleza, fique de olho no que é utilizado pelo profissional.

Atenção ao uso de presilhas e elásticos de cabelo

Se você tem problema de queda de cabelo, procure não usar com muita frequência presilhas, grampos e elásticos, já que alguns modelos embaraçam os fios. Experimente usar elásticos de cetim, com certeza isso deixará seus fios mais saudáveis.

Shampoos e condicionadores

Você já se perguntou se existe alguma restrição relacionada aos shampoos e condicionadores para o cabelo na gravidez? A resposta é sim, pois é importante que você invista em produtos sem parabenos, sulfatos e fragrâncias muito fortes para evitar alergias, coceiras e até possíveis enjoos.

Além disso, para evitar ressecamentos é importante lembrar que o shampoo deve ser passado apenas na raiz e não no comprimento ou nas pontas. O shampoo que escorre do couro cabeludo é suficiente para limpar as madeixas.

Tenha uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável rica em ferro e zinco e tomar bastante água é fundamental, não só para o seu corpo, mas também para o cabelo e para as unhas. A má alimentação influencia na estrutura do cabelo, já que ele precisa estar saudável desde a raiz.

Evite lavar o cabelo com água quente

A água quente faz mal para o cabelo de qualquer pessoa já que, além de gerar ressecamento dos fios, aumenta a oleosidade do couro cabeludo. Por esse motivo, busque lavar o cabelo com água fria ou, pelo menos, mude a temperatura do chuveiro para a água fria no final da lavagem.

Influência de fatores externos

Se existe algo que também resseca muito os fios e provoca oleosidade no cabelo são os fatores externos como exposição solar, cloro, suor e umidade. 

Por isso, é importante lembrar de sempre proteger o cabelo quando for tomar banho em piscinas e quando for sair de casa. O sol também é uma fonte de calor que danifica os fios, então é fundamental utilizar um protetor térmico em dias de piscina, praia ou muito sol.

Queda de cabelo após a gestação

Vale destacar que muitas mulheres, após a gravidez, podem ter uma queda de cabelo. Isso porque durante a gestação os fios ficam em repouso, logo, não sofrem com oleosidade, ressecamento e quebra dos fios, mas após o parto os hormônios se normalizam e o cabelo sofre grandes danos.

Esse fato acontece só em alguns casos, mas, de qualquer maneira, é indispensável conversar com o seu obstetra para conhecer mais sobre esse período e o risco de utilizar certas substâncias no cabelo. Ela também pode recomendar os melhores produtos para você se cuidar da forma correta.

Conclusão

Como você pôde notar, a gravidez é um momento muito delicado e cheio de processos internos e externos. Por esse motivo, é preciso ter um cuidado redobrado com os produtos utilizados no cabelo e com o cronograma capilar, pois o cabelo na gravidez fica mais sensível devido aos hormônios. 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso blog para não ficar de fora de todas as novidades de tendências e produtos para o seu cabelo.

Recommended Posts