O Outubro Rosa, campanha criada nos Estados Unidos, tem o objetivo promover a conscientização sobre o câncer de mama, sendo um alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Neste post vamos dar mais detalhes sobre a campanha Outubro Rosa e sua importância. Além disso, também vamos mostrar inspirações de curtinhos para quem deseja doar os cabelos e participar da campanha. Dá para criar penteados incríveis! Acompanhe!
O que é o Outubro Rosa?
Essa é uma campanha anual realizada no mundo inteiro no mês de outubro e que visa alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Assim, o Mês de Conscientização do Câncer de Mama é uma campanha internacional organizada pelas principais instituições de saúde e não governamentais que tratam sobre câncer de mama.
Além disso, a data também proporciona a disseminação de dados que visam prevenir e ressaltar a importância dos exames preventivos à saúde. Ainda, garante a luta pelo atendimento médico de excelência e suporte emocional.
A cada mês de outubro, diversas instituições abordam o tema para encorajar as mulheres a realizarem os exames de prevenção. Essas iniciativas são necessárias, tendo em vista que o câncer de mama é uma doença assintomática e silenciosa, que acomete milhares de mulheres no mundo inteiro.
Quanto mais rápido for o diagnóstico, melhores serão as chances de cura da doença. De acordo com o Instituto de Oncologia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta as chances de cura em até 95% dos casos. Por isso, fazer a mamografia é fundamental para rastrear a enfermidade.
Durante o tratamento da quimioterapia, as mulheres costumam perder parte dos cabelos. Isso ocasiona perda da autoestima, já que os fios são, para a maioria das mulheres, um símbolo de feminilidade. Daí as ações que incentivam a doação de cabelos para a produção de perucas.
De que forma posso participar da campanha do Outubro Rosa?
É possível participar da campanha Outubro Rosa com um gesto simples e que faz toda a diferença na vida de muitas mulheres: a doação dos cabelos.
Existem organizações que recebem doações de fios para mulheres que fazem quimioterapia e, assim, mediam a relação entre as pessoas que precisam de perucas e as que estão dispostas a doar os seus fios.
Vale a pena destacar que mesmo quem tem cabelos com química, como alisamento ou coloração, podem realizar a doação. Mas você precisa avisar ao cabeleireiro que esse é o objetivo do corte , já que a doação exige uma técnica diferenciada.
Para realizar o corte, o cabelo de estar totalmente seco e limpo, para evitar mofo. É preciso, também, um elástico para assegurar que não se soltem. Além disso, o corte deve ser um dedo acima do elástico. Depois de cortados, os fios devem ser colocados em um saco plástico e não podem encostar no chão.
Sobre o do tamanho, os cabelos precisam ter, no mínimo, 10 centímetros de comprimento. Mas para os repicados ou cortados em V, o tamanho é de 15 centímetros. Isso porque, tamanhos menores inviabilizam a confecção de perucas. Na dúvida, é sempre bom entrar em contato com a instituição que vai receber os fios e perguntar se ela tem interesse em receber tamanhos inferiores. Procure pela instituição que mais se identifica e consulte as formas de envio dos fios!
Se você ainda não tem ideia do que fazer nos cabelos, logo após a doação, que tal algumas inspirações? Veja a seguir!
4 inspirações de curtinhos para quem quer doar os cabelos
De Marilyn Monroe a tantas outras artistas famosas, os curtinhos realmente são sucesso para aquelas que sabem usá-los com glamour.
Então, vamos agora conhecer inspirações de curtinhos para que você se anime ainda mais na doação das madeixas para aquelas que necessitam. Veja a seguir quatro ideias de curtinhos para você se apaixonar.
Short Bob
Esse estilo de corte é uma versão mais moderna e curta do Bob. O corte é mais bagunçada do que o clássico chanel e pode ir da altura da boca até os ombros. Tem uma base reta e pode apresentar a frente mais alongada ou pontas desconexas.
Chanel
Esse corte é clássico e muito famoso pela sua simetria perfeita. Além disso, possui diversas variações, por exemplo, desfiado ou repicado. Dessa forma, escolha a que chama mais sua atenção e personalize o seu corte.
Que tal, até mesmo fazer uma coloração diferente nas madeixas logo após o corte e mudar radicalmente o visual? Seria fantástico e ainda daria início a uma nova fase! Afinal, dizem por aí que quando as mulheres mudam os cabelos, nada as segura!
Pixie Cut
Esse é um corte superprático para mulheres cheias de atitude. O curtinho se caracteriza por deixa a nuca à mostra e é uma opção fresca e charmosa. No entanto, se você tem medo da tesoura, talvez seja mais seguro apostar em um corte um pouco mais comprido?
Repicado
Também vale a pena citar o corte repicado. Os fios podem ser cortados em camadas, o que dá bastante movimento aos cabelos. É ideal para quem tem cabelo fino, em pouca quantidade, e quer dar volume aos fios apostando no repicado.
Conclusão
No Outubro Rosa, além de se dedicar aos próprios cuidados de prevenção e acompanhamento médico, você pode colocar suas atitudes solidárias em ação e doar suas madeixas para mulheres que precisam aumentar a autoestima. Assim, que tal procurar uma instituição de sua confiança e marcar sua próxima visita ao cabeleireiro?
Curtiu as dicas? Confira mais dicas de penteados e cortes de cabelos curtos para se inspirar.