Imagine o seguinte: você escolheu a cor perfeita para os seus cabelos, aquela que combina com o seu estilo e você está amando! Porém, nesse cenário incrível, hipotético e totalmente possível, também tem outro fator: seu cabelo cresceu um pouquinho e a cor da raiz começou a aparecer ou a raiz está desbotando e os fios brancos estão aparecendo primeiro nesta região. Se esses são cenários familiares, este artigo é perfeito para você! Nele você irá aprender a retocar a raiz em casa com o melhor resultado possível. Vamos lá? Boa leitura!
Como retocar a raiz dos seus cabelos
O passo mais importante é a segurança. Por isso, recomendamos que você use luvas, um pincel e colorações seguras e testadas. Além disso, também é uma medida eficaz passar um creme, de preferência oleoso, no rosto, orelhas e nuca, para proteger a pele das regiões. Siga os passos a seguir e você não terá problemas ao retocar a raiz em casa.
1 – Separe os cabelos
Para aplicar a coloração de forma uniforme e correta, é preciso dividir o cabelo em mechas. Para começar, com um pente, reparta o cabelo no meio da cabeça, marcando a altura do centro da testa, até o centro da cabeça e depois até a nuca. Com o cabelo dividido em 4 e preferencialmente preso com presilhas, separe cada uma em duas mechas. Dependendo do volume e quantidade de fios, poderá ser necessário separar em quantidades menores.
2 – Retocar a raiz em casa: prepare a coloração
Já usando as luvas para proteger a pele das suas mãos, adicione em um recipiente um tubo da coloração que você usou nos cabelos, adicione o oxidante, conforme as instruções na embalagem e misture bem com o pincel próprio para a aplicação.
3 – Retocar a raiz em casa: aplicando a coloração
Nesse passo, sem pressa, com calma e tranquilidade, aplique a coloração somente na raiz, com delicadeza, usando as cerdas do pincel. Para ajudar você nesse processo, nós criamos um vídeo super rápido que explica todos os passos necessários. Vale a pena conferir!
Lembre-se: o tempo máximo que a coloração pode ficar nos fios dos seus cabelos é 50 minutos. E para garantir o melhor resultado, sempre observe as informações contidas na embalagem da coloração.
4 – Enxágue
Depois de terminar o processo, enxágue os cabelos até que a água saia limpa. Uma dica importante é que você não precisa lavar os cabelos com shampoo. O ideal é apenas passar um bom condicionador para salvar as moléculas de cor que acabou de ser aplicada ao seu cabelo. Isto também garante um cabelo mais brilhoso, bonito e o produto neutralizará o corante.
De quanto em quanto tempo é necessário retocar a raiz dos seus cabelos?
Além de os cabelos crescerem, também podem desbotar na raiz. Por isso, em cabelos de tons mais claros ou com muitos fios brancos, o ideal é realizar o retoque de 15 em 15 dias. Já para as cores mais escuras, o retoque pode ser feito uma vez por mês, sem problemas.
O que acontece se trocar de marca para o retoque da raiz?
Ao trocar a marca da coloração que está usando, é importante realizar novamente o teste de mecha, pois esta opção pode gerar resultados diferentes do esperado. E se mesmo assim, por qualquer que seja o motivo, você quiser realizar a troca, faça o teste para não ter surpresas!
O que acontece se os tons da raiz e dos cabelos ficarem diferentes?
Caso a cor da raiz fique mais clara do que o restante do cabelo, você pode corrigir utilizando um tom abaixo do que está usando nos fios, de forma fácil e rápida, desde que faça no mesmo dia. Caso a raiz fique mais escura, aí você vai precisar procurar um profissional especializado, já que “coloração não clareia coloração”.
Retoque em mechas loiras
As mechas loiras oxidam mais rápido e, por esta razão, amarelam com facilidade. Para garantir que este processo seja revertido ou se torne mais lento, utilize um shampoo ou condicionador matizador, assim como uma máscara roxa.
“Cores personalizadas”
Por mais que pareça uma boa ideia misturar os tons para garantir “novas cores”, recomendamos que você não faça isso. O ideal é usar o produto conforme as instruções indicadas na embalagem. Pois é preciso ser especialista e conhecer muito sobre coloração para realizar essas misturas.
Não esqueça da hidratação
Sempre que os seus cabelos passarem por qualquer ação de produtos químicos, é necessário realizar a hidratação dos fios com cremes específicos. Nossa indicação neste caso é o Creme de Tratamento Keragen Evolution, que protege e hidrata os fios, além de atuar como um “filme protetor da cor”.