Ah o Verão! Esse “calorzão” nos lembra de um céu bem azul, da água gelada do mar, um ‘tibum’ na piscina, um sorvete de palito e uma cerveja geladinha! Mas também nos lembra da saúde dos nossos cabelos. Falando nisso, você já percebeu a saúde dos seus cabelos no verão em um dia quente? Eles estão fracos e/ou ressecados?

Pois bem, alguns aspectos característicos do verão, como os raios solares intensos, a água do mar e da piscina, o cloro e a poluição, agridem significativamente os fios. Sendo assim, para saber mais sobre o assunto e aprender a cuidar das suas madeixas no verão, continue acompanhando este post e boa leitura!

Como e por que estes fatores agridem nossos cabelos?

Os raios solares estragam a estrutura dos fios, consequentemente, deixando-os quebradiços e ressecados. Desse modo, além do sol causar avarias à nossa pele, os nossos cabelos também acabam sendo danificados. Se os nossos fios estão sem proteção, a radiação solar causará prejuízos à fibra capilar.

A queratina dos fios é danificada por conta dos raios UVB, gerando fragilidade nos fios. Os raios UVA desbotam a cor dos nossos cabelos, mesmo que não haja produtos químicos, como colorações, neles.

Cabelos no verão: como podemos cuidar dos nossos fios?

Listamos diversas dicas e recomendações de produtos para que seus cabelos continuem brilhantes e sedosos durante o verão! Preparado (a)? Pegue papel e caneta ou abra o bloco de notas e vamos lá!

Banho de mar e piscina

Chapéu e bonés: Nunca esqueça de levar um chapéu ou boné para proteger a pele e os cabelos do sol. Mas, lembre, evite utilizar estas proteções se os fios estiverem molhados, pois elas podem abafar o couro cabeludo e gerar até mesmo caspa.

Guarda-sol: Pode parecer óbvio, mas quem nunca quis passar a tarde inteira tomando sol para “pegar uma corzinha”? Sempre fique com um guarda-sol para não abusar da saúde dos seus cabelos e evitar a desidratação.

Beba água: Evite a desidratação e obtenha brilho e saúde dos fios!

Cremes com proteção solar: Você sabia que existem cremes com proteção solar para o uso direto em nossos fios? Pois é! É só utilizar com o cabelo seco/úmido por 30 minutinhos antes da exposição ao sol.

Enxaguar os fios após o banho de mar e piscina: é de suma importância que tiremos o sal e o cloro dos cabelos com água termal, pois essas substâncias aumentam a perda de água sadia nos nossos fios. Essa água saudável é responsável pela elasticidade do nosso cabelo! Acabamos perdendo proteínas também e nossas madeixas ficam com as famosas pontas duplas.

Hidratação: Lembre-se de hidratar seus cabelos para deixá-los macios e sedosos! Aposte em produtos nutritivos e de reparação, já que eles selam as cutículas e previnem danos vindouros.

Forma de pentear: Você sabia que até mesmo a forma que penteamos o cabelo pode estragá-lo? Exatamente! Se utilizarmos a escova de forma errada ou “de qualquer jeito”, os fios podem quebrar. Portanto, use escovas com cerdas macias

Água de coco: Você pode utilizar, ao invés da água termal, a água de coco para hidratar seu corpo e, consequentemente, os cabelos !

Cabelos no verão: alimentação

Até mesmo a alimentação influencia na saúde dos fios! Então, não esqueça de seguir uma dieta com substâncias presentes na carne, peixe, ovos, oleaginosas e laticínios. Proteínas, aminoácidos e ômega-3 e 6 também são importantes, além de algumas vitaminas, como a C e B12. Ademais, há outros nutrientes que devem ser consumidos, tais como:

Zinco: O nutriente Zinco é importante no fortalecimento do crescimento dos fios e sua carência tem como consequência os cabelos quebradiços, finos e sem brilho.

Sementes e castanhas: Auxiliam na manutenção de fios bonitos e saudáveis.

Ferro: Alimentos que possuem ferro ajudam no crescimento dos fios.

Gorduras insaturadas: Por exemplo, o azeite de oliva auxilia na produção de sebo, que é necessário para os fios ficarem lubrificados.

phytogen-inner-fusion

Secador e chapinha

No calor, os cabelos já acabam sofrendo com o sol quente do verão. Portanto, deixe-os secarem naturalmente!

Banhos quentes

É a mesma história dos secadores e chapinhas! Tem certeza que vai tomar banho com água quente? Dessa forma, irá prejudicar a haste dos fios e estimular a oleosidade. Nesse sentido, aposte em água morna ou fria para manter a saúde dos cabelos no verão, ok?

Cabelos cacheados/crespos/enrolados

Esses tipos de cabelos são mais secos por conta do seu formato. Logo, óleos naturais produzidos no couro cabeludo têm mais dificuldade de penetrar e lubrificar as pontas do cabelo. Sendo assim, escolha shampoos sem sulfato e de limpeza suave! Aliás, você sabia que se você aplicar o condicionador nas pontas do cabelo antes de aplicar o shampoo, você está protegendo os fios durante o enxágue? Não? Então comece agora mesmo a aplicar essa dica!

Cabelos mais claros e loiros

Se o cabelo estiver em processo de descoloração, eles irão perder proteínas e densidade, tornando-se quebradiços. Os fios precisam repor a queratina, mas tomando cuidado para não atingir excessos e causar a falta de maleabilidade neles! Desse modo, arrisque em hidratação com objetivo de nutrição.

Amarrar o cabelo

O quanto é prazeroso prender a juba nesse “calorzão” e evitar o suor, não é mesmo? Mas usar elásticos e amarrar apertado demais tem como consequência a perda dos fios! E esse fator tem até um nome: alopecia de tração.

Como prender devidamente a nossa cabeleira?

Utilize sem limites o uso dos coques altos e frouxos ou tranças e prenda os cabelos com grampos e elásticos de tecido.

Cabelos masculinos também precisam de cuidados!

Alguns cortes são mais curtos e outros mais longos, e todos os tipos precisam de atenção! Você sabia que os homens têm mais tendência à calvície e até mesmo a oleosidade?

Hidratar os fios após o banho de mar e de piscina também vale para vocês!

Evite acumular qualquer tipo de produto no couro cabeludo por conta da oleosidade (que inclusive é maior que a das mulheres).

Além disso, nada de utilizar bonés e chapéus com o cabelo molhado também, tendo em vista que isso agrava a caspa e a calvície, além de provocar oleosidade e suor.

Conclusão

Não tem nada melhor do que estar bem! Com todas as dicas e recomendações, que tal experimentar novos cuidados? Cuidar do corpo é cuidar da mente!

Algumas recomendações importantíssimas:

Cremes com proteção solar para o cabelo;

Máscaras nutritivas para o cabelo;

Shampoo sem sulfato e contra a oleosidade;

Condicionadores.

O cuidado com a nossa pele, nosso cabelo e a nossa a alimentação interfere diretamente no nosso bem-estar, nossa autoestima e a nossa saúde! Sendo assim, hidrate-se, ande sempre com a garrafa de água, um boné ou um chapéu, tome os cuidados necessários para sua pele e seus cabelos no verão para que eles continuem hidratados e sedosos!

Confira também este artigo sobre cremes de pentear e saiba como usar os melhores nos seus cabelos!

Recommended Posts