É muito desagradável ficar com o cabelo verde de piscina, mas isso acontece por conta da combinação do cobre com o cloro, produto presente em quase todas as piscinas. Essa combinação resulta no esverdeamento dos fios.
Nesse sentido, você pode pensar: “vou entrar na piscina sem cloro; aquelas que limpam com ozônio.” Engano também. Afinal, a cor esverdeada é dada pelo sulfato de cobre que está em vários produtos usados para limpar a piscina.
Pensando nisso, vamos compartilhar algumas informações para que você possa ficar com o loiro dos sonhos sem passar pelo cabelo verde de piscina. Veja só!
Por que o cabelo fica verde na piscina?
Em nossa introdução começamos a falar sobre as razões que fazem com que o cabelo fique verde ao entrar na piscina. Agora cabe explicar o que ocorre nos fios para que esse efeito aconteça.
Na prática, o sulfato de cobre é o responsável por mudar a cor dos fios. Isso porque, ao ser aplicado na piscina para limpeza, o cloro oxida os metais encontrados na água, como é o caso do cobre, também presente nesses produtos.
Dessa forma, quando o cobre é oxidado pelo cloro, ele se liga às proteínas dos cabelos porosos e deixa o famoso cabelo verde de piscina. Em outras palavras, a porosidade dos fios permite o resultado indesejável.
Quais cuidados tomar para evitar esse problema?
Para evitar ficar com o cabelo verde, existem alguns cuidados que podem ajudar você nessa empreitada. No entanto, não se preocupe, você não será proibida de entrar na piscina durante sua viagem!
Em primeiro lugar, você pode usar um creme de pentear ou um leave-in minutos antes de entrar na piscina em todo comprimento do seu cabelo. Dessa forma, o produto vai criar uma película de proteção em volta da fibra capilar e fechar as escamas dos cabelos. Assim, reduzirá os danos causados pelos metais da piscina.
Além disso, você também pode se banhar antes do mergulho. Ao tomar uma ducha, é possível reduzir o contato da água da piscina com os fios, evitando assim, entrar na piscina com os cabelos completamente secos.
E ainda, você pode fazer uma selagem antes da sua viagem. Ela ajuda a reconstruir os fios fragilizados, bem como fechar as cutículas dos cabelos. Com isso, seus fios se tornam menos expostos à reação do cobre com o cloro e as chances de esverdear reduzem bastante.
Por fim, vale a pena mencionar que você também pode utilizar uma touca de natação. Ela é a melhor opção para evitar que o cabelo fique verde.
A qualidade dos produtos utilizados na piscina influenciam no cabelo?
Sim. Isso porque, quando a limpeza da piscina é feita com frequência, não precisa de tantos produtos ou quantidades maiores para recuperar o tom da água. Neste caso, a água apresenta menos impurezas.
Além disso, as características dos produtos utilizados na piscina também contam bastante. Alguns produtos podem ser mais ou menos agressivos em sua composição na limpeza da água.
Em piscinas de água salgada, o cabelo também fica verde?
Sim. Isso porque, piscinas de água salgada são piscinas à base de cloro. No entanto, em lugar de adicionar cloro com comprimidos ou pó, será adicionado sal à água, que passa por um gerador carregado, transformando o sal em cloro.
Dessa forma, se você tiver cobre na água e o cloro criado pelo sal a oxida, o cabelo poderá ficar verde também.
Meu cabelo ficou verde na piscina. E agora?
Para tratar o cabelo verde o ideal é você utilizar antes da piscina o Phytogen VERÃO Multifuncional. O Leave-in Multifuncional PHYTOGEN VERÃO é o melhor aliado dos seus cabelos, PRÉ e PÓS sol, mar e piscina.
Desembaraça e condiciona os fios instantaneamente, protege-os da radiação solar excessiva (Filtro UV), impede que os cabelos ressequem devido à ação emoliente e reconstrutora do Óleo de Macadâmia (rico em fitonutrientes e Ômega 3) e pela ação do FIBER DTOX que captura, limpa e remove os íons de cobre presentes nas piscinas tratadas com algicidas que provocam o esverdeamento dos fios em cabelos claros.
Aproveite os dias quentes de verão com segurança e com o prazer de cabelos sempre lindos e radiantes. No dia a dia, use-o também como um Detox para eliminar os agentes poluentes (metais pesados presentes na água tratada e no ar). Principalmente em cabelos porosos que absorvem estes elementos com maior intensidade e sofrem oxidação com os radicais livres Phytogem Verão é um Produto para todos os tipos de cabelos.
Quais cuidados ter com os cabelos loiros no verão?
Para manter os cabelos loiros saudáveis e bem cuidados no verão, você precisa investir nas etapas de hidratação e nutrição do cronograma capilar. A primeira ajuda a repor a água dos fios e evita que ressequem. Já a segunda, devolve lipídios para os cabelos e garante mais brilho e nutrição.
Nunca é demais lembrar: utilize produtos de qualidade nos seus fios para que eles possam estar sempre saudáveis.
E aí, gostou das nossas dicas sobre como evitar o cabelo verde de piscina? Mais uma vez, prevenir é melhor que remediar. Então, cuide bem dos seus cabelos para não ter que passar por este problema.
Descubra também como evitar que o cabelo fique laranja após a descoloração.