O tema cabelo colorido em criança costuma ser algo que gera apoio de uns, mas de outros não. Há quem diga que os pequenos ainda são muito novos para começarem a aplicar cor nos fios. Porém, existe uma forma segura de fazer tal procedimento.

Hoje em dia, é muito comum ver crianças com cabelos coloridos por aí. Rosa, azul, verde, vermelho, enfim, os mais diversos tons, os quais podem ser inspirados em algum desenho, personagem ou simplesmente fazerem referência a alguma tendência. Afinal, personalidade e vontade própria é o que não falta para esses baixinhos.

Ao longo do texto, vamos falar sobre o cabelo colorido em criança e dar dicas de como fazer o procedimento de forma segura. Continue acompanhando.

Saiba o que considerar ao colorir o cabelo das crianças com segurança 

Não basta simplesmente achar que o cabelo colorido em criança pode ser diferente do que em adultos. Afinal, por menos agressivo que o produto pareça ser, ainda é uma química. 

Há alguns pontos que podem ajudar os pais a verificarem se é seguro deixar as crianças terem os seus cabelos coloridos. De acordo com os especialistas, é importante avaliar cinco pontos:

1. Fazer prova de toque e teste de mecha

Assim como nos adultos, é preciso realizar a prova de toque e de mecha antes de aplicar qualquer produto nos cabelos dos pequenos. Os testes são necessários para saber se a criança tem alergia a algum componente do produto que será usado. Existem casos de pequenos que são alérgicos e os pais nem sabem. 

Além disso, o teste de mecha vai mostrar se o cabelo da criança vai resistir ou não ao procedimento e também mostrará ao profissional, em caso do processo ser positivo, quanto tempo vai durar o procedimento e como será o resultado final.

2. Conhecer o procedimento de coloração em crianças 

Para os pais e também para as crianças, o ideal é conhecer mais sobre o procedimento de coloração. Pode ser pesquisando na internet, mas também conversando com um profissional especializado em coloração infantil.

Geralmente, recomenda-se que a criança tenha pelo menos 12 anos para pintar os fios. Além disso, nunca tonalize a raiz. O recomendado é fazer mechas, ao invés de colorir o cabelo todo ou pintar apenas as pontas. Assim, não agride tanto os fios e a criança não enjoa da cor tão rápido. 

3. É importante ter diálogo com a criança 

Hoje em dia, crianças mais novas já querem mudar o visual. Porém, o ideal é que os pais conversem francamente com elas para que entendam como funciona o procedimento. Somente dessa forma ela vai decidir se realmente quer ou não colorir os fios.

O diálogo é importante para que a criança não siga a moda sem saber de fato como funciona o processo. Ou simplesmente porque a personagem do desenho que ela mais gosta tem o tom de cabelo rosa. 

4. Como escolher o produto a ser usado

Utilize somente tonalizantes sem amônia, que são menos agressivos do que as tinturas. Os tonalizantes da linha Keraton Hard Colors são uma boa opção para colorir o cabelo da criança com cores fantasia. São 100% veganos, não testados em animais, não contém amônia, sulfatos, parabenos, petrolatos, propilenos, silicones, peróxidos, oxidantes, etanolaminas, super seguros.

Existem ainda as opções de tonalizantes NEON que brilham na luz negra e são muuuito divertidas. A linha Keraton NEON Colors conta com 10 tonalidades que brilham na luz negra!!

Crianças com cabelos bem claros podem aplicar o tonalizante sem a necessidade de descoloração. Já as que têm os fios escuros vão precisar descolorir. Nesses casos, a dica é fazer o procedimento com um profissional qualificado.

5. Cuide dos cabelos após a coloração

Vale ressaltar que a criança que pinta o cabelo vai ter a cor desbotada após algumas lavagens. Então, para que ele continue bonito, é necessário fazer a manutenção. Há como fazer o retoque em casa com o tonalizante que é super fácil de aplicar.

Crianças podem colorir o cabelo?

A questão aqui é a segurança das crianças. Afinal, elas são pequenas e o seu organismo pode sofrer alguma reação ao produto usado. Por exemplo, uma alergia.

Muitos pediatras não recomendam colorir o cabelo de crianças com menos de 12 anos. Além disso, é importante analisar a saúde do pequeno antes de fazer o procedimento, a fim de evitar problemas.

Os salões de beleza devem ter um profissional que saiba lidar com cabelo infantil, caso apareça algum cliente mirim. O ideal é que a autorização para a coloração dos fios da criança seja feita por escrito pelos pais. Ou seja, o procedimento só deve ser feito se realmente autorizado.

Conclusão

O cabelo colorido em criança é algo que divide opiniões. Mas se você é do time que deixa o seu baixinho mudar o visual de vez em quando, faça o procedimento com um profissional especializado em cabelos infantis e preste atenção em qual produto será usado. Seguindo as nossas dicas, você vai conseguir que seu filho tenha um cabelo estiloso e saudável!

Curtiu o post? Confira também os cabelos coloridos que chamaram a atenção nas olimpíadas.

Recommended Posts